Mitos do RH: como eliminá-los e alavancar os resultados da sua empresa?

por Trianon RH e Negócios | 11/05/23

Mitos do RH: como eliminá-los e alavancar os resultados da sua empresa?

Os recursos humanos são essenciais dentro de uma empresa. Infelizmente, muitos líderes negligenciam o setor devido aos estereótipos e mitos difundidos sobre o RH. 

Um departamento de recursos humanos estratégico é um componente essencial para o bem-estar dos funcionários em qualquer negócio. As equipes de recursos humanos recrutam, desenvolvem e implantam o ativo mais lucrativo de uma empresa que é o banco de talentos. 

Os líderes que acreditam nesses mitos e subestimam a importância do RH podem acabar afetando todas as suas operações. 

Se você quer evitar que isso aconteça com sua empresa, aqui estão cinco mitos e equívocos sobre recursos humanos que você deve eliminar da sua empresa para alavancar os resultados. 

5 mitos e equívocos sobre Recursos Humanos 
 
Mito 1: Equipes de RH são burocráticas e não estratégicas 

Um dos mitos mais comuns sobre RH é que o setor é altamente burocrático e operacional. Na realidade, para resultados expressivos, o RH deve ser um setor estratégico na empresa. 

Através das ações do RH é possível alcançar a colaboração e harmonia entre os membros da equipe e todos os setores da empresa, o que é fundamental para manter e aumentar a produtividade e motivação. 

O processo de Recrutamento e Seleção, um dos principais do RH, busca contratar os talentos ideais para a organização, alavancando o sucesso e a lucratividade geral. 

O RH também gerencia todas as tarefas diárias e essenciais desde o planejamento estratégico até a execução. Os líderes precisam ter atenção especial com o setor e capacitá-lo para que ele se torne cada vez mais estratégico, sem acreditar no mito que o departamento é exclusivamente operacional.

Mito 2: A única função do RH é recrutar novos colaboradores  

De fato, recrutar novos colaboradores é uma das principais funções do RH. Dentro desse processo, há várias ferramentas e procedimentos para recrutar os colaboradores ideias para a organização. 

Embora o RH na maioria das empresas se concentre apenas no recrutamento de talentos, seu escopo de trabalho vai muito além da contratação. Por exemplo, o RH pode implantar uma estrutura de cargos e salários, plano de desenvolvimento individual, análise de desempenho e experiência, entre outros.

Além de recrutar talentos, o RH garante:
- o talento contratado seja confiável e autêntico;
- verificação da experiência profissional e aspectos legais antes de contratar o funcionário;
- treinar e desenvolver os colaboradores, prepará-los para garantir sua produtividade ideal;
- compatibilidade com a cultura de trabalho;
- análise da produtividade individual de cada colaborador;
- redução de rotatividade;
- aumento da produtividade, e muito mais!

Mito 3: O RH opera de forma isolada  

Você já ouviu que o RH opera de forma isolada de toda a empresa? Esse é outro mito muito difundido, em conjunto com “quando o RH entra na sala é porque alguém será demitido”. 

Na realidade, o RH coopera com todos os setores da empresa. Um RH bem sucedido é aquele que estreita a colaboração com gerentes, líderes e colaboradores, colhendo informações e apoiando o crescimento organizacional por meio de estratégias ao utilizar o capital humano da melhor maneira para alcançar os resultados da organização. 

Mito 4: RH é apenas um departamento pessoal 

“Nossos maiores ativos são as pessoas, então quem melhor para ajudá-lo a desenvolver e executar a melhor estratégia para manter e engajar seu maior ativo do que o RH? - Lotus Buckner, NCH

Muitas pessoas acreditam e se referem ao RH como "administração de pessoal”. Durante muito tempo os dois departamentos foram confundidos. Gostamos de pensar que o RH é o coração da empresa, enquanto o departamento pessoal é a razão. 

O departamento pessoal é responsável por admissões, desligamentos, folha de pagamento, férias, cálculos trabalhistas em geral, enquanto o RH foca em desenvolver pessoas, valorizar os colaboradores, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento pessoal e gestão efetiva de pessoas. 

O RH estava muito relacionado com o departamento pessoal, mas atualmente não existe mais essa relação porque o departamento de RH é altamente estratégico dentro de uma organização e, quando efetivamente gerenciada e utilizada, pode ajudar uma organização a prosperar.

Mito 5: A tecnologia vai substituir o RH 

A automação do RH é um tema bastante debatido. Por isso, surgiu o mito de que a automação e a tecnologia vão substituir o RH. Sem dúvidas, a tecnologia impacta o departamento de recursos humanos e apresenta mudanças significativas, mas não substitui o capital humano da empresa. 

Os processos rotineiros de RH estão sendo continuamente automatizados e simplificados, portanto, levam menos tempo para serem concluídos. Essa ação possibilita que o RH se concentre em tarefas mais estratégicas, além de utilizar os dados obtidos pela automação para solucionar problemas na organização e auxiliar na tomada de decisões. 

Por que os líderes devem se preocupar com os processos de RH?

Atualmente, os líderes empresariais enfrentam um novo conjunto de desafios que destacam a importância da agilidade, flexibilidade e adaptabilidade dos negócios. Ao enfrentar esses novos desafios, os departamentos de RH intensificaram-se para se tornarem parceiros mais estratégicos na inovação e no planejamento estratégico para o futuro da empresa.  

As equipes de RH possuem um papel fundamental na condução e definição dos os processos de RH e do planejamento estratégico que levam a iniciativas importantes e a tomadas de decisões assertivas visando a perenidade do negócio, incluindo:  

- Como a empresa vai crescer e expandir. Avaliando como o treinamento, desenvolvimento dos colaboradores e a tecnologia serão utilizadas para facilitar o crescimento da organização;
- Como a empresa deve operar. Desenvolvendo e aplicando políticas e processos que priorizam o capital humano, simplificando os sistemas e subsistemas de RH existentes e melhorando a velocidade da tomada de decisões. 
- Como a empresa se define, seu propósito, cultura e valor comercial e como alcançar melhores resultados com todas as pessoas que entram em contato com a organização, desde os colaboradores, investidores e até mesmo para os clientes.

Investir em um RH estratégico apresenta diversos benefícios para a empresa, dentre eles, criar experiências positivas para os funcionários, reduzir erros e melhorar a precisão, tornar os processos mais amigáveis e menos burocráticos e os atritos dos processos. 

O seu RH precisa ser eficiente 

A gestão do seu RH precisa seguir uma jornada, caso contrário, uma gestão de pessoas feita de forma ineficiente impactará negativamente no seu fluxo de caixa engolindo a margem da sua empresa.

Com uma boa consultoria de RH, as contratações são mais assertivas e as integrações de novos colaboradores são planejadas de forma estratégica. Além disso, melhorias nos processos de gestão podem deixar os colaboradores mais motivados e menos propensos a sair da empresa.

Utilizando variadas técnicas, a consultoria de RH pode contribuir muito com a empresa, realizando diversos serviços que melhoram os processos e o quadro de colaboradores.

Dessa forma, a sua empresa não precisa perder tempo se preocupando com essas questões! Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos auxiliar a sua empresa rumo ao sucesso.