O que é Pitch?

por Trianon RH e Negócios | 07/02/23

O que é Pitch?

A expressão “Pitch” surgiu no mercado do cinema e rapidamente se expandiu para o mercado profissional no geral. “Pitching” de um filme é resumir a ideia geral do projeto em poucas fases com o objetivo de fazer os ouvintes desejarem ouvir mais. 

O pitch se tornou uma arte que deve ser dominada por qualquer empreendedor que pretende vender as suas ideias para convencer um investidor, um futuro parceiro de negócios ou despertar o interesse de um futuro cliente.

É, portanto, uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor!

Vários estudos científicos já provaram que as pessoas não têm mais tempo, paciência ou atenção para ouvir discursos longos e arrastados. Quando se trata de obter clientes ou investidores, a regra é a mesma, você precisa criar um resumo empolgante de ideias que os convença a aceitar a sua ideia de negócio. 

Como desenvolver um pitch para o seu negócio? Quais são as informações que devem ser abordadas em uma apresentação? Como persuadir seu público? 

Confira todas as nossas dicas para criar um pitch eficaz neste artigo.

Um Pitch eficaz…

Relembrando: o pitch é um pequeno resumo de um projeto ou de uma ideia, um novo produto, entre outros. O principal objetivo dessa apresentação é vender as suas ideias em um curto período de tempo. 

O pitch pode ser apresentado para um único indivíduo ou a um grande grupo de pessoas. Uma coisa é certa: um discurso bem pensado e com grande entrega pode persuadir decisões e garantir a perpetuação e sucesso do seu negócio.

Guy Kawasaki, autor de “The Art of the Start”, defende que a apresentação de propostas não serve apenas para arrecadar dinheiro — é para chegar a um acordo, e um acordo pode gerar muitos bons resultados, incluindo vendas, parcerias e novas contratações. 

Aqui estão os elementos-chave para fazer um pitch eficaz, segundo Guy Kawasaki na última parte de seu livro ““The Art of the Start 2.0”. 

1. Preparar 

O primeiro passo para uma apresentação bem sucedida é a preparação, tenha certeza que você terá todas as ferramentas que precisa: projetor, notebooks carregados, slides, adaptadores. Além disso, também tenha uma cópia impressa de sua apresentação. 

Antes de chegar à reunião, estude as biografias e contas de mídia social de todos os que estarão na sala.

2. Defina o cenário 

Prepare o terreno para o resto do discurso assim que a reunião. A coisa a se perguntar é: “Quanto do seu tempo eu tenho?” Em seguida, pergunte: “Quais são as três informações mais importantes que posso fornecer?” Por fim, pergunte: “Posso passar rapidamente pela minha apresentação e responder às perguntas no final?”.

3. O começo definirá o seu pitch

Uma pesquisa realizada pela Microsoft aponta que os seres humanos conseguem se concentrar em algo por apenas oito segundos, em média. O começo da sua apresentação é o que vai definir se as pessoas vão prestar ou não atenção. 

Grandes apresentadores contam histórias. Torne suas histórias divertidas, torne-as humanas. Comece a sua apresentação contando um pouco da sua história. 

Ao apresentar, não seja muito duro consigo mesmo, lembre-se de que o público também é humano. A apresentação é sobre o público e não você. Sem o público, não há nada para você fazer.

Ao apresentar, coloque-se no lugar das pessoas que vão assistir seu pitch e pergunte a si mesmo:

- O que você gosta nas apresentações?
- O que você odeia?
- Que tipo de coisa você acharia interessante e divertida?
- O que você acharia chato?

Remova tudo o que for supérfluo da sua apresentação. Seu pitch deve ser claro, simples e conciso. Visualize os pontos fortes da sua ideia e mostre seu real valor agregado. Isso despertará a curiosidade do seu público.

4. Aplique a regra 10-20-30 

A regra de apresentações de 10/20/30 é que você deve usar dez slides em vinte minutos com um mínimo de trinta pontos de texto. Dez slides o forçam a se concentrar no essencial absoluto.

Vinte minutos é porque as pessoas não conseguem se concentrar em algo durante muito tempo. Uma fonte de trinta pontos faz com que você explique seu argumento de venda e seja visível para as pessoas que estão assistindo. 

Lembre-se da preparação para a apresentação, evite apenas ler os slides de maneira chata.

5. Responda ao homenzinho 

Uma das principais dicas de Guy Kawasaki é imaginar que tem um homenzinho sentado em seu ombro. 

Durante as apresentações, sempre que você diz algo, o homenzinho sussurra: “E daí?” Você deve imaginar esse homenzinho em seu ombro e ouvi-lo porque o significado do que você está dizendo nem sempre é evidente. Toda vez que você fizer uma declaração, imagine que o homenzinho faz sua pergunta e tente respondê-lo. 

6. Treine constantemente 

Quando você estiver totalmente familiarizado e confortável com o seu pitch, você será capaz de apresentá-lo com mais eficiência. Para alcançar a eficiência você deve treinar constantemente e aprimorar as apresentações. 

Erros a evitar 

Agora você conhece as dicas para um pitch de sucesso, mas aqui estão alguns erros a evitar para um pitch eficaz: 

- Domine seu texto, mas não o recite mecanicamente;
- Não abuse de jargões: o pitch deve ser compreensível para quem não está no ramo.
- Mantenha simples: o pitch não é um roteiro completo. Se for bem feito, ele levantará questões suficientes para permitir que você esclareça e explique melhor seu projeto. 

Conselho Extra: cronometre-se e certifique-se de não ultrapassar um minuto. Portanto, é essencial apagar palavras inúteis e informações confusas.

Coloque em prática

O seu pitch pode atrair qualquer pessoa, por isso suas apresentações devem chamar a atenção. E neste blog, nós ajudamos você a aprender como fazer isso!

Agora é colocar em prática. Lembre-se: Se houver alguma dúvida após o seu discurso, isso é um bom sinal. Domine o seu negócio e prepare-se para as possíveis dúvidas.