Principais KPIs do RH

por Trianon RH e Negócios | 14/11/22

Principais KPIs do RH

Medir a eficiência de um setor em uma empresa é uma das maiores dúvidas de todo empresário. Como medir? O quê medir? Como saber que estou tendo os resultados que gostaria de ter? 

Os KPIs, também conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho, são uma ferramenta que mede e quantifica os resultados, eles também ajudam a analisar e otimizar os processos da empresa, sempre de forma contínua e buscando ações inovadoras. 

Quer entender quais são os principais KPIs do RH e como eles funcionam? Continue lendo o artigo! 

O que são KPIs? 
 “O que pode ser medido pode ser melhorado”. Essa famosa citação vem de Peter Drucker, renomado escritor, professor e consultor austríaco, considerado até hoje, o pai da administração moderna.

Os KPIs são indicadores chave de desempenho, uma ferramenta de gestão utilizada em empresas do mundo todo, para medir e avaliar o desempenho de seus processos, afim de atingir metas e objetivos definidos previamente pela empresa. 

Além disso, um KPI pode ser quantitativo ou qualitativo, sendo possível avaliar quantitativamente os processos e avaliar qualitativamente sua execução.

Qual a importância dos KPIs?

Seja no setor de finanças, marketing, vendas ou no RH; independentemente do tamanho ou nicho de atuação da empresa, é preciso medir os resultados e entender as ações que estão sendo tomadas, para compreender o porquê os resultados estão ou não sendo alcançados.

Portanto, é essencial definir as ferramentas corretas para medir e quantificar os resultados e tomar as melhores decisões, para que os indicadores cumpram o seu papel de auxiliar na tomada de decisão, é preciso definir os indicadores adequados para cada área de atuação. 

Indicadores de desempenho para o RH

Os indicadores de desempenho para o setor dos recursos humanos são essenciais, permitem que o RH melhore o desempenho de suas ações.  

No entanto, na prática, o que isso significa?

Usando os KPIs na área do RH é possível:

●     Reduzir a taxa de absenteísmo (ausência no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação devido a algum motivo interveniente) e rotatividade de pessoal;
●     Promover o engajamento dos colaboradores;
●     Conhecer o índice de produtividade da equipe;
●     Avaliar a cultura organizacional. 

São diversos KPIs que podem ser aplicados. No entanto, é recomendado começar aos poucos e contar com um número limitado, entre 5 e 10 no máximo, para focar realmente na estratégia de crescimento da empresa. 

Quais são os principais indicadores de desempenho utilizados no RH?
 
A partir dos indicadores, conseguimos avaliar todas as ações desenvolvidas na área para que seja possível entender se o departamento está atingindo os resultados desejados. 

Quais são as cinco principais KPIs do RH? 

1 - ROI - “retorno sobre investimento”, para o rh esse indicador se trata de uma ferramenta que mostra em números o quanto cada ação trouxe ou não de retorno. 

Dessa forma, conseguimos entender quais ações precisam de ajustes e quais são as que estão atingindo as expectativas. 

2 - NPS - O Net Promoter Score consiste em um importante indicador de desempenho da gestão de pessoas. A partir dele, conseguimos medir o nível de satisfação da equipe, apresentando um retorno das ações do RH e da empresa como um todo. Além disso, você também pode aplicar pesquisas de clima para determinar o grau dessa satisfação, e entender como aumentar o contentamento no trabalho, promover melhorias e otimizar as práticas de gestão de pessoas. 

3 - Turnover - Esse indicador mensura a quantidade de funcionários que deixam uma empresa durante um determinado período. 

Essa métrica fornece uma avaliação abrangente da cultura empresarial, assim como indica se o Recrutamento e Seleção de pessoas está sendo realizado de maneira adequada. 

4 - Taxa de absenteísmo - Esse indicador mensura a frequência com que os funcionários não se apresentam ao trabalho, seja por doença ou outros motivos. 

O absenteísmo não considera as ausências planejadas, por exemplo as férias. Através desta métrica é possível analisar e rastrear dados que podem ajudar a identificar tendências, épocas do ano em que mais faltas ocorreram, entre outros. Assim você consegue procurar as causas dessas tendências. 

5 - Satisfação dos funcionários - Funcionários felizes e engajados são mais produtivos. Eles também são menos propensos a deixar a empresa, promovendo uma redução na taxa de rotatividade e consequentemente, despesas em recrutamento, seleção e novas contratações. 

Como determinar seus KPIs e aplicá-los? 

O primeiro passo para determinar um indicador-chave de desempenho, é entender quais perguntas você deseja responder. 

A sua empresa está com um grande índice de rotatividade? 

Os colaboradores estão infelizes e acabam “contaminando” o ambiente? 

É preciso levar mais treinamentos para aumentar a motivação e produtividade da empresa? 

Antes de implementar os indicadores de RH, o gestor de recursos humanos, ou o gestor da empresa, terá de definir exatamente quais os dados que pretende recolher e com que finalidade, como esses dados vão ajudar na tomada de decisão? 

Para aplicá-los com a certeza de que não haverá erros na manipulação dos dados e que a estratégia será eficaz, você pode contar com uma consultoria em Recursos Humanos.  

Nós, da Trianon RH e Negócios, somos especialistas em analisar o cenário real da sua empresa e prestar uma consultoria completa para o setor de Recursos Humanos! Conheça nossos serviços.