Experiência do candidato, como encantar do começo ao fim

por Trianon RH e Negócios | 14/12/22

Experiência do candidato, como encantar do começo ao fim

O seu objetivo é atrair e reter talentos no seu time de colaboradores? Essa é uma das maiores preocupações das empresas atuais que desejam ser bem sucedidas, um grande assunto no mundo do RH. 

Em todos os projetos de consultoria da Trianon RH e Negócios, nos preocupamos em construir uma jornada do candidato com foco em oferecer uma boa experiência desde o começo do processo de recrutamento e seleção. 

Você quer entender como funciona a experiência do candidato e como encantar do começo ao fim? Preparamos este artigo especialmente para você! 

 
O que é a Experiência do Candidato?
 
Se você utiliza o LinkedIn, com toda certeza, já se deparou com algum relato de um profissional que se inscreveu para uma vaga de emprego, mas que durante o processo seletivo não se sentiu acolhido ou que foi tratado de uma forma grosseira pelos recrutadores. 

Acredite, são muitos os relatos de candidatos excelentes que se decepcionaram com a empresa após o primeiro contato, e a primeira impressão é sempre a que fica, por isso desistiram da vaga. 

Dificilmente um profissional vai se candidatar para uma vaga em uma empresa que ele já ouviu que trata seus colaboradores de forma grosseira. 

A experiência do candidato é definida como a percepção do mesmo sobre o processo de recrutamento de uma empresa, desde sua primeira interação até seu recrutamento real e integração. 

Os candidatos possuem altas expectativas de comunicação, logística e integração. Com a transformação digital, podemos perceber uma mudança no próprio processo de recrutamento e seleção: os candidatos estão acostumados com o ambiente online, no qual possui tudo ao seu alcance através de processos digitais, e ele espera isso também do recrutamento. 

Antes de descobrir como melhorar a experiência do candidato, como uma estratégia geral para recrutar os melhores talentos, é preciso entender quais são os elementos que compõem essa experiência. 

As chaves para entender a experiência do candidato
 
Nos últimos anos, várias áreas se beneficiaram da tecnologia para automatizar seus processos, no RH não foi diferente! 

Atualmente, temos várias ferramentas que possibilitam dedicar menos tempo e facilitar os processos manuais, ao passo que aumentamos o foco no que realmente importa: as pessoas. 

Um colaborador feliz é o maior ativo que qualquer empresa pode possuir, conquistar a confiança e fazer o candidato se apaixonar pela organização é o primeiro passo rumo ao sucesso. 

Quais são os pontos chave da experiência do candidato? 

1 - A atração: a primeira interação do candidato com sua empresa, geralmente, ocorre por meio das redes sociais, sites de empregos ou anúncios online.  

É nesse processo de recrutamento e seleção em que a jornada do candidato começa. É o primeiro contato do candidato com a empresa, por isso prefira desenvolver anúncios de emprego que descrevem o que as pessoas devem realizar no cargo, em vez de constar apenas uma lista de qualificações que devem ter. 

Garante que os seus anúncios sejam facilmente encontrados e sejam completos, com o máximo de informação para economizar o tempo e o esforço dos seus candidatos. Ao realizar esse primeiro passo, saiba que você está no caminho certo para construir uma experiência positiva. 

2 - Candidatura: Se houver um formulário, ficha de inscrição ou qualquer outro método, como e-mail, reuniões online ou presencial, aplicativo de mensagens, entre outros, que você utilize para recrutar, dê instruções compreensíveis e concisas aos candidatos para o preenchimento. A descrição do cargo e as instruções são essenciais para que o candidato decida se deve ou não se inscrever para a vaga. 

3 - Comunicação: É muito frustrante se inscrever para algo e não obter resposta, não é mesmo? Você já passou por uma situação assim? 

A ansiedade, o medo, vergonha de não ser aprovado só faz com que o profissional crie um bloqueio com a empresa. A falta de comunicação do empregador é uma das coisas mais frustrantes para o candidato durante um processo de recrutamento. 

De acordo com um estudo da CareerBuilder, os candidatos esperam comunicações proativas, transparentes e frequentes dos empregadores. Dado o atual ambiente de contratação, 43% dos funcionários dizem ter expectativas mais altas sobre como os empregadores os tratarão como candidatos.

4 - Feedback: O candidato foi selecionado para a vaga? Ótimo! Agora cabe ao recrutador ou empregador dar atualizações regulares sobre o status de sua contratação, é preciso mantê-los envolvidos no processo. Independente do formato, a comunicação é a chave principal durante todo o processo. 

O estudo da CareerBuilder também constatou que quase um em cada cinco funcionários (19%) deseja receber feedback sobre seu desempenho uma vez por mês ou com mais frequência. E, quando questionados sobre a experiência de integração que tiveram nos primeiros 60 dias de sua empresa, 72% dizem que provavelmente indicariam um amigo para a mesma organização.

5 - Entrevista: Uma das principais etapas do recrutamento, é a melhor maneira de conhecer os candidatos e avaliar se eles realmente são adequados para o cargo e para a sua empresa. 

Aproveite para fazer com que o profissional conheça um pouco melhor a sua empresa, é o momento de convencê-los a ingressar na sua organização. Outro ponto importante desta etapa é informar sobre o processo de entrevista com antecedência, assim ele poderá se preparar e aproveitar a oportunidade para mostrar suas habilidades profissionais e interpessoais.

6 - Onboarding: É a fase final da experiência do candidato. Essa é uma prática de integração utilizada por muitas empresas, para os novos colaboradores que estão começando a sua jornada naquele ambiente de trabalho. Nesse momento, são apresentados comportamentos, habilidades e expectativas criadas pela empresa, em relação ao novo colaborador. 

Geralmente, esse evento é feito no primeiro dia de trabalho da nova pessoa, para alinhar com eles as demandas da semana e acompanhar todo o trabalho da empresa por uma semana ininterrupta. Essa prática cria a sensação de pertencimento, na relação colaborador x empresa! 

7 - Análise: Para melhorar continuamente a experiência do candidato, analise as etapas, modificando os processos quando necessário, compreender o comportamento dos seus candidatos é uma ótima ferramenta para entender e organizar seu canal de recrutamento e seleção. 

Estratégias para melhorar a experiência do candidato

O mesmo estudo já citado, chegou à conclusão que a experiência do candidato fala muito sobre a experiência do colaborador. 68% dos funcionários acreditam que sua experiência como candidato reflete como a empresa trata seu pessoal.

Ao seguir uma estratégia eficaz de integração, você poderá aumentar a confiança de seu novo recruta e prepará-lo para o sucesso a longo prazo. 

Separamos algumas estratégias que você pode implementar para melhorar a experiência do candidato em sua empresa:

1 - Ferramentas de entrevista: As entrevistas cara a cara são sempre relevantes, porém é necessário oferecer entrevistas por videoconferência. As entrevistas em vídeo tornam o processo de recrutamento mais objetivo e orientado por dados, sabendo que o mesmo conjunto de perguntas está sendo feito, avaliando se o profissional está alinhado com a cultura da sua empresa.

2 - Integração do candidato: a jornada da experiência é mais do que conduzir uma boa entrevista de emprego. Portanto, se o candidato foi pré-selecionado, mas ainda não foi contratado, fique em contato e ofereça um feedback contínuo sobre o processo.

Cada uma dessas etapas chave contribui para moldar a percepção sobre a empresa, até a contratação ser efetivada. Um processo de onboarding tranquilo e estruturado que permite o profissional vislumbrar seu futuro na empresa, no local de trabalho, conhecer as equipes que passarão a fazer parte da sua rotina, faz uma grande diferença.

3 - Orientação: A transição de candidato para colaborador produtivo e integrado nos processos da empresa não ocorre do dia para a noite, é preciso que esse profissional se sinta confortável em seu novo ambiente de trabalho e compreenda plenamente os contornos de suas missões, suas tarefas, atividades e rotina diária de trabalho. 

Designe algum colaborador com mais tempo de casa, e de preferência, do mesmo setor que o novo integrante do time para acompanhar o progresso, tirar dúvidas, ser como um “padrinho”. 

Esse período de orientação é essencial para fazer com que o recém-chegado sinta que é esperado e bem-vindo.

Vamos criar a experiência perfeita para o seu candidato e encantá-lo do começo ao fim? 
 
O processo de Recrutamento e Seleção deve ser assertivo, quando uma empresa não dá atenção a esse processo ou comete falhas, é muito comum que um profissional não qualificado ocupe uma vaga em sua empresa, gerando vários prejuízos. 

Se você quer evitar prejuízos, perda de dinheiro e tempo, melhorar as etapas e criar uma jornada que preencha lacunas e proporcione uma experiência memorável aos seus candidatos, fale com a gente, nós podemos te ajudar em todas as área de Recursos Humanos e Negócios!