Como reduzir custos na sua empresa

por Trianon RH e Negócios | 27/04/23

Como reduzir custos na sua empresa

Em momentos de crise, as pequenas e médias empresas são as primeiras a serem afetadas. Para além de ter uma gestão financeira bem estruturada, é preciso saber cortar custos com estratégias para melhorar a lucratividade, o capital de giro e o fluxo de caixa.

O corte de custos pode se tornar uma prioridade em momentos de alta inflação, alta concorrência no mercado e tempos financeiros difíceis. Decidir quais despesas cortar, demanda atenção especial para não impactar negativamente a sua receita ou as operações da sua empresa, promovendo baixa produtividade. 

O maior desafio ao cortar custos é manter o fluxo de trabalho tranquilo e uma equipe completa e motivada e, assim, atingir os resultados desejados. 

Como realizar o corte de custos? Quais são os benefícios? Quais custos priorizar no momento do corte? Confira todas as nossas dicas a seguir e porque você deveria analisar o seu negócio e entender quais custos podem e devem ser reduzidos. 

O que significa corte de custos?

Atualmente, controlar os custos do seu negócio se tornou tão importante quanto aumentar a receita e a lucratividade. Manter os custos baixos também é uma vantagem comercial, uma vez que você terá maior margem para investir no desenvolvimento de sua organização. 

Existem algumas opções para manter o fluxo de caixa saudável e não comprometer o seu negócio, como aumentar os preços dos seus produtos e/ou serviços, adicionar novos produtos ao seu portfólio, conquistar mais clientes, todas as ações devem ser definidas no planejamento estratégico da empresa. 

Se esse não for o momento ideal para aumentar o preço dos seus serviços ou para colocar em práticas opções que demandam investimentos, chegou o momento de realizar uma análise minuciosa. 

Entenda quais despesas em sua empresa podem ser reduzidas, geralmente são os custos envolvidos para executar as operações diárias e fornecer bens ou serviços aos seus clientes.

Muitos empresários acreditam que a dispensa dos colaboradores é a melhor opção para reduzir custos, no entanto, existem várias maneiras de realizar essa redução antes de demitir pessoas da equipe e sobrecarregar os outros colaboradores. 

Confira agora 7 dicas para colocar em prática em sua empresa e reduzir custos que podem ser evitados ou que são desnecessários e estão atrapalhando o lucro do negócio. 

7 dicas práticas para reduzir os custos da sua empresa

1. Acompanhe rigorosamente suas despesas 

Antes de planejar qualquer ação é preciso ter consciência do momento presente da organização. Acompanhar rigorosamente as despesas é o primeiro passo para entender os custos e o histórico de gastos da empresa. 

Você pode manter uma planilha anual dividida por meses e sempre atualizada, esses dados te ajudarão a analisar o momento presente, o passado da organização e planejar o futuro. 

Acompanhar os custos deve fazer parte do seu dia a dia como empreendedor. 

2.  Reduza despesas recorrentes 

Imagine a seguinte situação: você deseja fazer uma reforma em sua casa, assim, você começa a acompanhar as suas despesas e a cortar os gastos supérfluos para economizar dinheiro e investir na reforma. 

Com a empresa deve acontecer o mesmo: revise regularmente as contas financeiras para encontrar quais locais você pode economizar, desde a energia, a água do ambiente de trabalho até mesmo o café, o plano de internet, pacotes de telefone, entre outros.

A dívida excessiva afeta a classificação bancária da empresa e influencia as taxas de juros caso seja necessário recorrer a empréstimos no futuro.

3.  Invista na habilidade de seus colaboradores

Essa dica pode parecer controversa, já que estamos falando sobre a redução de custos. Entretanto, quando a empresa está começando ou até mesmo já conta com uma equipe maior é importante investir nas habilidades dos colaboradores.

Identifique as pessoas mais competentes e eficazes da sua equipe, muitas vezes essa pessoa pode se tornar responsável por várias tarefas e tornar o trabalho eficiente sem que você agregue uma nova pessoa na equipe que irá realizar uma pequena função. 

4.  Elimine vantagens desnecessárias para reduzir os custos comerciais

Ao iniciar um negócio, muitos empreendedores acreditam que para competir com grandes empresas precisam oferecer benefícios e comodidades extras para atrair talentos para a equipe e mais clientes. 

Embora oferecer vantagens criativas seja muito interessante, não invista sem ter dinheiro para isso. Saiba quais ações você pode fazer sem comprometer o orçamento e o fluxo de caixa. 

Por exemplo, se você estiver gastando com festa para os colaboradores ou com brindes para seus clientes, considere fazer ações mais simples que não comprometam o seu orçamento, lembre-se que no futuro você terá fluxo de caixa e lucros para investir no crescimento do seu negócio. 

5.  Procure novos fornecedores ou renegocie 

Caso seus produtos ou serviços dependam de fornecedores, chegou o momento de rever se os seus fornecedores são os ideais ou se você está perdendo excelentes negócios. 

A economia de custos pode ser um diferencial quando você paga os melhores preços por produtos e serviços. É muito comum que um mercado ou nicho se expanda e você, então, consegue encontrar com maior facilidade opções de fornecedores do que quando você começou a sua empresa. 

Outra opção é conversar com os fornecedores atuais e renegociar o seu contrato, eles podem estar dispostos a oferecer descontos e promoções que vão te auxiliar a economizar muito dinheiro.

6.  Aposte na qualidade da entrega do produto ou serviço 

A qualidade vende! Quando você investe na qualidade do seu produto e/ou serviço e na entrega, um pós venda bem estruturado, tenha certeza que seus clientes ficarão satisfeitos, voltando a comprar da sua empresa e a indicando a amigos, familiares, entre outros. 

Construir um relacionamento com base na qualidade de entrega vai gerar uma reputação sólida para a sua empresa e permitirá que você aumente os preços de produtos e/ou serviços. O resultado é claro: receitas mais altas e resultados financeiros mais saudáveis.

7. Terceirize processos e tarefas de forma eficaz 

Um parceiro de terceirização para ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio é uma ótima alternativa para operar com um orçamento apertado. 

Através da terceirização, você poderá concentrar seu tempo e energia nas principais atividades do seu negócio sem a despesa de contratar um funcionário em tempo integral.

Não tente fazer tudo sozinho, a terceirização pode ajudá-lo a otimizar custos e a lidar com suas necessidades específicas com eficiência, limitando as despesas com funcionários internos e concentrando o dinheiro limitado do negócio em outras despesas importantes.

Quais são os benefícios de cortar custos? 

Realizar uma redução de custos nem sempre é fácil. Principalmente, quando a sua empresa está com dificuldades financeiras para permanecer no mercado. 

Ou a sua empresa não está com dificuldades, mas você deseja reduzir custos desnecessários para investir ainda mais em seu desenvolvimento e expansão. Por isso, analisar a sua organização com as dicas que trouxemos acima, e reduzir custos permite: 

- Cortar despesas excedentes que podem comprometer o seu fluxo de caixa no futuro, garantindo a saúde financeira da sua empresa;
- Permite ter mais caixa para investir na melhoria de seus produtos e/ou serviços, além de permitir uma expansão;
- Você poderá investir em terceirização ou expansão da sua equipe, além de treinamentos e desenvolvimento pessoal para que cada pessoa da sua equipe seja motivada e produtiva; 
- Reduzir custos pode aumentar o seu investimento em marketing e vendas, duas ações essenciais para gerar receita; 
- Aumentar a sua margem de lucro;
- Por último, caso seja seu objetivo, ao reduzir custos você consegue realizar promoções e abaixar os preços dos seus produtos e serviços, se diferenciando da concorrência e atraindo um público maior. 

Reduzir custos é um processo constante que exige atenção, entretanto seus benefícios podem ser notados em toda a organização: você utiliza seus investimentos de forma eficaz e cria mais oportunidades de crescimento futuro.

Concentre-se no que é importante para a sua empresa, sucesso! 
 
Você, empresário, precisa de ajuda para tomar alguma decisão? Ou precisa de um novo olhar sobre o seu negócio?

Se os processos da sua empresa estão demandando demais de você, conte com uma Consultoria eficiente e inovadora.

Independentemente se a área é de Negócios ou de Recursos Humanos, oferecemos serviços totalmente voltados para que você tenha mais tempo para o que realmente importa.

Através da nossa Consultoria conseguimos rapidez no alcance dos resultados empresariais, melhoria do desempenho, economia de recursos, aumento da produtividade e muito mais!