People Skills: quais são as principais habilidades pessoais?

por Trianon RH e Negócios | 23/05/23

People Skills: quais são as principais habilidades pessoais?

Você já ouviu dizer que as máquinas vão substituir os seres humanos? Parece ficção científica, mas muitas pessoas acreditam que seus trabalhos podem ser substituídos por máquinas. 

Apesar da grande utilidade e otimização dos processos mecânicos, a tecnologia não pode replicar uma coisa que só os humanos podem desenvolver: as habilidades pessoais, tão importantes para o mercado atual. 

Apostar em seu diploma e em suas experiências é excelente, entretanto, em um mercado de trabalho volátil e instável, os recrutadores buscam habilidades pessoais que mostram a sua capacidade de interagir e se destacar em um ambiente profissional, além das suas habilidades técnicas. 

O que são habilidades pessoais? Como desenvolvê-las e qual a sua importância para se destacar em seu ambiente de trabalho? 

Continue lendo para saber mais sobre essas habilidades e seu valor para construir uma carreira profissional de sucesso.

O que são habilidades pessoais

Quais são as habilidades essenciais de um líder? Algumas pessoas destacam a comunicação, capacidade de inovar, pensamento analítico e holístico, ou seja, que engloba toda a organização. 

Ambas as características citadas são habilidades pessoais que podemos desenvolver em nossa carreira, seja como colaborador, líder ou empreendedor/empresário.  

Trabalhar e desenvolver as suas habilidades pessoais podem ajudar em vários aspectos profissionais, entre eles:
- Comunicar suas ideias com clareza para que as pessoas compreendam bem o que você está dizendo; 
- Resolver conflitos com eficiência e evitar divergências;
- Promover boas relações com todas as pessoas da empresa;
- Reconhecer as próprias emoções, compreendê-las e dominá-las, tornando assim uma força. 

Você já deve ter escutado o termo “soft skills” ou “hard skills”. Existe uma diferença entre os dois conceitos, você pode conferir um pouco sobre a diferença abaixo e quais são as principais habilidades pessoais que podem te destacar como profissional.

Soft Skills

Vimos que as habilidades pessoais são importantes, por serem qualidades pessoais, que você demonstra no ambiente de trabalho e em sua vida pessoal. Desde a sua relação com outros colaboradores, líderes, CEO ou clientes. 

Quais são as principais habilidades pessoais para ter sucesso no local de trabalho? 

1. Inteligência emocional 

A inteligência emocional é uma das principais habilidades pessoais. É a capacidade de compreender e gerir suas emoções e as dos outros. Por exemplo, você sabe como você trabalha sob pressão? 

A inteligência emocional auxilia a entender como você se sente no trabalho, como você cultiva a sua autoconsciência, autorresponsabilidade, empatia e outras habilidades sociais. 

Em cargos de liderança, a inteligência emocional auxilia o líder a pensar cuidadosamente nas situações antes de reagir, sem deixar se levar pelas emoções, evitar julgamentos, resolução de problemas e tomada de decisão de uma forma que beneficie a todos e os resultados da empresa. 

2. Comunicação interpessoal 

Saber comunicar é uma habilidade indispensável. Nunca trabalhamos sozinhos, por isso, a comunicação no ambiente de trabalho é essencial para se comunicar e se fazer entender. 

Se comunicar de forma clara e eficaz com todos os stakeholders da empresa é ser estratégico e interagir de forma mais suave, promovendo melhores resultados. A comunicação efetiva resulta na colaboração para trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum.

3. Resolução de conflitos 

A resolução de conflitos é como uma alavanca de transformação nas empresas. Quando um problema surge, existem dois tipos de pessoas: as que reclamam do problema, do que o causou, e as que buscam a solução para o problema. 

Ao trabalhar com outras pessoas, você deve assumir que conflitos surgirão. Ser capaz de ouvir as pessoas e identificar a solução para o problema é uma habilidade muito valorizada para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e criar relações duradouras. 

4. Persuasão e adaptabilidade 

Convencer, negociar, saber vender um produto e impactar positivamente os outros. Persuasão e adaptabilidade, em um mundo onde tudo corre muito rápido, saber adaptar-se às mudanças com certa flexibilidade é um diferencial. 

Permanecer calmo quando as coisas mudam e desenvolver planos de contingência, repriorizar as tarefas e projetos ajuda a manter a empresa no caminho certo e funcionando sem problemas, focando nos resultados.

5. Produtividade e gestão do tempo 

Não é novidade que com a internet e redes sociais, nossa capacidade de concentração está diminuindo dia a dia e aumentando o número de procrastinadores. 

A produtividade não é realizar uma tarefa atrás da outra rapidamente para parecer que você produz muito, mas sim realizar as tarefas com qualidade. Ser produtivo só é possível com a gestão do tempo. 

Alguns métodos, como o GTD e o 5W2H, podem ser aplicados na prática. Um profissional que trabalha em sua produtividade e desenvolve um método de gestão do tempo agrega valor tanto para a sua carreira quanto para a empresa em que você trabalha. 

Hard Skills 

Enquanto as soft skills são características e habilidades gerais, as hard skills são habilidades técnicas. Quais são as habilidades técnicas que um médico, um professor, um recrutador ou um líder precisa ter para desenvolver o seu trabalho com excelente qualidade? 

Cada profissão, posição e empresa exigirá uma lista exclusiva de hard skills. É comum que os dois conceitos sejam confundidos, por isso, ao se deparar com o termo hard skills você pode se lembrar que ele se refere aos conhecimentos e habilidades relacionados ao trabalho que as pessoas precisam desenvolver e atualizar para desempenhar suas funções de forma eficaz. 

Nenhuma habilidade é mais importante que a outra, seja a técnica ou a pessoal, um profissional completo deve trabalhar para desenvolver uma mistura de hard e soft skills. 

Você já deve ter se deparado com um professor que dominava completamente o conteúdo, mas não tinha didática para explicá-la aos alunos. Esse é o principal problema de focar no desenvolvimento somente das hard skills. 

Nós desenvolvemos as hard skills por meio da educação e da prática no trabalho, já as soft skills, desenvolvemos durante toda a nossa vida pessoal e profissional, através de nossas experiências. 

Habilidades pessoais importantes para o presente e futuro 
 
O Fórum Econômico Mundial publicou o relatório Future of Jobs. Neste relatório, foram destacadas as cinco principais habilidades que os profissionais devem possuir em 2025 serão:

Pensamento analítico e inovação
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
Resolução de problemas complexos
Pensamento crítico e análise
Criatividade, originalidade e iniciativa

Percebemos que todas essas habilidades, com exceção da segunda, envolvem colaboração no dia a dia do trabalho. Portanto, desenvolver as habilidades pessoais é essencial para se destacar na carreira profissional e atingir seus objetivos de carreira, sejam eles de curto ou longo prazo. 

Programa de Desenvolvimento, continue atualizando as suas habilidades pessoais 

Cada cargo pode exigir habilidades diferentes. Ser líder, por exemplo, exige ótimas habilidades pessoais e interpessoais para inspirar, motivar e conduzir as pessoas da sua equipe em direção a um objetivo comum.

O líder é alguém que toma decisões com base em dados e informações, que é proativo e que busca constantemente soluções inovadoras para os problemas que surgem no dia a dia.

Se você deseja desenvolver a sua liderança ou a liderança de sua empresa, formar grandes líderes na sua empresa, capazes de liderar as equipes rumo ao sucesso, você precisa conhecer o Programa de Desenvolvimento de Líderes da Trianon RH e Negócios. 

O nosso treinamento é totalmente personalizado, afinal cada empresa é única e enfrenta desafios diferentes. Entre em contato conosco e entenda as soluções que o nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes oferece.