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O que é Fit Cultural?
por Trianon RH e Negócios | 30/05/23
A cultura organizacional ganhou o mundo dos negócios e se tornou a raiz de algumas empresas na forma de valores fundamentais que determinam toda a estratégia de negócios.
Uma das frases mais célebres sobre a cultura organizacional é a de Peter Drucker, o pai da administração moderna: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. Peter sempre considerou a cultura de uma organização o primeiro pilar de qualquer ação da empresa.
Com essa frase, Drucker marca que não importa qual o seu plano de negócios, ou a estratégia que a sua empresa desenvolve buscando o crescimento, se a sua cultura não for forte e estruturada, permitindo que você execute o seu planejamento estratégico, você não poderá ir muito longe. A cultura engole o planejamento e todo o seu tempo de planejamento acaba sendo em vão.
Ao contratar um novo profissional, para além de analisar suas habilidades técnicas e comportamentais, é preciso também analisar a compatibilidade do talento com a cultura da empresa para construir uma cultura cada vez mais forte.
O que é o Fit Cultural e como ele pode ajudar no recrutamento dos talentos ideias? Confira neste artigo.
Compreendendo o Fit Cultural e sua importância
Se a cultura organizacional é a base da empresa, contratar profissionais compatíveis com a cultura é um dos fatores de sucesso para construir uma equipe produtiva e focada em resultados. O Fit Cultural é uma metodologia que analisa a compatibilidade entre os colaboradores e a empresa, bem como os objetivos e os valores da organização.
A aplicação do Fit Cultural ocorre logo no processo de recrutamento e seleção, no qual os recrutadores podem verificar se o candidato possui contabilidade com a cultura organizacional para aderir a cultura, missão e os valores centrais da empresa.
O Fit Cultural representa o grau de alinhamento do candidato com a cultura organizacional, que determina suas chances de se encaixar na equipe e progredir no cargo. Esse conceito ganhou importância devido à valorização crescente da cultura nas empresas, que hoje é reconhecida como um diferencial competitivo essencial.
O recrutamento e seleção é um dos processos mais importantes de qualquer empresa, afinal é o capital humano do seu negócio que torna possível a inovação, criatividade e produtividade para alcançar as metas e alavancar os resultados.
Garantir que o futuro integrante da equipe será compatível com os outros colaboradores, que ele trabalhará de acordo com os métodos operacionais e de tomada de decisão da empresa é uma forte vantagem competitiva frente aos concorrentes.
Desenvolver estratégias para reter talentos, entender os prejuízos de realizar uma contratação inadequada e aplicar o Fit Cultural são exemplos de ações e de estratégias para contratar com assertividade.
Por que avaliar a compatibilidade cultural ao contratar?
Existem várias maneiras de avaliar se um candidato tem potencial para se encaixar na cultura organizacional da empresa. Desde uma boa descrição da vaga, afastando os candidatos que sentirem que seus valores não se alinham com os da empresa, testes comportamentais e, finalmente, o avaliar o Fit Cultural.
Ao avaliar a compatibilidade cultural do candidato você garante:
A coesão do ambiente de trabalho
Isso ocorre porque os valores centrais da organização são compartilhados entre todos os membros da equipe. Incluindo todos os departamentos, cargos e funções da empresa. Um ambiente coeso facilita a resolução de conflitos e de desafios, pois toda a equipe compartilha o compromisso com os mesmos objetivos.
Estabelece uma imagem de marca positiva
Os seus colaboradores são a imagem da sua empresa. Imagine se nos parques Disney trabalhassem apenas pessoas mal humoradas, com a cara fechada, ou executivos com roupas super sociais na Chilli Beans? É quase impossível imaginar isso porque os colaboradores de ambas as empresas são uma imagem positiva da marca, a primeira levando felicidade para os seus clientes e a segunda estilo e jovialidade.
Colaboradores felizes aumentam a positividade da marca, tanto para os clientes quanto para os candidatos a uma vaga, contribuem para os objetivos financeiros de longo e curto prazo da organização.
Aumenta a retenção dos colaboradores
Em 2021, a PwC realizou uma pesquisa com 3.200 líderes e funcionários em todo o mundo sobre a cultura organizacional. De um modo geral, a maioria (67%) dos entrevistados disse que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações. Eles também concordaram que as principais prioridades culturais devem incluir recrutamento e retenção, digitalização, saúde e segurança e colaboração.
Colaboradores que se identificam com a cultura da empresa tendem a permanecer mais tempo em seu quadro de funcionários. Quando toda a equipe se adapta à cultura de uma empresa, é comum encontrar um ambiente de trabalho positivo, aumentando a satisfação no trabalho, motivação e desempenho.
Atrai profissionais qualificados
Ao se inscrever para uma vaga, geralmente, os candidatos procuram mais informações sobre a empresa, analisam as redes sociais e as avaliações do Google. O LinkedIn também é uma poderosa ferramenta para revisar a cultura da empresa e conhecer antecipadamente a equipe em que esse profissional poderá se integrar.
Uma cultura positiva no trabalho atrai profissionais qualificados, uma vez que você contrata pessoas compatíveis com a sua empresa que não só irão se alinhar com as ideias e valores da empresa, mas também irão divulgar a sua marca empregadora e expandir o alcance da empresa.
Perguntas que podem ser realizadas na entrevista de Fit Cultural
- Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
- Qual ambiente de trabalho você tem mais chances de prosperar?
- Qual tipo de estilo de gestão você responde melhor ou se identifica mais?
- Como é o seu dia de trabalho ideal?
- Qual dos valores de nossa empresa você se identifica mais e por quê?
- Se você realizou pesquisas sobre a nossa empresa, como você descreveria a nossa cultura até agora?
- Pelo que você é apaixonado (no trabalho e fora dele)?
Deseja aumentar a produtividade da sua equipe, mas não sabe por onde começar?
Na hora de recrutar e avaliar um candidato o Fit Cultural se tornou indispensável, isso porque é um conceito de RH que representa a probabilidade de um profissional se adaptar aos valores, princípios e comportamentos de uma empresa.
Esse conceito ganhou importância devido à valorização crescente da cultura nas empresas, que hoje é reconhecida como um diferencial competitivo essencial para a produtividade dos colaboradores.
Afinal, nada mais estratégico do que selecionar candidatos de acordo com a sua compatibilidade com os propósitos e identidade da organização.
Se você deseja aplicar testes e métodos eficazes na sua empresa durante o processo de Recrutamento e Seleção, fale com a gente, a Trianon RH e Negócios oferece as melhores soluções para o seu negócio!