Navegue por temas:
O que é avaliação de desempenho por competências
por Trianon RH e Negócios | 30/03/23
Você já teve a sensação de contratar um colaborador que parecia perfeito, mas que não entregou os resultados esperados? Como avaliar se um colaborador tem as habilidades necessárias para preencher uma determinada vaga?
Os funcionários são como a espinha dorsal da organização, por isso é essencial que eles sejam qualificados e competentes para ajudar a empresa a alcançar o sucesso.
A avaliação de competências é um processo contínuo capaz de entender os recursos que a empresa tem e seu capital humano atual para sempre desenvolver novos conhecimentos e habilidades.
O que é a avaliação por competências profissionais e para que serve?
O significado da palavra avaliação engloba uma determinação sistemática e avaliativa do mérito, valor e significância de um assunto, usando critérios regidos por um conjunto de padrões.
Já a competência, no âmbito profissional, é uma habilidade e qualificação que o colaborador possui para realizar as tarefas e responsabilidades que lhe são confiadas. Temos três classificações de competências: técnica, de gestão ou comportamental.
A avaliação de competências é, portanto, um processo contínuo de análise em que a empresa mede e melhora o nível e a qualidade das competências dos seus colaboradores, considerando além dos resultados, as suas competências, as soft skills e as hard skills.
A principal intenção das avaliações de desempenho baseadas em competências é focar nas habilidades, traços de personalidade, motivadores e comportamentos de um indivíduo. Também é possível identificar no profissional quais os pontos fortes e os que devem ser desenvolvidos para exercer tal função.
A avaliação não apenas leva em consideração a individualidade de um colaborador, mas também incorpora as necessidades do trabalho que ele está realizando. Dessa forma, os colaboradores crescem dentro da organização e ajudam a empresa a crescer.
Essa análise estuda o padrão de comportamento de cada indivíduo durante um período de tempo e se eles conseguiram atingir seus objetivos ou não. A análise ajuda a gestão a identificar as competências existentes de um colaborador em específico e determinar outras adicionais que podem exigir para melhorar ainda mais o seu desempenho.
Como avaliar as competências e o desempenho dos colaboradores?
A avaliação de desempenho por competências requer preparação. Isto é feito durante uma entrevista individual, como em reuniões one on one, programada para dialogar sobre o ambiente de trabalho e os objetivos que lhe foram dados na entrevista anterior.
Três etapas são essenciais para avaliar o desempenho de um funcionário:
1º Passo: Compreenda o contexto em que o colaborador está trabalhando. Avalie com base no que lhe é pedido e no nível de autonomia e responsabilidade que lhe é conferido pelo seu gestor. Qual é a missão dele? Como sua posição é definida? Quais são seus objetivos?
2º Passo: A avaliação deve ser abrangente e racional, por isso podemos avaliar três competências principais: competências técnicas, de gestão e comportamentais. Dentro de cada uma dessas habilidades existem critérios que medem as competências do colaborador em todos esses aspectos.
Cada habilidade e cada critério são precisamente definidos para que sua percepção seja estável e que os dados recolhidos possam oferecer respostas concretas aos gestores das equipes.
3º Passo: Os dados das pesquisas e das entrevistas dirão como os colaboradores se sentem em relação ao trabalho em sua empresa e seu nível de satisfação. Aproveite esses dados para obter insights e ideias sobre como melhorar a experiência do funcionário em seu local de trabalho.
Os benefícios de conduzir uma avaliação por competências
Por que você precisa de uma avaliação de desempenho por competências em sua organização? Confira abaixo alguns benefícios de implementar esse processo:
- Motivar e promover os colaboradores com base em suas habilidades e desempenho;
- A avaliação mostra as habilidades e lacunas de conhecimento que seus colaboradores têm e você pode ajudá-los a preencher essas lacunas;
- Analisar quais colaboradores merecem um aumento ou serem recompensados com base em seu desempenho e esforço;
- Estabelece um ciclo de feedback regular entre líder e colaboradores, fornecendo relatórios constantes sobre seu desempenho, ajuda a determinar e ponderar os objetivos atribuídos a cada colaborador.
- Identificar os pontos fortes e fracos e as áreas de trabalho de cada colaborador, assim como o seu potencial de carreira;
- Ajudam a identificar colaboradores com capacidade para assumir determinadas missões ou cargos, desenvolver planos de carreira, plano de sucessão para colaboradores que podem ocupar cargos estratégicos na organização.
- Preenche a lacuna de dados e estabelece uma cultura de aprendizado para que a qualificação e a requalificação possam ocorrer continuamente.
- Garante que todos os profissionais tenham as habilidades necessárias para realizar seus trabalhos atuais e futuros.
Gostaria de realizar a avaliação de desempenho na sua empresa?
Implementar a avaliação de desempenho por competências é uma etapa importante para o desenvolvimento do seu negócio, compreendendo as habilidades que os colaboradores possuem e podem ser ainda mais desenvolvidas.
Além disso, uma boa avaliação proporciona o bom uso de dados obtidos para otimizar a equipe e utilizar o desempenho dos colaboradores de maneira adequada.
Por isso, não deixe de realizar a avaliação por falta de tempo ou utilizando as ferramentas inadequadas, conte com a Trianon RH e Negócios para avaliar o desempenho dos seus colaboradores.