Planejamento estratégico: O que é, como fazer?

por Trianon RH e Negócios | 30/11/22

Planejamento estratégico: O que é, como fazer?

Nunca é demais estabelecer adequadamente um planejamento estratégico na sua empresa. É preciso acompanhar a evolução dos objetivos e metas. 

Mas e como fazer isso? E quais são as ferramentas que podem ajudar na realização de um planejamento estratégico efetivo? 

Por que fazer um planejamento estratégico?

Todo fim de ano acontece um movimento semelhante: a renovação, esperança do novo, análise dos planos do ano que passou, sonhos que você pode realizar nos próximos 365 dias e renovar as energias para fazer um ano inesquecível acontecer. 

Aprender com o ano que passou é essencial para evoluir, principalmente se você é um empreendedor e deseja alcançar outro patamar com o seu negócio. 

Só é possível acontecer esse movimento, com um planejamento. Afinal, sem ele, você atira para todos os lados e suas flechas podem seguir por qualquer caminho, sem atingir um alvo. É como correr e não chegar a lugar nenhum.

Para ter grandes realizações, invista seu tempo em planejar e definir seus objetivos e metas, e defina quais serão suas ações para alcançá-las. 

Se você deseja sair do operacional e começar a colocar um planejamento estratégico em prática de verdade, confira nosso artigo, Planejamento: Como sair do operacional e ir para o estratégico? Onde apresentamos todos os passos necessários e como aplicá-lo. 

Por onde começar? 

Para começar o seu planejamento, o primeiro passo é definir os objetivos da empresa para o ano que vai começar. 

Se a direção a seguir não for clara e objetiva, as chances de se perder no meio do caminho aumentam.

Entretanto, antes de definir os objetivos, você deve entender a situação atual da sua empresa. Faça o analise, identifique quais são os atuais problemas, quais são os principais pontos de melhoria e quais estratégias estão trazendo resultados efetivos para o seu negócio.

Somente depois disso, você pode começar a considerar soluções e direções que você seguirá para conquistar seus objetivos.

O seu planejamento estratégico para o próximo ano deve: 

1 - Determinar metas de longo prazo, onde a sua empresa quer chegar? Aumentar faturamento, ter mais vendas, fidelizar mais clientes, expandir para outros estados, ser uma empresa reconhecida e autoridade no nicho de atuação, entre outros;

2 - Analisar se os processos internos da empresa estão sendo cumpridos com qualidade; 

3 - Analisar os fatores internos que causam os problemas mais importantes;

4 - Considerar várias opções estratégicas para abordar essas questões e priorizá-las;

5 - Acompanhar os resultados alcançados em cada etapa do processo do planejamento estratégico. 

Modelos de planejamento estratégico

Para aplicar um planejamento estratégico efetivo, você deve conhecer quais os modelos existentes para entender qual melhor se adapta à sua empresa.

1 - Básico 

 
Esse modelo, por ser o mais básico, é indicado para as empresas que nunca realizaram ou aplicaram o plano estratégico, e também para as pequenas empresas que estão planejando a expansão. Seguindo as etapas:

. Identificar o propósito da sua empresa;

. Identificar qual a visão de futuro da sua empresa a longo prazo, e quais são as estratégias que podem ser aplicadas;

. Identificar quais os planos de ação são necessários para alcançar a estratégia definida. Como por exemplo: 

Objetivo: Aumentar a base de clientes

Estratégia: Trabalhar com um programa de indicação dos clientes que já são ativos, ou investir em estratégias de captação de Lead através de campanhas de marketing?

. Monitorar e atualizar frequentemente os planos de ação e os resultados. 

2 - Planejamento estratégico baseado em problemas 

Esse planejamento estratégico conta com ações que aprofundam e aprimoram o plano básico, ideal para empresas que já realizaram o básico pelo menos uma vez, e para as que possuem maior tempo para se dedicar e analisar a implementação do planejamento estratégico, através dos processos: 

. Análise SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças;

. Revisão da missão, visão e valores da empresa;

. Desenvolvimento anual de planos de ação, se possível;

. Definindo um orçamento de todas as ações que precisam de recursos na empresa;

. Execução e monitoramento.

 3 – Plano de alinhamento estratégico

Com esse modelo de planejamento estratégico é possível alinhar a missão da empresa com os recursos disponíveis, ideal para empresas que já definem metas, porém, não conseguem alcançar os resultados esperados, ou que desejam ajustar as metas e objetivos. 

. Descreva o projeto a ser realizado, recursos e ações a serem colocadas em práticas; 

. Identifique o que funciona e o que precisa mudar, as etapas do projeto estão sendo cumpridas corretamente?; 

. Analise os resultados - as metas foram alcançadas? Se não, em qual processo houve falha? O serviço/produto é entregue conforme o prometido para os clientes? - com a análise realizada, é possível determinar as mudanças necessárias e como elas ocorrerão;

. Adicione novas mudanças no planejamento estratégico.

 4 – Processo de planejamento estratégico orgânico

O último planejamento estratégico é muito diferente dos outros, ele é desenvolvido com maior naturalidade e deve ser compartilhado com todas as pessoas que fazem parte da empresa. 

Esse planejamento avança naturalmente porque os colaboradores, gestores, coordenadores, entre outros, dão atenção contínua aos valores comuns da empresa e a comunicação é consistente entre todos. Esse planejamento segue os seguintes passos: 

. Esclarecer os valores culturais da empresa;

. Projetando a visão da empresa sempre que possível, em reuniões definidas pelo CEO, recomendamos que seja trimestralmente;

. Discuta os processos necessários para alcançar essa visão e como esses processos serão seguidos;

. Estabeleça uma cultura que consiga lembrar a todos os participantes que esse tipo de processo de planejamento estratégico nunca termina e deve sempre ser atualizado;

. Foque no aprendizado e na reflexão, sobre a cultura da empresa e os valores. 

Agora que você já conhece as principais etapas e modelos de planejamento estratégico, e qual é a importância de aplicar esse planejamento para ter um ano bem-sucedido, e é claro, sempre focando no crescimento constante da sua organização. 

Para além de planejamento estratégico, é preciso processos para o sucesso de qualquer empreendimento! 
 
Lembre-se de que apenas processos claramente definidos tornam essas melhorias possíveis. Nenhum planejamento estratégico pode beneficiar seu negócio se seus processos não forem mapeados, otimizados e automatizados.

Além disso, você pode e deve contar com uma consultoria de Negócios. Em nossa consultoria, nossos clientes têm acesso a todas as ferramentas e metodologias para desenvolver seus negócios em todas as áreas da Gestão Empresarial, com acompanhamento de especialistas do mercado. Quer saber mais? Fale conosco!