Navegue por temas:
Por que e como realizar uma pesquisa salarial?
por Trianon RH e Negócios | 26/01/23
A pesquisa salarial é uma ferramenta estratégica muito importante para qualquer empresa. Então, quais são os benefícios, na prática, de realizar essa pesquisa? E como realizá-la?
A fim de estabelecer uma remuneração justa e competitiva, o RH pode contar com uma ferramenta valiosa: a pesquisa salarial!
Hoje trouxemos um guia completo sobre pesquisa salarial para você conhecer essa ferramenta e aplicá-la em sua organização.
Pesquisa salarial, para que serve essa ferramenta?
A pesquisa salarial coleta informações sobre a remuneração dos funcionários, incluindo salários, benefícios e outras assistências que a empresa pode oferecer a seus colaboradores.
Através dessa pesquisa é possível comparar os níveis salariais de várias empresas, inclusive as concorrentes, durante um período de tempo e para cargos semelhantes.
No período de escassez de profissionais, muitas organizações estão revendo sua oferta salarial para se tornar mais atrativa. É claro que o salário não é a única coisa atrativa para reter um colaborador, mas ele é um ponto muito importante para que a equipe se sinta valorizada.
Lembre-se que apenas a atração pelo salário não se sustenta, uma vez que assim que o seu funcionário receber uma oferta maior, eles escolherão o salário novamente.
“Em nosso blog temos várias dicas para desenvolver a cultura organizacional e a liderança da sua empresa para reter os colaboradores e diminuir o índice de rotatividade.”
No entanto, essa ferramenta é eficiente para otimizar a política de remuneração da empresa e permite que os gestores e os responsáveis pela compensação e benefícios avaliem as práticas de remuneração do mercado.
Conhecer o ambiente competitivo da empresa e fazer uma leitura criteriosa de seu contexto social e econômico, tornando a remuneração estratégica exige:
- compreensão do mundo dos negócios;
- a liderança;
- habilidades financeiras;
- gestão de dados;
- a experiência multifuncional;
- gerenciamento de processos;
- Gerenciamento de Projetos.
Assim, a organização poderá utilizar a remuneração como uma alavanca estratégica da organização.
Quais os benefícios de realizar a pesquisa salarial?
Muitas empresas não possuem uma política de remuneração, alguns gestores até mesmo hesitam em adotar práticas de remuneração de forma sequencial, como estabelecer um plano de cargos e salários.
Os benefícios dessa ferramenta, quando aplicada de forma eficaz, são inúmeros.
- Cria coerência entre a remuneração oferecida e as características do ambiente externo (o mercado) a cultura nacional, leis e regulamentações vigentes;
- Estimula a estratégia empresarial, fazendo com que os colaboradores respeitem a missão, visão e objetivos estratégicos da empresa;
- Se a empresa estiver passando por um alinhamento organizacional interno, a pesquisa pode auxiliar nas mudanças relacionadas às equipes de trabalho, gestão da qualidade e cultura organizacional;
- Auxiliar no RH estratégico, criando consistência com as atividades e funções do setor de recursos humanos;
- Sinergia do sistema de remuneração, criando uma forma consistente de remunerar os colaboradores;
- Tornar sua empresa mais atrativa e competitiva no mercado na hora de atrair talentos.
Uma pesquisa salarial proporciona coerência e sinergia, alinhando as práticas de remuneração externas e internas à organização, proporcionando também maior desempenho da própria organização.
Como realizar uma pesquisa salarial?
Para além de coletar dados, é preciso saber como utilizar esses dados da pesquisa salarial de maneira eficaz. Entender os critérios, os dados que foram coletados e divulgados é uma garantia de que as pesquisas serão realmente empregadas como referência para sua empresa.
Reunimos, então, um guia para avaliar e realizar a pesquisa salarial. Confira abaixo.
Comparar laranjas com laranjas
O primeiro passo para uma pesquisa salarial efetiva é comparar empresas semelhantes. Prefira buscar informações e estudar salários e benefícios de organizações parecidas com as suas.
Revise as descrições de cargos
No momento de coletar dados, verifique a descrição dos cargos, quais são as responsabilidades dos cargos, as habilidades solicitadas, os benefícios oferecidos. Para complementar a pesquisa, os cargos devem apresentar um papel semelhante, nos níveis de responsabilidade e tarefas.
Observe a região da pesquisa
A localização é um fator muito relevante para a pesquisa. Um cargo na cidade de São Paulo pode não ter a mesma remuneração que o mesmo cargo na região de Maringá.
O custo de vida da cidade também influencia nos salários oferecidos. Por isso, prefira pesquisar na mesma cidade ou cidades que possuem o custo de vida parecido e características do mercado sejam semelhantes.
Anote o ano da coleta de dados e a data do relatório
O mercado está em constante evolução, um exemplo é que durante a pandemia muitas empresas passaram a oferecer um “Vale home office” como benefício para seus colaboradores que trabalhavam em casa e precisavam organizar um espaço saudável de trabalho.
Prefira dados recentes e atuais para conhecer os salários vigentes.
Uma boa pesquisa salarial
Define os termos utilizados para gerar os dados, fornece informações relevantes para compreender os dados. O relatório deve ser compreensível para leigos.
Após a pesquisa, a empresa poderá refletir sobre inúmeros aspectos:
- Como situar o nível salarial oferecido em relação ao seu mercado?
- Se optar por instituir uma remuneração abaixo do mercado, essa decisão afetará sua capacidade de atrair talentos?
- A política de líder salarial pode comprometer sua saúde financeira?
- A parte fixa do salário é muito alta para incentivar as pessoas a melhorar seu desempenho?
- A folha de pagamento atual está prejudicando a competitividade da organização?
A remuneração é hoje considerada uma atividade de importância estratégica e deve ser analisada a partir dos seus efeitos diretos e indiretos sobre o desempenho dos colaboradores e da organização
A solução mais eficaz para realizar uma pesquisa salarial é contar com uma Consultoria especializada!
Na Trianon RH e Negócios trabalhamos com dois modelos de pesquisa: o primeiro é um banco de dados completo que conta com informações de média salarial dos concorrentes, já separadas por cargo, função e jornada de trabalho.
No segundo modelo realizamos um trabalho individual com amostragem média de até 10 empresas, sem expor dados individuais de cada empresa e sim uma padronização de informações, o que facilita o entendimento dos dados com o apoio do consultor para eventuais dúvidas.
Conte com a nossa equipe de especialistas e planeje a sua pesquisa salarial para 2023!