Navegue por temas:
Gestão Financeira: O que é e como construir?
por Trianon RH e Negócios | 14/03/23
Contas a receber, fornecedores, gestão de caixa, controle de custos, entre outros. Estas são apenas algumas das áreas de preocupação de um empreendedor ou empresário.
Sabemos que você se preocupa com a boa saúde financeira do seu negócio. Sabemos também que a parte da gestão financeira pode ser um tanto quanto burocrática e, por isso, a maioria dos empreendedores tendem a negligenciar essa área essencial para o bom funcionamento da organização.
Por onde começar a organizar as finanças da sua empresa? Como organizar? Quais são as ferramentas essenciais?
Com este guia de gestão financeira, você terá as chaves para colocar em prática os passos essenciais para uma gestão financeira eficiente. Vamos lá?!
O que é gestão financeira?
Afinal, contabilidade e gestão financeira são a mesma coisa? Essa é uma dúvida comum e muitos empreendedores tendem a acreditar nesta afirmação.
A verdade é que a contabilidade é um dos pilares da gestão financeira, que vamos te apresentar após entendermos o que de fato é a gestão financeira. Então, elas não são a mesma coisa!
Quando falamos em gestão financeira precisamos entender que qualquer empresa que deseja se manter lucrativa e no curto e longo prazo necessita de recursos e dinheiro para sobreviver, investir e crescer. Também deve comprovar sua rentabilidade ao longo do tempo, quando não, corre o risco de não conseguir manter suas atividades.
Um bom gestor deve saber administrar as finanças de sua empresa. Se você está perdido no mundo das finanças, não se preocupe. Aos poucos você aprende e coloca em prática em sua empresa, como andar de bicicleta, começamos devagar e após praticar podemos descer ladeiras sem rodinhas.
São diversas as definições para a gestão financeira, particularmente gostamos de defini-la como o planejamento estratégico, organização e controle das finanças de uma organização.
A sólida gestão financeira permite que a empresa utilize de maneira eficaz seus recursos para a criação de uma visão de longo prazo, garantir uma operação eficiente, onde investir e como financiar esses investimentos, entre outros.
Os objetivos envolvidos na gestão financeira incluem:
- Manter uma reserva suficiente de fundos para as atividades da organização;
- Garantir que os acionistas e investidores, se for o caso da sua empresa, obtenham bons retornos sobre seus investimentos;
- Utilização estratégica e eficiente dos recursos financeiros;
- Criar oportunidades de investimento reais e seguras que garantam a longevidade do negócio.
Durante nossos anos de experiência profissional, constatamos que uma boa gestão de números é essencial para o bom funcionamento das empresas.
Os três pilares da gestão financeira
O primeiro pilar é, obviamente, a contabilidade. Não é possível realizar análise ou gestão financeira sem informações contábeis, por isso registre todas as informações que dizem respeito aos fluxos financeiros da empresa, cronologicamente, durante 12 meses.
Todos os registros, vendas, compras, recebimentos e desembolsos devem ser realizados para a análise da saúde financeira, mas também para permitir que todos os pilares estejam em conformidade. A contabilidade também inclui o acompanhamento da fiscalidade, pagamento de impostos e taxas, declarações e o controle do risco fiscal.
O segundo pilar corresponde às finanças da empresa, essencial para elaborar as contas anuais e periódicas para avançar na análise financeira. Já o último pilar é o controle gerencial.
O controle gerencial cuida das análises de rentabilidade, previsões, monitoramento do orçamento, entre outros. A partir do controle é possível fazer recomendações e verificar se o orçamento está sendo cumprido ou se há desvios.
Em empresas pequenas ou ainda jovens é comum que o empreendedor assuma esses três papéis: gerenciar a contabilidade, as finanças e o controle de gestão.
Qual a importância de construir uma gestão financeira?
Realizar uma gestão financeira eficiente não só permite garantir a situação econômica da empresa, mas também auxilia a identificar ameaças e antecipar momentos de crise ou situações difíceis.
Uma empresa pode utilizar diversas opções para administrar suas finanças. É essencial manter os dados como vendas, capital de giro, caixa, estoque, ativos e lucro, atualizados para evoluir seu planejamento estratégico e garantir a sustentabilidade a longo prazo da empresa.
Aqui estão seis etapas essenciais para construir sua gestão financeira com assertividade.
Seis passos para tornar sua gestão financeira eficiente
1. Revise o seu planejamento estratégico
Sim! A gestão financeira deve começar com o seu planejamento estratégico. Isso acontece porque é no seu planejamento estratégico que vai constar os objetivos que a empresa deseja alcançar.
Você deve pensar sobre o que deseja realizar no início do ano e se fazer várias perguntas:
- Desejo expandir?
- Preciso de mais equipamentos?
- Preciso contratar?
- Preciso de novos recursos?
- Meu planejamento afetará meu fluxo de caixa?
- Vou precisar de financiamento? Se sim, quanto?
Logo em seguida, você pode determinar quais serão os impactos financeiros nos próximos 12 meses, quais serão as despesas fixas? E as maiores despesas?
Em seguida, determine os impactos financeiros nos próximos 12 meses, incluindo
2. Faça projeções financeiras
Você já conheceu alguém que deixava todas as contas para pagar no último momento, ou que esquecia de realizar os pagamentos e acabava afundando em juros?
Esse é um exemplo de pessoa física, mas também pode acontecer com as empresas, gerando gastos desnecessários. Para resolver este problema que pode causar muitas dores de cabeça, você pode realizar projeções financeiras mensais.
A projeção é realizada com base em sua receita antecipada (previsão de vendas) e despesas antecipadas. Após a projeção, você poderá entender quais serão os custos relacionados aos projetos listados na etapa anterior e quais serão viáveis ou não para a empresa.
Por exemplo: desejo expandir a minha atividade para outra filial, cidade ou estado. Quais serão os custos? A expansão será através de uma loja física ou o seu produto/serviço pode ser entregue online? Você investirá em marketing na nova região de atuação?
Prepare uma projeção dos resultados e um balanço patrimonial previsto. Tente fazer projeções para vários cenários, seja o mais provável, um otimista e um pessimista.
3. Planeje financiamentos
Ao desenvolver suas projeções financeiras, você entende como está a saúde do seu negócio no momento atual e se será necessário buscar ajuda, como um financiamento, para investir no crescimento da empresa.
A partir das projeções você pode determinar a necessidade de um financiamento. Ao planejar um financiamento você consegue avaliar as opções e entender se a gestão financeira da sua organização está sólida.
4. Planeje contingências
Se houver uma nova crise? Uma nova pandemia? Dificuldades e imprevistos? O que sua empresa poderá fazer?
Estar preparado para os momentos ruins e as baixas nas vendas é o que garantirá a sustentabilidade do seu negócio. Não gostamos de pensar em cenários ruins, mas é necessário se planejar e entender quais serão os recursos utilizados em caso de emergência.
Você pode criar uma reserva de caixa e separar um valor para investir mensalmente ou, ainda, aproveitar uma linha de crédito.
5. Acompanhamento
Um erro clássico dos empreendedores é realizar toda a análise e projeção e deixar de lado. É como comprar um carro e deixá-lo na garagem, qual será a utilidade de comprar um automóvel se você não vai desfrutá-lo?
O segredo do sucesso na gestão financeira é o acompanhamento. Acompanhar a sua empresa, os resultados atingidos ou não, ao longo do ano. Compare as projeções e os resultados reais para ver se as projeções estão se concretizando.
O acompanhamento permite antecipar crises e detectar os problemas financeiros antes que seja muito tarde para reverter os danos.
6. Obtenha ajuda
Se você tentar realizar sozinho todas as etapas acima e sentir dificuldades ou não conseguir realizar uma gestão realmente eficiente, não hesite em procurar ajuda.
A área financeira de uma empresa exige expertise para desenvolver uma gestão eficaz, por isso busque um especialista em negócios pode ser a solução ideal para você e para o seu negócio.
Um desafio comum para empresários
A má gestão financeira é um desafio em comum enfrentado por muitos donos de empresas ao administrarem seus negócios. Com este artigo, você já percebeu a importância de implementar essa gestão em sua empresa.
A gestão financeira pode ser burocrática e demandar tempo, atenção e dinheiro. No entanto, a alavancagem obtida no longo prazo não tem preço. Afinal, além dos benefícios financeiros, manter uma gestão também auxilia na qualidade da tomada de decisão e na saúde da organização.
Planejar uma gestão financeira é parte importante de uma estratégia de negócios vencedora e aumenta suas chances de aumentar sua lucratividade.
Ainda não sabe por onde começar? Conte conosco para melhorar o desempenho e economizar os recursos da sua empresa através da nossa Consultoria em Negócios.
Com a Consultoria da Trianon RH e Negócios você receberá todos os direcionamentos para alcançar os objetivos com organização, planejamento, agilidade e foco em resultados.