Como lidar com conflitos da equipe?

por Trianon RH e Negócios | 21/11/23

Como lidar com conflitos da equipe?

Enquanto os gestores não foram devidamente treinados na gestão de relações e equipes, e as organizações não promoverem autonomia, responsabilidade, reconhecimento e confiança, a mediação sistêmica continuará a ser uma ferramenta avançada para gestores e profissionais de RH, permitindo evitar crises dispendiosas e recuperar a harmonia para que a organização cresça de forma saudável. 

A mediação sistêmica é uma abordagem eficaz para compreender e resolver conflitos nas empresas, proporcionando uma leitura relacional e interativa das situações de conflito. 

Você possui muitos conflitos em sua equipe? Então, continue a leitura e compreenda como a visão sistêmica pode auxiliar na resolução de conflitos em uma equipe. 

A abordagem sistêmica na resolução de conflitos 

Os gestores são peças-chave em uma organização, sendo o motor que impulsiona. Quando o sistema falha, isso se torna visível e preocupante para a empresa, afetando sua imagem e desempenho. 

As relações humanas são essenciais nos sistemas organizacionais e os conflitos são uma realidade constante que precisamos aprender a lidar. 

A liderança baseada na abordagem sistêmica se concentra em liberar esses conflitos, pois a boa vontade e a consciência muitas vezes não são suficientes para desbloquear situações complexas.

Fusões e reestruturações, chegada de novos líderes, reorganizações, abordagens em rede, crises e mudanças estratégicas, foco excessivo em resultados e oportunidades de carreira, falta de reconhecimento, são fatores que podem gerar conflitos, trazendo consigo agressividade, jogos psicológicos, sabotagens e disfunções ao sistema. 

A mediação sistêmica, como complemento ou alternativa ao coaching, pode ser indicada para solucionar conflitos entre gestores, equipes ou entre gestores e subordinados. As técnicas são variadas e devem ser adaptadas a cada situação. Na abordagem sistêmica, trata-se de um trabalho eficaz nas relações para transformar sistemas que tendem a resistir à mudança.

Uma das condições para o sucesso é a paridade entre os envolvidos, pois "para fazer a guerra, basta um, mas para fazer a paz, é preciso dois". A mediação sistêmica é essencial para orientar os envolvidos no conflito a superarem a crise e o sofrimento associado ao problema enfrentado. 

A abordagem sistêmica é especialmente eficaz para lidar com problemas complexos e interconectados. Por que isso acontece? 

Porque em vez de tratar apenas os sintomas superficiais, busque identificar as raízes dos desafios e encontrar soluções difíceis.

A independência sistêmica se adapta bem ao comportamento de liderança de alguém porque permite uma compreensão mais completa e profunda das complexidades e dinâmicas de uma organização. 

Ao adotar essa abordagem, um líder é capaz de fomentar a colaboração, tomar decisões mais informadas, antecipar e gerenciar mudanças, promover a adaptação e construir relações fortes. 

A mediação sistêmica ao serviço da empresa

A mentalidade sistêmica é altamente relevante para o comportamento de liderança e dos líderes que já pensam no futuro da empresa, pois fornece uma compreensão abrangente e integrada das complexidades organizacionais, permitindo que os líderes tomem decisões mais informadas e estratégicas.

Vamos compreender um pouco mais sobre a abordagem sistêmica? 

O que é abordagem sistêmica? Essa é uma ótima pergunta!

A abordagem sistêmica enxerga a organização como um todo integrado, onde diversos elementos e subelementos se interagem dinamicamente para alcançar um objetivo comum. Esse conjunto faz parte de vários outros grupos e sistemas.

Um sistema é composto por elementos que interagem de forma dinâmica, todos organizados com um propósito definido.

Por exemplo, o departamento de recursos humanos. Ele abrange várias divisões, como recrutamento, treinamento, folha de pagamento, entre outras. O RH está conectado não apenas ao departamento em que está inserido, mas também à empresa como um todo. E por sua vez, a empresa faz parte de um setor de atividade, de uma região geográfica, e assim por diante. A abordagem sistêmica nos ajuda a compreender essa complexidade de relações.

Olhar para o negócio como um sistema oferece diversas vantagens:

- Permite analisar as interações e os papéis de cada pessoa de forma mais abrangente;
- Possibilidade de revisitar experiências negativas, especialmente mediante feedback, já que os eventos refletem o movimento do sistema;
- Encoraja-se a adotar uma perspectiva mais ampla para imaginar abordagens inovadoras;

Cada alteração nas interações tem um impacto no sistema como em todo. Os conflitos também impactam o sistema de uma organização! 

Resolver conflitos a partir da abordagem sistêmica envolve uma compreensão profunda das dinâmicas e interações presentes no sistema em questão, por exemplo: 

- Entenda os papéis desempenhados por cada pessoa envolvida no conflito. Isso pode incluir não apenas os envolvidos diretamente, mas também outras partes do sistema que podem estar influenciando a dinâmica;
- Estabeleça um ambiente propício para o diálogo e o feedback. Encoraje as partes a expressarem suas preocupações, emoções e perspectivas de forma respeitosa;
- Ao buscar soluções, leve em consideração o impacto que elas terão em todo o sistema. Considere como as mudanças propostas afetarão não apenas os envolvidos diretamente, mas também outras partes do contexto;
- Fomente a ideia de que todos no sistema têm uma responsabilidade compartilhada na resolução de conflitos e na manutenção de relações saudáveis;
- Após implementar soluções, avalie os resultados e observe como o sistema está respondendo às mudanças. Esteja preparado para fazer ajustes, se necessário;
- O gestor pensa na função antes de pensar no indivíduo. A própria liderança pertence ao sistema e não ao líder. Assim, um gestor com inteligência sistêmica delega com facilidade e deposita confiança em suas equipes. O ego perde o controle.

Lembrando sempre que cada situação é única, a abordagem sistêmica oferece uma perspectiva holística que considera o sistema como um todo, em vez de focar apenas nos elementos individuais.

Desenvolva a liderança do futuro em sua organização 

Confrontadas com o mundo de hoje e com as situações de mudança, as empresas devem ser flexíveis para permanecerem eficientes.

E se a lucratividade da sua equipe dependesse, em última análise, de outro serviço? O conhecimento perfeito das interações entre os diferentes polos leva a considerar a resolução de problemas de forma mais ampla. Estão surgindo soluções inovadoras, e a abordagem sistêmica é, sem dúvidas, a necessária para um futuro bem-sucedido e próspero. 

A Trianon RH e Negócios está preparada para te auxiliar a fortalecer suas habilidades de liderança com a abordagem sistêmica. Não lidamos exclusivamente com a transferência de conhecimentos básicos sobre liderança e gestão de equipes, mas sim com a integração da abordagem sistêmica na liderança diária.