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Feedback: Qual a sua importância e como aplicá-lo?
por Trianon RH e Negócios | 17/11/22
Ferramenta essencial aliada de todo gestor, o feedback é capaz de aumentar o desempenho, autonomia e motivação dos colaboradores. Essa ferramenta contribui para trocas construtivas, sempre pensando em como a pessoa que o recebe poderá progredir.
Dominar a arte do feedback é importante para todos os gestores que desejam encaminhar a sua equipe para o sucesso e a realização das metas e objetivos. Ele é o diálogo que ajuda a harmonizar as equipes.
A importância do Feedback como ferramenta na gestão
Fornecer avaliações regulares demonstra que o gestor está acompanhando seus colaboradores, seus comportamentos, entregas, e até mesmo seus esforços de mudança. O feedback é um retorno de informações que permite eliminar os obstáculos da execução de qualquer tarefa.
O gestor consegue olhar para cada colaborador individualmente e enxergar com maior clareza a equipe como um todo, entender o que está sendo produzido e consequentemente a qualidade do que está sendo produzido.
O feedback é utilizado para reforçar positiva ou negativamente um comportamento ou entrega em relação ao sistema de referência da empresa. Para reformular ou reconhecer, o feedback corporativo deve ser focado na ação e voltado para o futuro.
Quais são os tipos de feedback?
Conhecer os tipos de feedback pode te ajudar a adequar melhor o seu discurso no momento de aplicar essa ferramenta. Conheça agora os três principais tipos de feedback:
Feedback positivo
Esse é o mais fácil de colocar em prática, nesse caso o gestor deve conscientizar as pessoas que algo foi bem feito, que o resultado esperado foi alcançado e que o projeto ou tarefa foi entregue com êxito.
Elogie e incentive o seu colaborador e a sua equipe, provando para eles que estão no caminho certo em relação às suas expectativas. Dar esse reconhecimento ao profissional, ajuda a fortalecer sua confiança, retê-lo e motivá-lo a progredir cada dia mais.
Feedback negativo
O feedback negativo, é muito mais difícil de aplicar, o medo do confronto e do conflito pode paralisar o gerente, mas esse feedback é um dos mais importantes! Lembre-se de sempre abordar a ação que está errada e não generalizar para a pessoa que está cometendo a ação.
Ataque o problema e não a pessoa, você percebeu uma queda na produtividade do seu colaborador ou na qualidade de suas entregas? Questione-o sobre isso. Abra espaço para que ele fale, ouça atentamente e reconheça os pontos de vista do seu colaborador.
Ofereça ajuda, pergunte se ele está com alguma dificuldade particular para realizar as entregas com qualidade, ou se há algo que está interrompendo a sua produtividade, e juntos vocês podem encontrar a melhor solução para a empresa e para o profissional.
Feedback construtivo
Alguns colaboradores podem ser ótimos em algumas áreas e não tão bons assim em outras. Por exemplo: um profissional pode produzir relatórios maravilhosos, mas não consegue manter uma comunicação alinhada com a equipe para chegar aos mesmos resultados.
O feedback construtivo foca nos pontos bons, reconhece o bom desempenho do colaborador, mas ele também traz quais são os pontos negativos e que precisam ser melhorados.
Assim como no negativo, tenha uma conversa franca, séria e respeitosa, para entender quais são os pontos considerados pelo funcionário, e em conjunto encontre a melhor solução para resolver o conflito.
Esse tipo de feedback parte da valorização do que foi feito e o reconhecimento do esforço, sem destacar quais são os pontos que precisam de melhorias para estimular constantemente o crescimento desse colaborador.
Pessoal e profissional, como separar?
Muitos gestores possuem dificuldades em criar uma cultura do feedback por pensar que estão criticando a pessoa e não o seu trabalho. É preciso saber distinguir os dois.
É claro que a nossa vida pessoal influencia na profissional, mas deixe sempre claro para o seu colaborador e sua equipe, que o feedback é direcionado ao desempenho que eles apresentam em suas tarefas, projetos e metas profissionais.
Todo feedback exige uma preparação, seja de tempo ou de linguagem, mas quando o feedback for voltado para a pessoa em si e seu comportamento social no ambiente de trabalho, você deve ter maior sensibilidade ao conversar sobre algum aspecto pessoal, seja excesso de conversa, código de vestimenta, promover conflitos entre os colegas, entre outros.
Por que desenvolver a cultura de feedback e como aplicá-la?
Uma empresa que desenvolve uma cultura de feedback colhe frutos em todos os níveis:
- Colaboradores ganham autonomia, confiança e motivação;
- Eles progridem continuamente e aprendem a auto avaliar seu trabalho, sempre motivados a entregar o melhor resultado possível;
- Os problemas são tratados na raiz, evitando qualquer deterioração da situação, além de conflitos e intrigas na equipe;
- A comunicação é mais calma e fluida entre os vários colaboradores, e em particular, entre os colaboradores e os seus gestores;
- O gestor também progride mais facilmente em suas práticas por construir uma equipe com base na sinceridade e confiança.
Para começar a aplicar o feedback, você pode fazer reuniões individuais mensalmente com seu time, ou definir um espaço de tempo que seja melhor para você e para todos seus colaboradores.
Além disso, sempre que houver um grande projeto e as metas forem atingidas, promova um feedback geral para todas as áreas que participaram do projeto.
Utilize nossas dicas sobre os tipos de feedbacks e se prepare para ter uma conversa franca com sua equipe.