Profissional Triple-A: O que é e como contratar?

por Trianon RH e Negócios | 29/06/23

Profissional Triple-A: O que é e como contratar?

Se você acompanha nosso blog e/ou nossas redes sociais, já conhece um dos nossos lemas: A chave para o crescimento e o sucesso no ambiente de negócios acelerado de hoje são as pessoas. 

Encontrar profissionais qualificados, produtivos e engajados, é uma tarefa difícil, exige total concentração do RH ou da equipe de recrutamento e seleção. Felizmente, o processo de R&S muda e se atualiza diariamente para permitir a aquisição de talentos como resultado da transformação digital.

Todo mundo quer contratar e reter o melhor – mas o que, exatamente, faz de alguém “o melhor”? O que é um Profissional Triple-A e por que você deveria começar a focar em recrutar esses profissionais? 

Continue a leitura e saiba como encontrar os melhores profissionais do mercado. 

Conheça o Profissional Triple-A

O Profissional Triple-A é um termo muito utilizado no mundo corporativo. Inicialmente, se referia a profissionais específicos da área de games, mas o conceito se expandiu e hoje em dia abrange um conjunto de características e habilidades valorizadas em profissionais de alto desempenho. 

Essas características podem ser agrupadas em três principais áreas: Atitude, Adaptabilidade e Aptidão. O Profissional Triple-A também pode ser conhecido como top-tier, em tradução para o português, o nível superior ou primeira linha. Os profissionais de primeira linha possuem características e habilidades em comum, vamos entender quais são elas?

Aseem Agrawal, membro da equipe de liderança da empresa iQuant, realizou uma pesquisa e entrevistou seus funcionários de alto desempenho para identificar as características que eles tinham em comum, chegando finalmente a oito características específicas que os Profissionais Triple-A, ou de primeira linha, tendem a possuir.

Confira abaixo, o resultado de Aseem e sua equipe: 

1. Os profissionais de primeira linha possuem uma visão macro 

Antes de assumirem uma tarefa, eles buscam compreender o propósito ou o objetivo final. Procuram respostas para perguntas fundamentais, como "Qual é o raciocínio por trás disso?" e "O que estamos tentando alcançar?"

2. Eles se estabelecem como referência em suas empresas

Realizam pesquisas próprias e dedicam mais tempo à leitura sobre o negócio, os clientes e o setor do que os funcionários com desempenho médio. Gostam de ser reconhecidos como especialistas no assunto, as pessoas "indicadas" em suas áreas de atuação.

3. Eles acreditam que seu trabalho os representa

Os funcionários MVP (Most Valuable Players) geralmente mantêm padrões elevados, o que reflete em seu trabalho. Não estão apenas interessados em concluir uma tarefa, mas sim em fazer o melhor trabalho possível. 

4. Eles vão além

Nunca hesitam em ir além e estão dispostos a fazer mais do que lhes é solicitado, se isso ajudar a alcançar seu objetivo. Gostam de assumir responsabilidades e apreciam o reconhecimento que acompanha o sucesso na conclusão de uma tarefa.

5. Eles cumprem sua palavra

São comprometidos com seus compromissos. Simplesmente não conhecem outra forma de agir! Se prometem fazer algo em determinado prazo, simplesmente cumprem. 

6. Eles pensam em termos de benefício mútuo

Procuram agregar valor de todas as formas possíveis. Possuem senso de pertencimento e se identificam com a empresa, sentindo que é "nossa empresa". Sentem-se satisfeitos em fazer parte de uma empresa em crescimento e enfrentar os desafios associados a ela.

7. Eles se autodesenvolvem e ajudam os outros

Os melhores profissionais dedicam-se fortemente à aprendizagem e ao autodesenvolvimento. Não apenas trabalham continuamente em seu próprio aprimoramento, mas também ensinam, orientam e ajudam os outros ao seu redor. Sentem entusiasmo e alegria pelo crescimento coletivo.

8. Eles desejam fazer a diferença 

Preocupam-se genuinamente em resolver os problemas da indústria e dos negócios, desejando causar um impacto positivo nos ambientes em que atuam/participam.

Um profissional com tantas habilidades assim pode parecer ouro, difícil de encontrar e muito valioso. Entretanto, com o recrutamento certo, ter um profissional triple-A em sua equipe pode ser mais fácil do que você imagina! 

O Profissional Triple-A está por aí: como recrutá-lo? 

Você precisa de ótimos profissionais para tornar sua empresa excelente, mas sua empresa precisa ser ótima para atrair os melhores profissionais. Parece um paradoxo, duas ideias contraditórias, mas depois de uma análise mais minuciosa você percebe que não é. 

Por isso, separamos as principais 

Invista em tornar sua empresa única e inovadora, e os talentos de primeira linha seguirão.

1. O que torna a sua empresa diferente? 

Para atrair os melhores talentos, é preciso fornecer motivos convincentes para que eles se juntem à sua organização. Alguns exemplos são:

- Destaque seu produto ou serviço exclusivo: o que o torna diferente? Como ele está revolucionando a indústria, despertando o interesse de todos para fazerem parte dela?
- Descreva sua cultura: como é o ambiente de trabalho? Você oferece flexibilidade para apoiar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Quais são as oportunidades de crescimento profissional? Existem benefícios atrativos, como creche no local, áreas de descanso confortáveis ou espaços para treinamento?
- Enfatize o crescimento da empresa: você conquistou recentemente um grande contrato ou adquiriu outra empresa em um setor em expansão? Quais outras oportunidades de crescimento estão no horizonte?

2. Estratégias de busca

É preciso estar nos lugares adequados para encontrar os melhores profissionais, é necessário chegar até eles e levar a mensagem que a sua empresa deseja passar. Por isso, invista no Linkedin e em construir um relacionamento com candidatos.

Dessa forma, é possível preencher não apenas a vaga imediata, mas também fortalecer seu banco de talentos a longo prazo. Assim, quando houver uma nova vaga, você já terá um banco com dados de profissionais que podem realizar o processo seletivo para ocupar o cargo.