Como utilizar o Círculo Dourado na Liderança?

por Trianon RH e Negócios | 04/07/23

Como utilizar o Círculo Dourado na Liderança?

A liderança é um assunto que move muitos debates no mundo corporativo. Como ser um bom líder? Como inspirar as equipes a entregar sempre os melhores resultados? 

Lideranças inspiradoras alcançam melhores resultados, várias pesquisas atestam que as lideranças assertivas geram resultados positivos tanto para a equipe quanto para a empresa. 

Sabemos da importância de uma liderança assertiva, mas também vemos muitos líderes despreparados para assumir essa responsabilidade. Afinal, a liderança não é para amadores e um líder despreparado pode causar grandes transtornos. 

O Círculo Dourado da Liderança é um conceito desenvolvido pelo autor e palestrante Simon Sinek, que enfatiza a importância de começar com o "porquê" antes de se concentrar no "como" e no "o quê". Aplicar essa metodologia em sua empresa pode transformar os seus resultados. 

Continue a leitura e entenda o que é o Círculo Dourado e como utilizá-lo na Liderança. 

Comece pelo Porquê

Mais de uma década atrás, Simon Sinek iniciou um movimento que inspirou milhões a exigir propósito no trabalho, a perguntar qual era o PORQUÊ de sua organização. Desde então, milhões foram tocados pelo poder de suas ideias, e essas ideias permanecem relevantes e oportunas como sempre.

O livro Comece pelo Porquê se tornou um grande sucesso inspirador, Simon Sinek nos mostra que os líderes que tiveram a maior influência no mundo pensam, agem e se comunicam da mesma maneira - e é o oposto do que todo mundo faz. Sinek chama essa poderosa ideia de Círculo Dourado e fornece uma estrutura sobre a qual as organizações podem ser construídas, os movimentos podem ser liderados e as pessoas podem ser inspiradas. E tudo começa com o PORQUÊ.

A abordagem revolucionária de Simon Sinek, conhecida como "Círculo Dourado", oferece uma maneira inovadora de aprimorar a comunicação e liderança em sua empresa. Essa ferramenta possibilita às empresas aperfeiçoar ou até mesmo reavaliar sua estratégia de marketing de marca.

O Círculo Dourado é amplamente utilizado por grandes empresas. Esse poderoso processo, o Círculo Dourado, permitirá que você se destaque, fortaleça suas missões e visão, inspire indivíduos e, consequentemente, desenvolva uma estratégia de fidelização altamente eficaz.

Os três componentes do Círculo Dourado 

A metodologia do Círculo Dourado acontece através de três componentes. Três questões que a sua empresa deve responder para iniciar uma transformação e se beneficiar das vantagens do Círculo Dourado:

1. O Porquê: a razão de ser. 
2. O Como: as ações a serem realizadas.
3. O quê: os produtos ou serviços oferecidos. 

De acordo com a Teoria do Círculo Dourado, as empresas mais inspiradoras comunicam inicialmente o seu "Porquê" antes do "O quê" e do "Como". Ao começar com esse elemento central, as marcas têm a capacidade de inspirar seus colaboradores, clientes e comunidades, auxiliando-os a compreender a missão e a visão da empresa.

É importante ressaltar que esses três fundamentos são complementares e, portanto, inseparáveis para uma estratégia eficaz. Agora, vamos explorar a metodologia utilizada para unir todos esses aspectos.

Como preencher o Círculo dourado? 

1. Defina o porquê, sua razão de ser  

Assim como o título do livro, Sinek destaca que tudo começa pelo porquê, esse é o primeiro elemento do Círculo Dourado. É um princípio que deve ser cuidadosamente concebido, desenvolvido e construído como ponto de partida para que todo o restante possa fluir de maneira lógica a partir dele.

Esse "porquê" define o propósito da empresa e se torna o seu cerne, capacitando-a a envolver emocionalmente todos os colaboradores. Ao disseminar o propósito em todas as áreas de atuação, a empresa pode unir um compromisso coletivo, garantindo que tanto sua missão quanto sua visão sejam compreendidas pelos colaboradores.

O "porquê" não é uma meta financeira, mas sim uma meta que estimula a ação. Na verdade, é a visão inspirada que impulsionou a mudança e a ação. Esse componente também pode ajudar a identificar possíveis pontos fracos no plano de ação. Por fim, ele incentiva reflexões sobre o impacto social ou ambiental que uma empresa pode gerar.

2. Desenvolva o como, sua gestão na equipe 

O componente do "como" desempenha um papel significativo no desenvolvimento da empresa. Ele engloba as ações a serem integradas para alcançar o propósito. O "como" busca promover a autonomia coletiva por meio de uma comunicação efetiva entre os diversos stakeholders.

Para colocar o "como" em prática, é importante atribuir funções específicas a cada colaborador, analisar suas necessidades e restrições, e apoiá-los por meio de treinamento especializado. 

Dominar as ferramentas digitais será um passo crucial para aumentar a eficiência e produtividade da empresa. Coletar ideias comuns e fornecer feedback podem auxiliar na criação de um fio condutor consistente.

Todas essas práticas fortalecerão a inteligência coletiva e possibilitarão a criação de um fio condutor sólido. Ao seguir esse processo do Círculo Dourado, sua empresa encontrará soluções para seus colaboradores e para potencializar os resultados.

3. Determine o quê, sua diferenciação cativante

O terceiro componente é "o que", ele é fundamental para uma empresa, pois confirma o objetivo estabelecido no início do processo. Ele tem um impacto ainda maior do que o "como", especialmente por meio da narrativa transmitida pela empresa.

O "o que" revela sua história, seus valores e transmite-os para os consumidores. “O que também” deve incorporar e reforçar um valor ético ao qual as possam se identificar cada vez mais. A Tesla Motors é um excelente exemplo disso, com seu foco em reduzir as emissões de gases de efeito estufa para um planeta mais limpo. A Trianon RH e Negócios, por exemplo, tem o foco em desenvolver pessoas e negócios para que tenham resultados em seus projetos, para que estejam sempre preparadas para enfrentar os desafios do mundo empresarial em constante evolução.

Para implementar o "o que" de maneira construtiva, compartilhe os valores da empresa. Essa terceira etapa se torna eficiente e tem um impacto social positivo quando todos os colaboradores compreendem a importância do "porquê" da organização.  

Ser líder em um mundo cheio de incertezas 

Liderar através da mudança começa no topo. Os líderes devem abraçar a mudança e entender que, no mundo em que vivemos, ela é constante. 

Utilize as sugestões acima para liderar em tempos incertos, você descobrirá que estará em uma posição melhor para enfrentar qualquer incerteza que surja em seu caminho com confiança.

Certifique-se de colocar tudo no lugar para manter sua energia, sua moral e sua mente elevada durante esse período, para que ela possa servir para você se transformar e crescer.  

Para te ajudar nessa jornada, vencendo as incertezas e transformando-as em oportunidades, nós oferecemos o serviço de Mentoria completo! Assim você terá acompanhamento, dicas, sugestões e muito mais para implementar estratégias, ferramentas de gestão, vendas e growth e focar no que realmente importa: o sucesso da sua empresa.