Como fazer uma empresa crescer de acordo com o livro Hacking Growth

por Trianon RH e Negócios | 25/05/23

Como fazer uma empresa crescer de acordo com o livro Hacking Growth

O livro Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido, escrito por Sean Ellis e Morgan Brown, traduzido por Ada Felix, é um enorme sucesso no mundo dos negócios. 

Por que esse método conquistou tantos empresários? Para começar, é uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício, utilizado por empresas como Airbnb, Uber, LinkedIn, entre tantas outras que já fazem parte do nosso dia a dia. 

O método Growth Hacking explica como empresas que começaram de maneira humilde alcançaram tanto poder e conquistaram milhares de usuários (e clientes). 

Já sabemos que para uma empresa ser bem sucedida a velocidade deve fazer parte de sua estratégia de negócios, pois, no mundo moderno, se você não cresce rápido, dificilmente vai conseguir se tornar uma empresa madura. 

Agora, vamos entender como funciona o método Growth Hacking e quais são as sete dicas que os autores apresentam para promover um ciclo de crescimento virtuoso. 

Continue a leitura! 

Conheça o Growth Hacking 

Growth Hacking é o processo sistemático usado por empresas para aumentar sua base de clientes e suas receitas, baseando-se em aprendizado e experimentação constantes.

O objetivo final do método é conquistar novos clientes e retê-los. Assim, construir uma base de aquisição, ativação e retenção é essencial para o sucesso duradouro da organização. 

Growth hacking leva ao crescimento focando os clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais. Realizar testes constantes e entregar um produto ou serviço cada vez melhor.

Para conhecer mais sobre o Growth Hacking, o que é esse método e como aplicá-lo em sua empresa e as dez métricas de growth essenciais para o crescimento da sua organização, confira as publicações no nosso blog. 

Se você deseja aplicar esse método e crescer cada vez mais, resumimos os sete passos para criar um ciclo virtuoso de crescimento apresentados no livro Hacking Growth. Então, para aplicar o hack de crescimento na sua empresa, confira os tópicos abaixo. 

Como aplicar o hack de crescimento em sua empresa? Um ciclo virtuoso de crescimento

1. Evite o “Growth Stall”

Os autores definem o “growth stall” como um lapso na visão estratégica e na inovação no produto ou serviço. Um dos maiores fatores de fracasso de uma empresa é baixar a guarda e não responder às mudanças do mercado. Portanto, não deixe de monitorar os números da empresa e a satisfação de seus clientes. 

A desaceleração não é, necessariamente, provocada pela chegada de um novo concorrente ou inovação, mas sim pela incapacidade da empresa monitorar a satisfação do cliente e buscar de maneira incessante sinais precoces de insatisfação. 

Outra causa citada da desaceleração é a perda de talentos, uma vez que a engrenagem organizacional não consegue mais sustentar um crescimento saudável sem uma equipe forte. 

2. Nadando com tubarões 

Quando ouvimos a palavra “tubarão”, a primeira coisa que imaginamos são os gigantes do mercado financeiro. Sean e Morgan, entretanto, não utilizam tubarão nesse sentido que você deve nadar com os grandes, mas sim realiza uma metáfora com animais dessa espécie que devem estar sempre em movimento, ou seja, se pararem de nadar, morrem. 

A sua empresa deve seguir a mesma lógica, continue em movimento, continue inovando. Não perca o foco, se você já estiver conseguindo os resultados que almejava, crie novas metas e objetivos. Mesmo grandes empresas como Skype e Nokia perderam mercado por se manterem na inércia e não acompanharem as tendências e inovações do mercado.  

3. Não subestime o poder de aumentar a aposta 

Você acredita que os resultados a serem obtidos já foram alcançados e, por isso, a empresa pode se acomodar? Esse é um dos motivos mais evidentes que fizeram com que grandes empresas fechassem suas portas. 

Ao aplicar uma estratégia de Growth Hacking a empresa deve avaliar todas as ações que foram bem sucedidas e tirar o máximo proveito, insistir no que deu resultado e aumentar a aposta nessas iniciativas.

A dica de ouro do livro é: quando a empresa acertar um alvo, invista para tirar o máximo proveito dele, dobre a aposta antes de passar para outra iniciativa. Assim, você terá uma vitória atrás da outra. 

4. Para achar ouro nos dados, vá fundo 

Sempre tivemos mais habilidade em coletar dados do que aplicá-los de maneira efetiva em nossas estratégias de negócios. Esse não é um problema recente, continuamos sem saber como analisar os dados e como obter potencial de resultados com eles. 

Sean e Morgan defendem que é preciso analisar cada uma das principais ações realizadas e rotas percorridas por clientes e usuários para chegar ao momento “Aha!” do produto, ou seja, quando os futuros clientes percebem o valor do seu produto ou serviço. 

Para ilustrar a importância de coletar corretamente e analisar os dados, o livro dá o exemplo de uma loja de roupas online que analisa quantas fotos de uma peça de roupa uma pessoa confere antes de comprá-la para assim melhorar o sistema de dados, melhorar o próprio site e, por consequência, as vendas. 

5. Mergulhe em novos canais 

Se voltarmos alguns anos no tempo, as empresas tinham poucas opções para chegar aos clientes, anúncios patrocinados na televisão eram extremamente caros e para os pequenos negócios restavam jornais, outdoors ou o marketing boca a boca. 

Com a expansão da internet, vários canais de aquisição de clientes foram criados, desde o Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, E-mail, entre outros. É difícil estar presente em todos os canais ao mesmo tempo. A principal dica de Growth Hacking é investir, inicialmente, em dois canais de aquisição. 

Após dominar esses dois canais, é o momento de testar novos e complementar a sua estratégia de aquisição de novos clientes. Por exemplo, uma empresa de serviços de limpeza e manutenção de ar condicionado pode iniciar investindo em mídias pagas, como o Facebook e o Google e, após estarem estruturados, expandir para o TikTok, conquistando um público que gosta de consumir conteúdos rápidos, e para o LinkedIn, oferecendo o seu serviço voltado para as empresas. 

6. Abra o processo de ideação

Sem ideias de como alcançar novos clientes ou como fidelizar os clientes da sua empresa? 

Chegou o momento de buscar uma nova perspectiva. O processo de ideação é um dos mais importantes do método Growth Hacking, é através dele que surgirão boas ideias de melhorias. 

Você pode realizar uma reunião com todas as pessoas da empresa, contar com o conselho de administração, consultores externos e, até mesmo, realizar uma pesquisa com seus clientes. Abrir o processo de ideação é fertilizar a produção de ideias que seu time pode colocar em prática. 

7. Faça apostas ousadas 

O último e valioso conselho do livro. Sean e Morgan mostram que um dos maiores desafios à sustentação da campanha de crescimento de uma empresa é não se limitar àquilo que está dando certo hoje, não ficar presa à mentalidade do “em time que está ganhando, não se mexe”.

É preciso se livrar dessa mentalidade e encontrar maneiras de ir além das vitórias de hoje na busca de algo que funcione ainda melhor para o futuro da organização. De vez em quando, é necessário fazer mudanças que não só irão otimizar os resultados da empresa, mas que irão inovar. 

Realizar apostas ousadas, maiores, que costumam exigir mais tempo de preparação, para manter a sua empresa relevante e conquistar mais clientes. 

Mais agilidade para a sua empresa

O growth hacking é muito mais do que uma estratégia de negócios, é uma filosofia, uma maneira de pensar, e ele pode ser usado por qualquer equipe ou empresa, grande ou pequena. 

Pensar nos processos de sua empresa tendo o cliente como foco principal, entender as necessidades do seu cliente e o grau de importância dado a cada etapa do relacionamento, é importante para conseguir entregar além do esperado, entregar o que foi prometido, é a etapa mais básica de um relacionamento com o consumidor.⁠

⁠Uma vez que você surpreende positivamente seu cliente e o conquista, ele passa a assumir um papel de propagador de sua marca. Dificuldades em desenvolver os processos da sua empresa? Precisa de mais agilidade nos processos para alcançar melhores resultados? Saiba como podemos ajudar, entre em contato com a nossa equipe.