Navegue por temas:
Gestão além do cognitivo comportamental
por Trianon RH e Negócios | 09/11/23
A gestão cognitivo-comportamental, no contexto dos negócios, refere-se a uma abordagem que combina princípios da psicologia cognitiva e comportamental para melhorar a eficiência e eficácia das operações empresariais.
Durante muitos anos, as técnicas dessa abordagem foram efetivas. Entretanto, as expectativas do mundo dos negócios mudaram. Desde os consumidores aos colaboradores percebemos uma mudança muito significativa, além da integração de novas tecnologias ao nosso dia a dia de trabalho.
Se a sua empresa deseja se destacar nesse novo cenário e criar um legado perene, deve repensar a sua abordagem de gestão.
Como realizar isso e evitar uma compreensão superficial das dinâmicas organizacionais que ocorrem diariamente em sua empresa? Confira no artigo abaixo!
O que é Gestão Cognitiva Comportamental?
A abordagem de gestão cognitiva comportamental foi desenvolvida a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Refere-se a teorias de aprendizagem e modelos cognitivos baseados no estudo do processamento da informação.
Ou seja, os processos de pensamento consciente e inconsciente que filtram e organizam a percepção dos eventos que ocorrem no ambiente da pessoa. Centra-se em particular nestes filtros que influenciam as representações construídas pelos indivíduos.
O que são habilidades cognitivas?
Habilidades cognitivas são os recursos inerentes ao nosso cérebro, capacitando-nos a interagir de maneira eficaz com o ambiente ao nosso redor. Essas habilidades desempenham um papel fundamental em nossa capacidade de concentração, percepção, aquisição de conhecimento, julgamento, adaptação e interação com outros indivíduos.
O que são habilidades comportamentais?
Quando abordamos as competências comportamentais, emergem dois componentes essenciais:
Habilidades Interpessoais: As soft skills englobam todas as competências que nos habilitam a agir de maneira impactante na sociedade. Isso abrange traços de personalidade, valores, características pessoais e nossa maneira de ser.
Conhecimento Prático: O know-how se refere às competências adquiridas por meio da experiência profissional. Isso representa o conjunto de habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo em nosso ambiente de trabalho.
A automação e o avanço da inteligência artificial, a interconexão das pessoas em redes, a disponibilidade em massa de informações, a redução de carreiras e o surgimento de novos métodos de trabalho, bem como a chegada em grande escala de uma nova geração com expectativas em constante evolução, são todas as transformações sociais com um impacto significativo na função de gestor.
Em um cenário onde a rapidez e a intensidade ganham uma importância sem precedentes, o gestor está se tornando uma protagonista fundamental nessa mudança.
Quando afirmarmos: a gestão precisa ir além do cognitivo comportamental, não estamos negando a importância desses processos, mas sim propondo uma nova abordagem inovadora, que adota princípios de: ver, pensar, sentir, saber, agir, confiar e ser, as organizações podem colher diversos benefícios, como aprendizagem contínua, profissionais mais felizes, produtos e serviços de melhor qualidade, clientes satisfeitos, integração com a comunidade, aumento de lucros e relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
Conheça a abordagem Sistêmica de Gestão
Nós não podemos ser definidos através das nossas habilidades ou comportamentos. Outros fatores influenciam nossa vida e os resultados que apresentamos, seja no trabalho ou vida pessoal, chegou o momento de encará-los mediante uma gestão sistêmica!
A abordagem sistêmica é fundamentada na Teoria dos Sistemas, que considera o indivíduo como parte de um sistema maior, seja em sua família ou em seu grupo de trabalho.
A gestão sistêmica, além das habilidades e comportamentos, busca enxergar e compreender as interações e relações entre os membros de um determinado sistema, em vez de focar apenas em indivíduos isolados.
A gestão empresarial tradicional separa. E a gestão quântica reintegra!
Por exemplo, antes de contratar um candidato para a sua equipe, é preciso entender a sua relação com a família, ele toma o pai e a mãe? Ele é uma pessoa leal? Como é o campo energético desse profissional?
Lembrando sempre que o foco final é o cliente e como cada profissional pode se desenvolver e entregar os melhores resultados para que a empresa entregue serviços e produtos para a sociedade e para os clientes, construindo uma reputação sólida e próspera da organização.
Na abordagem sistêmica, exploramos e entendemos as dinâmicas de conflito dentro do sistema, focamos na resolução de conflitos de forma construtiva, mudando ao bem-estar do sistema como um todo. O líder promove a visão de sistema, ele sabe o seu papel e compreende as implicações de suas ações ao liderar uma equipe no contexto organizacional.
Por sua vez, a equipe sabe o seu papel e os resultados esperados de suas ações. A abordagem sistêmica parte do pressuposto de que cada atividade dentro da gestão de recursos humanos possua metas claramente definidas, contribuindo de forma específica para a obtenção dos resultados desejados.
Essa abordagem promove uma maior coesão entre todas as atividades de gestão de recursos humanos, permitindo uma avaliação criteriosa. Para tanto, é essencial estabelecer normas e indicadores para cada objetivo, o que possibilite uma avaliação precisa do sucesso ou fracasso das atividades.
Abordagens ultrapassadas não levam empresas a novos patamares!
Você deseja levar o seu negócio ao próximo nível? Uma das chaves para o sucesso consiste na construção de uma equipe altamente produtiva, engajada e alinhada com os objetivos da empresa, sempre buscando entregar o melhor para o seu cliente. É exatamente aí que entra a nossa Consultoria em Negócios!
O mercado mudou, as expectativas dos clientes e dos próprios colaboradores. Como criar um sistema que foca no bem-estar humano e entrega resultados, ao mesmo tempo? Essa é a missão da Trianon RH e Negócios: Desenvolver pessoas e Negócios para terem lucratividade em seus projetos.
Conte conosco para aplicar na prática uma gestão focada no sucesso e sustentabilidade da sua organização.