Planejamento: Como sair do operacional e ir para o estratégico?

por Trianon RH e Negócios | 22/11/22

Planejamento: Como sair do operacional e ir para o estratégico?

Toda empresa que deseja crescer e alcançar o sucesso, precisa de um planejamento estratégico para estar preparada em momentos de mudanças econômicas e para construir uma equipe forte e unida.

Se você deseja aprender tudo sobre o planejamento estratégico e como aplicá-lo de maneira simples e efetiva na sua empresa para otimizar a área operacional, preparamos este artigo especialmente para você! 

Operacional e estratégico: quais são as diferenças?

Sabe todas as funções que é preciso colocar a “mão na massa” para funcionar? Esses fazeres são o setor operacional da empresa, tudo o que é preciso ser executado! 

Não se engane: quando dizemos que você, como empresário, precisa sair do operacional e ir para o estratégico, estamos dizendo que você deve delegar todas essas funções operacionais e focar no sucesso da sua empresa. 

O setor operacional inclui diversas atividades de acordo com o tipo de empresa, no caso da Trianon RH e Negócios, nosso operacional é atender os clientes, realizar as vendas, área do marketing, entre outras. Por isso, ele é tão importante e deve ser otimizado e valorizado em sua empresa. É o setor que entrega o trabalho, seja o serviço ou produto final, ao seu cliente.  

Se você estiver ocupado com todas essas funções e se todas as áreas da sua empresa dependem de você, como a sua empresa vai crescer? Quem vai fazer os planos de crescimento e definir quais são os resultados esperados? 

O planejamento estratégico é a oportunidade de transformar um sonho, uma ideia, em realidade. É somente através dele que você conseguirá desenhar o futuro do seu negócio e entender quais são as ações necessárias para chegar lá. 

Basicamente, o objetivo de um planejamento estratégico é te levar de um ponto A - o momento atual do seu negócio - até o ponto B - o futuro que você pretende, deseja e vai trabalhar para alcançar. 

Por que você precisa dessa ferramenta? 

Você está satisfeito com os resultados da sua empresa? Você acredita que algo poderia ser melhorado? Deseja seguir em uma nova direção? Todas essas perguntas podem ser respondidas através de um planejamento.

Imagine que você precisa navegar de um lugar a outro no oceano, para que você consiga chegar ao seu destino, é essencial ter um mapa e uma bússola à sua disposição, certo? 

Sem essas ferramentas, provavelmente você ficaria perdido em alto mar, sem saber para onde ir. Em uma empresa, utilizamos a mesma lógica, quando você tem as ferramentas certas, você consegue atingir o seu objetivo sem se perder no meio do caminho e, ainda, chega mais rápido ao seu destino final seja daqui 1 mês, 2 ou 5 anos. 

Fazer um planejamento com estratégia é isso: chegar do ponto A ao ponto B, sem distrações e com foco total no objetivo da empresa, afinal as metas serão como o norte da empresa, orientando o trabalho de cada setor e de cada colaborador rumo aos resultados que a gestão determinou que precisam ser alcançados. 

Como fazer o planejamento estratégico e aplicá-lo na sua empresa? 
Agora que já entendemos a importância do planejamento para o crescimento do seu negócio, podemos ver como ele é realizado e aplicado na prática. 

1 - Conheça o seu mercado

O primeiro passo para desenvolver um planejamento estratégico é conhecer o mercado em que a sua empresa atua. Analise os aspectos quantitativos e qualitativos do mercado, seus concorrentes, o que seus clientes desejam, quais são as oportunidades de crescimento e de destaque. 

Você pode realizar uma análise SWOT:

S (strenghts) forças - quais são os pontos fortes da sua empresa?

W (weaknesses) fraquezas - quais são as fraquezas, os fatores internos da empresa, o que precisa ser melhorado? 

O (opportunities) oportunidades - quais são as oportunidades que você percebe no seu mercado? Você tem espaço para inovar e agregar valor ao seu produto e/ou serviço?

T (threats) ameaças - os fatores externos que podem influenciar a organização, o que os concorrentes estão fazendo? Existe alguma ameaça ou você é o único na sua área? 

2 - Entenda a missão da sua empresa 

Qual é a razão da existência da empresa? Qual é o propósito maior? A quem este propósito se destina? 

A missão pode mudar ao longo do tempo, se adequando ao mercado e às necessidades dos consumidores, mas no geral, é a missão que determina a razão de ser da sua empresa. 

A nossa missão, por exemplo, é desenvolver pessoas e empresas para que tenham lucratividade em seus projetos. Fornecendo soluções humanizadas, tecnológicas e inovadoras. 

3 - Qual a visão do futuro da sua empresa ao longo prazo? 

Para saber aonde queremos chegar, é indispensável definir uma ideia do futuro da sua empresa, qual é o lugar em que queremos estar daqui um determinado período de tempo?

Uma visão precisa projetar a situação da empresa em 5 anos, ser escrita no futuro e mostrar em qual direção seguir. A visão de futuro da Nike é “Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas” e a visão da Nubank é “resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade''. 

4 - Valores: o guia para a sua conduta na realização do planejamento.  

Enquanto a missão e a visão apontam o destino em que você deseja chegar, os valores refletem os princípios éticos e morais que irão guiar a sua conduta na realização do planejamento. 

Os valores da Trianon RH e Negócios são: 

  • Qualidade;
  • Resultados Positivos;
  • Agilidade;
  • Conhecimento;
  • Compromisso;
  • Pró Atividade;
  • Transparência;
  • Valorização das Pessoas; 


5 - A implantação de estratégias deve contar com metas

Após entender a missão, visão e os valores, o trio norteador das organizações, chega o momento de definir metas. Para que o planejamento de metas seja executado corretamente e os objetivos sejam alcançados, é necessário utilizar o cascateamento de metas para ajudar na aplicação e no controle da implementação da estratégia. 

O método do cascateamento de metas, é muito interessante de ser trabalhado porque ele propõe levar os objetivos da empresa para a realidade, para o dia a dia, e assim colocá-los em ações práticas para que toda a empresa e todos os colaboradores atinjam essas metas em conjunto.  

Esse método de Gestão por Diretrizes, é perfeito para ser implementado em qualquer empresa e para o engajamento geral do quadro de colaboradores, uma vez que toda a empresa sabe para onde está indo, todos os colaboradores sabem qual é o seu papel e sua “mini” meta para que todos alcancem o campo macro. 

Como implantar na sua empresa: um exemplo. 

O líder, presidente ou CEO, deve avaliar os objetivos da empresa: qual é a meta de faturamento mensal/trimestral/semestral/anual? Isso tudo dependerá de qual lugar a empresa quer ocupar em um determinado espaço de tempo. 

Lembre-se: uma meta deve conter um objetivo, um valor e um prazo. Qual é o objetivo? É preciso investimento para alcançar esse objetivo (pode ser por exemplo investir nas redes sociais e alcançar um público maior)? Qual é o prazo para essa realização? 

A Trianon RH e Negócios pode te ajudar a realizar um plano de negócios! 

No momento em que vivemos, trabalhar com o planejamento estratégico se tornou essencial para empresas que desejam crescer, alcançar uma alta rentabilidade e/ou  ser bem sucedida. A sua empresa já está focada em alcançar o sucesso? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.