Quando não faz mais sentido manter alguém na empresa?

por Trianon RH e Negócios | 27/09/23

Quando não faz mais sentido manter alguém na empresa?

A decisão de demitir um colaborador nunca é fácil, mas é um passo necessário em alguns casos para garantir a saúde e o crescimento da empresa. Identificar os sinais que indicam quando não faz mais sentido manter alguém na equipe é um sinal de liderança responsável. 

Ao agir com transparência, empatia e assertividade, os gestores e líderes podem conduzir o processo de desligamento de forma digna e respeitosa para todas as partes envolvidas.

O momento da demissão é um dos mais temidos pelos líderes. É comum empresas que mantém aquele profissional nada produtivo por consideração ou por pena, por isso neste artigo vamos abordar os principais sinais que indicam que está na hora de encerrar esse contrato de trabalho. 

Continue a leitura. 

Antes de entender quando demitir, compreenda o porquê demitir  

Demitir ou não demitir? Eis a questão…

Não demitir um colaborador que atrasa os resultados da empresa pode resultar em uma série de prejuízos significativos para o ambiente de trabalho e para o próprio negócio. 

A mais comum de todas é a desmotivação de toda a equipe. Você já ouviu a história de que uma maçã estragada se espalha pela caixa? Assim acontece com um colaborador que não está mais feliz e entregando os resultados. 

Os outros colaboradores percebem a presença deste membros da equipe que não se alinha com a cultura da empresa e podem se sentir desmotivados e frustrados, o que pode afetar a moral e a produtividade de toda a equipe. Além disso, um colaborador que não compartilha dos mesmos valores e objetivos da empresa pode tomar decisões e agir de maneira que vá contra o direcionamento estratégico e a missão da organização.

Isso pode, por sua vez, afetar a eficiência operacional e a entrega de resultados. Ademais, a falta de fit cultural pode levar a conflitos e desentendimentos entre o colaborador e seus colegas de trabalho, criando um ambiente de trabalho hostil e prejudicial. 

Colaboradores que não se encaixam na cultura da empresa também podem ter dificuldades em integrar-se a projetos e equipes, prejudicando a colaboração e a eficácia do trabalho em grupo.

Se outros membros da equipe perceberem que a empresa não está disposta a lidar com um colaborador que não se encaixa na cultura, isso pode levar a um aumento no turnover, já que os funcionários podem se sentir desvalorizados. Além disso, um colaborador que não se alinha com a cultura da empresa pode agir de maneiras que comprometem a reputação e a imagem da organização perante clientes, parceiros e stakeholders.

Os líderes precisam estar atentos a esses sinais e tomar decisões assertivas em prol do bem-estar da empresa como um todo. O trabalho é um contrato, nós defendemos que as empresas sim devem ser mais humanas e ter espaço para que todos se expressem. 

Entretanto, a partir do momento em que o contrato de trabalho não está sendo mais cumprido, os resultados não estão sendo entregues e o líder já tentou resolver esses conflitos e não conseguiu… Chegou o momento de encerrar esse contrato e deixar empresa e profissional livres para seguirem suas jornadas separados, sem ressentimentos.

Quando não faz mais sentido manter alguém na empresa? 

Um dos momentos mais complexos de uma relação de trabalho e, com toda certeza, desagradável, é o momento de demissão. Por isso, vários líderes sofrem ao precisar tomar essa decisão. 

Para te auxiliar a ter uma decisão assertiva, confira os principais pontos que indicam que o profissional não deve mais fazer parte da equipe. 

Quando o fit cultural se dissipa 

Uma das considerações primordiais é a harmonia entre o colaborador e a cultura organizacional. Mesmo que um colaborador seja altamente competente, se sua abordagem e valores entrarem em conflito com os da empresa, isso pode criar uma dissonância prejudicial ao ambiente de trabalho. 

O líder precisa ter em mente o seguinte pensamento: “A partir do momento que o seu comportamento não tiver mais fit com a nossa cultura, que você não estiver entregando os resultados esperados para aquilo que você foi contratado e nem estiver se desenvolvendo mais, é momento de revermos os nossos contratos.”

Independente do nicho de atuação da empresa ou de seu tamanho, a falta de fit cultural é um fator determinante na decisão de demissão. Ao conferir que o profissional não se encaixa mais na cultura da empresa e não cumpre os contratos, chegou o momento de deixar empresa e profissional livres para seguir em caminhos diferentes sem peso na consciência. 

Ambição desalinhada com a progressão da empresa

Em um ambiente de negócios, é natural que os colaboradores busquem crescimento profissional e pessoal. Na realidade, esse é um comportamento que várias organizações buscam por representar a vontade e ambição de alcançar novos patamares em suas carreiras profissionais. 

No entanto, se um colaborador busca ascender muito rapidamente, fora do ritmo de desenvolvimento orgânico da empresa, isso pode criar desequilíbrios e frustrações. O profissional deve entender o equilíbrio entre ambição e crescimento da organização. 

Líder, avalie se as aspirações do colaborador estão alinhadas com a estratégia de desenvolvimento da empresa e caso elas não estejam, a demissão é uma opção a ser considerada. 

Desafios com a efetividade e produtividade 

A efetividade e a produtividade são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer equipe. Colaboradores que não atendem às expectativas de desempenho estabelecidas podem comprometer a eficiência operacional e os resultados finais. 

Se, mesmo após feedbacks construtivos, um colaborador não demonstrar melhorias significativas em sua performance, é um sinal de que a continuidade de sua presença na equipe pode não mais fazer sentido.

Quando os compromissos são postos à prova 

A relação de trabalho é baseada em compromissos e expectativas mútuas. Quando um colaborador deixa de cumprir os compromissos ora pactuados, seja em relação à entrega de resultados ou ao desenvolvimento contínuo, é um indício de que a relação precisa ser revista. 

Em empresas em que a excelência é um padrão inegociável, manter colaboradores que não estejam alinhados com esses compromissos pode minar a eficácia e a progressão da equipe.

Ser líder em um mundo cheio de incertezas 

Liderar através da mudança começa no topo. Os líderes devem abraçar a mudança e entender que, no mundo em que vivemos, ela é constante. 

Para te ajudar nessa jornada, vencendo as incertezas e transformando-as em oportunidades, a Trianon RH e Negócios oferece o serviço de Mentoria completo! Além disso, também desenvolvemos o Programa de Desenvolvimento de Líderes.

Assim você terá acompanhamento, dicas, sugestões e muito mais para implementar estratégias e focar no que realmente importa: o sucesso da sua empresa.