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Como você transmite sua Cultura?
por Trianon RH e Negócios | 28/03/24
O sucesso de um negócio depende da capacidade do empreendedor de se rodear de pessoas que o ajudarão a concretizar a sua visão, mas sobretudo da sua capacidade de as mobilizar e fidelizar, seja colaboradores, parceiros e/ou clientes.
Uma organização é impulsionada por dinâmicas culturais, às vezes imperceptíveis à primeira vista. Essas dinâmicas não estão ocultas porque líderes e gestores tentam escondê-las, mas sim porque exigem uma compreensão específica para serem discernidas.
Da mesma forma que somos moldados pelo grupo, também moldamos o grupo, criando um ciclo contínuo de influência mútua. Por isso, hoje queremos explorar como você transmite a sua cultura e se a sua mensagem está sendo bem recebida.
Transmitir significa densificar a cultura
As culturas organizacionais são construídas como expressões coletivas das necessidades sociais e psicológicas dos grupos. Portanto, os líderes precisam entender e utilizar essas dinâmicas sociais para moldar e transmitir a cultura de sua empresa de forma responsável, visando sempre atingir seus resultados e criar a sinergia no ambiente de trabalho.
Um ponto que muitos gestores esquecem é de reconhecer a influência do desejo humano de pertencimento e integrá-lo à estratégia cultural, transmitir a cultura é densificá-la ao solidificar os vínculos.
A sociologia revela que as interações humanas começam com duas pessoas se encontrando. Cada interação é guiada por um conjunto invisível de regras culturais que determinam como devemos agir e reagir. Se essas regras fossem visíveis, todos os “estrangeiros” em uma nova cultura agiriam como os locais.
Assim como uma nação usa rituais para fortalecer a identidade nacional, as empresas podem estabelecer rituais que reforcem seus valores e missão. Esses rituais, repetidos regularmente, fornecem uma estrutura para os funcionários e reduzem a incerteza, promovendo um senso de pertencimento e continuidade.
Os símbolos visuais e auditivos, como logotipos e música de marca, desempenham um papel crucial na comunicação da identidade corporativa. Ao escolher símbolos que refletem os valores e a identidade da empresa, as organizações podem fortalecer sua cultura e criar associações positivas na mente dos funcionários e clientes.
Por fim, contar histórias autênticas e significativas é uma maneira poderosa de transmitir a identidade e os valores de uma empresa. Ao compartilhar histórias sobre os desafios enfrentados, os sucessos alcançados e os valores fundamentais, os líderes podem inspirar e envolver os funcionários, fortalecendo o vínculo entre eles e a organização.
Aspectos culturais que transmitem a cultura de sua empresa
Cada cultura organizacional é única, mas a forma de transmissão acontece no mesmo padrão. Você pode conferir mais sobre a importância de uma cultura sólida clicando aqui. Separamos os principais aspectos culturais que transmitem a cultura de sua empresa:
- Crenças: as crenças compartilhadas pelos membros da empresa podem se manifestar em sua missão, visão e valores organizacionais. Por exemplo, se uma empresa valoriza a inovação, suas políticas e práticas refletirão um ambiente que promove a criatividade e o pensamento disruptivo;
- Hábitos: os hábitos dentro de uma empresa podem ser evidentes em sua rotina diária de trabalho, procedimentos operacionais padrão e práticas de gestão. Por exemplo, se uma empresa valoriza a eficiência, pode promover o uso de ferramentas e tecnologias que otimizam processos e aumentam a produtividade.
- Normas comportamentais: as normas de comportamento organizacional podem ser estabelecidas por meio de políticas de recursos humanos, códigos de conduta e expectativas de desempenho. A empresa que valoriza a colaboração pode promover um ambiente de trabalho onde a comunicação aberta e o trabalho em equipe são incentivados.
- Liberdade: o nível de liberdade individual dentro de uma empresa pode ser refletido em sua cultura de liderança e gestão. Por exemplo, uma empresa que valoriza a autonomia e a tomada de decisões descentralizadas pode adotar uma abordagem de liderança participativa e empoderamento dos colaboradores, além de encorajá-los a tomar iniciativa e assumir responsabilidades em seus projetos e tarefas.
- Vestuário: as normas de vestuário dentro de uma empresa podem refletir sua cultura organizacional e valores. Uma empresa com uma cultura mais formal pode ter um código de vestimenta corporativo, enquanto uma empresa com uma cultura mais descontraída pode permitir uma maior variedade de vestuário.
3 pontos essenciais que devem ser trabalhados para transmitir sua cultura
Antes de apresentar três pontos que devem ser trabalhados, é preciso relembrar:
- Os principais elementos da cultura são símbolos, linguagem, normas e valores;
- A comunicação é o que possibilita a interação social eficaz e influencia a forma como as pessoas concebem a sua cultura. Essa comunicação deve ser verbal e também não-verbal, por exemplo, pintar a missão, visão e valores da empresa na parede para sempre relembrar as pessoas que utilizam o espaço e as motivarem.
1º ponto: estabelecer rituais e cerimônias
É extremamente necessário e eficaz de reforçar e comunicar os valores e práticas fundamentais da empresa. Esses rituais podem variar desde recompensas regulares pelo bom desempenho até eventos mensais para celebrar as conquistas da equipe. Desde premiar os colaboradores, organizar almoços mensais para reconhecer e celebrar o desempenho do mês anterior são formas de estabelecer rituais que reforçam a cultura organizacional.
Esses rituais não apenas destacam a importância dos valores da empresa, mas também promovem um senso de pertencimento e comunidade entre os funcionários. Eles servem como lembretes tangíveis dos objetivos e expectativas da empresa, ajudando a alinhar e motivar a equipe em direção aos objetivos comuns.
2º ponto: recrutamento estruturado
Esse é um passo fundamental na transmissão da cultura corporativa. Uma coisa é certa: mesmo que o seu candidato tenha se sentido atraído pelo que a sua empresa oferece antes de se candidatar, a sua cultura corporativa deve brilhar em todas as fases do recrutamento. Isso permitirá que você e o novo funcionário garantam que os valores da empresa correspondam a eles e que se sintam bem ali.
3º ponto: cultura corporativa de longo prazo
A cultura corporativa não é estática, mas sim dinâmica e evolutiva. Cada novo colaborador traz consigo suas próprias experiências e perspectivas, contribuindo para enriquecer e moldar a cultura da empresa ao longo do tempo.
Essa evolução pode envolver a adoção de novos processos, a introdução de novos hábitos ou até mesmo o abandono de práticas desatualizadas. O importante é que a cultura corporativa continue refletindo os valores essenciais da empresa e permaneça relevante para sua equipe e contexto atual.
O caminho para o sucesso sustentável: integre a visão sistêmica em sua empresa
Dar vida a uma cultura corporativa só é possível através do movimento de solidificar a estrutura de uma cultura que os seus colaboradores, parceiros e clientes conhecem e apreciam: esta é a chave do sucesso. Pergunte-se, entre outras coisas, que tradições pretende estabelecer e como pretende inspirar as pessoas a curto, médio ou longo prazo.
Gerenciar uma organização hoje, mais do que nunca, envolve a capacidade de enfrentar a incerteza e a prática da intuição fundamentada. O pensamento sistêmico é uma abordagem que permite distanciar-se dos seus próprios padrões mentais para poder dar uma resposta realmente criativa e inovadora a velhos problemas.
Empresas com alma adotam uma perspectiva sistêmica para posicionar as pessoas adequadamente, alinhando o campo informacional individual com o contexto organizacional da empresa.
Essas empresas já se destacam em nossos dias atuais, mas no futuro manter essa abordagem será essencial para a perpetuação dos negócios. Você já está nesse movimento?
Conte com a Trianon RH e Negócios nesta jornada rumo ao sucesso e prosperidade da sua organização.