Employer Branding: o que é e qual a sua importância para as empresas?

por Trianon RH e Negócios | 12/01/23

Employer Branding: o que é e qual a sua importância para as empresas?

O Employer Branding, ou marca empregadora, é uma estratégia de marketing que se tornou um conceito-chave para o RH. Essa estratégia é desenvolvida para gerar uma percepção positiva sobre a empresa enquanto local de trabalho. 

Graças ao employer branding é possível criar estratégias para atrair e reter os melhores profissionais do mercado. Além disso, ajuda a recrutar os candidatos que atendam as expectativas da empresa e vice-versa. 

Employer Branding: definição

O termo marca empregadora, refere-se às estratégias que podem ser desenvolvidas com o objetivo de reforçar a atratividade de uma empresa, ou seja, reforçar que a organização é um ótimo lugar para trabalhar. 

Na área de RH, essa estratégia funciona como uma estratégia de marketing para atrair os melhores candidatos do mercado, afinal, toda empresa deseja ter um quadro de colaboradores comprometidos com o sucesso do negócio.

Trabalhar em sua marca empregadora é de fato, desenvolver ações que vão te diferenciar da concorrência e incentivar os candidatos a trabalharem com você e não em outro lugar. 

Antes de se candidatar para qualquer vaga, os candidatos buscam informações sobre a empresa: qual é a cultura da empresa? Quais são seus valores, seu ambiente de trabalho? Seu tipo de gestão?

Falar sobre employer branding é falar sobre o coração do recrutamento em uma empresa.

Por que investir nessa estratégia? 

Com as rápidas mudanças, a transformação digital, uma geração nova entrando no mercado de trabalho e a alta competitividade por profissionais capacitados, empresas que não focam em desenvolver a sua marca empregadora não chamam a atenção dos profissionais de destaque. 

Diversas pesquisas já comprovaram que funcionários satisfeitos são mais comprometidos, leais, criativos e produtivos!

Ter um employer branding estruturado permite que a sua empresa seja notada e reconhecida. Você já utiliza o LinkedIn? Ele se tornou a maior rede social profissional do mundo e conecta profissionais a vagas de emprego. Uma pesquisa sobre os candidatos e as vagas de empregos ofertadas na plataforma constatou que cerca de 75% das pessoas pesquisam detalhes e características da empresa antes de se inscrever e concorrer a vaga.  

Essa pesquisa também chegou às seguintes conclusões: 

1 - A reputação como empregador é tudo, se você tiver uma boa reputação, os principais candidatos querem trabalhar para você e os funcionários querem ficar. Se você tiver uma má reputação, isso pode custar muito caro para a empresa; 

2 - Os empregadores que não investem em employer branding podem chegar a pagar até US $4.723 a mais por funcionário contratado, e metade dos candidatos nem mesmo considera trabalhar para uma empresa com uma má marca empregadora, não importa quão alto seja o salário oferecido.

Mesmo que haja uma necessidade de emprego, o bom profissional raramente irá trabalhar em uma empresa que ofereça uma má reputação e, mesmo que ele aceite, pode acontecer que em pouco tempo esse profissional deseje sair da empresa, causando prejuízos ao empregador por ter realizado uma contratação inadequada

Os benefícios de uma marca empregadora forte

Com a transformação digital, muitas empresas perceberam que não é mais possível ter sucesso apenas operando nos padrões tradicionais. 

Quem investiu em sua marca empregadora desde o surgimento do conceito, já colhe os frutos dessa estratégia e muitas vezes, já possui o tão sonhado título de “melhor lugar para trabalhar”. 

Investir no employer branding permite que a sua empresa: 

1 - Atraia e retenha talentos 

Esse é o principal benefício de investir no employer branding. Pense em sua empresa como um motor: os colaboradores são as peças e engrenagens principais que fazem o motor se mover, seja mais rápido ou mais devagar, rumo aos objetivos da empresa. 

São vários exemplos, como o Google que recebe mais de 2,5 milhões de candidatos por ano, a Ambev que possui o título de uma das melhores empresas para se trabalhar por acompanhar, criar e aprimorar talentos, entre outros. 

O que percebemos em comum entre essas empresas, é que os profissionais que estão fora, têm interesse em ingressar e os que já estão dentro, continuam com energia para dar o seu melhor e continuar focando no sucesso do negócio. 

2 - Reduza os custos de recrutamento 

O recrutamento é um processo que demanda muita atenção, afinal, todo o investimento depositado em um candidato pode ser perdido se esse colaborador se mostrar inadequado para o cargo. 

A empresa não arca apenas com prejuízos financeiros, mas também de tempo de pesquisa, pré-seleção, reunião, escolha do candidato, ou seja, selecionar o candidato inadequado é ter que reinvestir recursos, reiniciar o processo de recrutamento e de treinamento. 

O Employer Branding oferece um excelente custo-benefício por incentivar que:

1) funcionários satisfeitos permanecem mais tempo na empresa e se esforcem para oferecer uma mão de obra de qualidade; 

2) os candidatos ideais sejam contratados com base nas expectativas da empresa; 3) motivar os colaboradores que já estão na empresa a investir na própria qualificação por saberem que a empresa valoriza um perfil bem desenvolvido. 

3 - Fortaleça o marketing da empresa

Ao focar no marketing para atrair e reter os melhores talentos, a sua empresa também fortalece o seu posicionamento na mente dos consumidores. 

Mostrar o dia a dia da empresa, o ambiente de trabalho, entre outras ações, além de atrair talentos que desejam trabalhar também gera conexão com seus clientes, fazendo com que a organização se destaque cada vez mais no mercado, utilizando o poder das redes sociais e da internet. 

Resumindo, investir no employer branding possibilida:

- Recrutamento mais fácil: boa estratégia de RH;
- Retenção de longo prazo: satisfação e eficiência dos funcionários;
- Engajamento da equipe: motivação e envolvimento;
- Produtividade geral: melhores resultados, menores custos, menor rotatividade;
- Divulgar a empresa no geral, seja para possíveis candidatos ou para os clientes que criarão um vínculo de conexão ainda maior com a organização. 

Como fortalecer sua marca empregadora?

Fortalecer a sua marca empregadora exige dedicação e amor pela empresa, você precisa investir tempo, recursos e energia para continuar fortalecendo o employer branding. Você pode começar pelos seguintes passos: 

- Mostre os diferenciais da sua empresa, como é a sua equipe e seu relacionamento com os clientes. Isso certamente convencerá e motivará os candidatos em potencial;

- Enfatize o crescimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores durante o processo de recrutamento. Investimentos em treinamento e coaching fazem a diferença para novos talentos;

- Os melhores talentos preferem empresas que permitem que seus funcionários evoluam, mostre como isso ocorre em sua empresa, divulgue os colaboradores destaque do mês, entre outros. 

- Desligamentos sempre ocorrem. Neste caso, é importante não só gerir este desligamento de forma cortês e respeitosa, mas também é um ótimo momento para recolher o feedback do colaborador e melhorar seus processos operacionais através desse feedback.

A Trianon RH e Negócios pode te ajudar com todos os processos de recrutamento e seleção!

Se o foco da sua empresa é contratar os melhores profissionais do mercado, implantar a metodologia GPTW (Melhores Lugares para Trabalhar) e montar uma equipe de alta performance, entre em contato e saiba como podemos te ajudar!