Empresas têm alma?

por Trianon RH e Negócios | 28/11/23

Empresas têm alma?

O movimento de empresas com alma refere-se a uma abordagem de gestão e negócios que coloca um foco forte em valores, especificamente, responsabilidade social e uma cultura organizacional que vai além dos aspectos puramente financeiros. 

Esse movimento busca humanizar as organizações, mas sem deixar de lado os resultados, confirmando que as empresas não são apenas entidades econômicas, mas também têm uma missão para melhorar a sociedade como um todo, gerando resultados econômicos, empregos e transformação. 

O que é a alma da organização? O que é esse novo movimento nas empresas que gera cada vez mais resultados e se tornou a principal ferramenta para organizações que desejam se manter relevantes através do tempo?

Continue a leitura!  

A alma da organização 

A alma pode ser interpretada de várias maneiras. Em certos momentos, pode ser até utilizada como uma metáfora filosófica, usada para expressar a identidade única, valores, cultura e propósito que caracterizam uma organização. 

Essa metáfora destaca a ideia de que uma empresa não é apenas uma entidade legal ou uma estrutura organizacional, mas algo mais profundo e significativo.

Nós acreditamos que a cultura é a “alma” da organização, representando seus valores fundamentais, crenças e suposições compartilhadas.

Além disso, empresas com alma são aquelas capazes de aprender e se adaptarem continuamente. Por isso, é tão importante uma visão compartilhada e sistêmica de práticas que promovam a aprendizagem e desenvolvimento individual. 

O RH e os líderes da organização possuem um papel estratégico essencial na construção de uma cultura que impulsiona o desempenho organizacional. Essa cultura pode ser vista como a “alma” que motiva e orienta os colaboradores.

Hellinger, fundador da constelação familiar e organizacional, propõe que as organizações tenham uma "alma" formada por suas relações, orientações e lideranças. Na constelação empresarial, são exploradas dinâmicas ocultas que podem afetar o equilíbrio e o bem-estar organizacional.

Sombra e luz: as diferentes partes da alma

Cultura organizacional

A alma de uma empresa pode estar associada à sua cultura organizacional. Isso inclui os valores, normas, tradições e comportamentos partilhados pelos membros da organização. 

A cultura organiza as interações internas, moldando-se à maneira como os funcionários se relacionam entre si e como a empresa se relaciona com o mundo exterior.

Propósito ou missão

A alma também pode representar o propósito ou missão fundamental da empresa. Isso vai além de simplesmente buscar lucro; envolve a razão mais profunda da existência da empresa, o impacto que ela deseja ter na sociedade e as metas que a impulsionam.

Valores fundamentais

Os valores fundamentais são princípios éticos que orientam as decisões e ações da empresa. Esses valores são parte integrante da "alma", moldando a maneira como a empresa conduz seus negócios e se relaciona com partes interessadas.

Conexões humana, história e experiências compartilhadas

Nas empresas sistêmicas, a alma pode ser vista como a consciência que permeia toda a organização. Cada parte da empresa contribui para o todo, as ações de uma parte podem impactar as outras, por isso sempre trabalhamos em todo o nível de consciência da organização para alcançar um objetivo comum. 

Empresas com alma adotam uma perspectiva mais abrangente para posicionar as pessoas adequadamente, alinhando o campo informacional individual com o contexto organizacional da organização.

Quando um empresário não enxerga o todo, ele se torna egocêntrico. Quando as pessoas não estão alinhadas a essa visão, surgem problemas cotidianos. Como o RH pode lidar com isso? Como pode treinar as pessoas para elevar a consciência delas? Se não houver uma conexão com o que é externo e interno, o RH não pode ser um agente eficaz de solução e transformação da consciência organizacional.

Desperte a liderança estratégica que está adormecida em sua empresa! 

As empresas com alma estão se destacando no mercado. Elas são guiadas por uma missão clara e valores fortes, que orientam suas decisões e ações. Chegou o momento de se perguntar: qual é a minha visão? Qual é o meu propósito? Qual é a diferença entre esses conceitos?

Quando bem definidos, a visão, a missão, o propósito e os valores são ferramentas poderosas de alinhamento e controle. Eles ajudam a empresa a se concentrar em seus objetivos e a tomar decisões consistentes com sua identidade.

No entanto, esses conceitos são dinâmicos e estão sempre em evolução. Por isso, é importante revisá-los regularmente para garantir que eles ainda estejam alinhados com a realidade da empresa. 

Essa revolução, começa com a liderança estratégica da organização, responsável por cascatear essas informações e inspirar todos os stakeholders a compartilharem a missão, o propósito, a alma da empresa! 

Liderar não é apenas uma posição, mas uma jornada de constante aprendizado, crescimento e aprimoramento. 

A Trianon RH e Negócios está preparada para te auxiliar a despertar a liderança em sua empresa e, assim, alinhar objetivos e alcançar resultados. Nossos serviços abrangem desde consultoria em recursos humanos até soluções estratégicas para impulsionar o desenvolvimento do seu negócio.