Como evitar erros na contratação?

por Trianon RH e Negócios | 01/08/23

Como evitar erros na contratação?

Não é novidade para os empregadores que uma contratação errada gera muitos prejuízos, o recrutador possui um papel essencial e de grande responsabilidade em uma empresa. Afinal, ele deve encontrar as pessoas ideais, candidatos e profissionais de alto potencial que fortalecerão as equipes e agregarão valor à empresa. 

Os profissionais de RH são humanos e podem cometer erros no momento de recrutar e seleção. Por isso, é imprescindível se atualizar e ter estratégias definidas para encontrar o candidato certo, limitar os custos adicionais de recrutamento e recrutar a pessoa certa. 

Quer descobrir qual o passo a passo para ter uma contratação bem sucedida? Siga nosso guia para evitar erros na contratação!

O que é um erro de recrutamento? 

Antes de entendermos como evitar erros na contratação, é preciso compreender o que é um erro de recrutamento. Algumas pessoas e empresas dizem que o recrutamento é um fracasso quando um candidato é contratado por uma empresa, mas abandona-a no prazo de 12 meses após a contratação, quer esteja em período experimental ou não.

Nós, entretanto, acreditamos que um erro de recrutamento pode acontecer quando o candidato recém-contratado não corresponde definitivamente à posição a assumir na empresa. Às vezes, o novo colaborador não possui as habilidades necessárias para o cargo ou, ao contrário, é superqualificado.

Um recrutamento inadequado também ocorre quando o profissional selecionado não se encaixa na cultura corporativa ou até mesmo na equipe. Sua atitude pode ser inadequada e criar um mau ambiente de trabalho.

Quais são os custos de um erro de recrutamento? Separamos apenas alguns:

Diminuição da produtividade;
Imagem de marca impactada negativamente;
Custos adicionais e atrasos no processo de recrutamento;
Riscos de fraude, riscos legais para a empresa;
Alta rotatividade;
Entre outros. 

Vários fatores podem explicar um recrutamento que falhou, como o comportamento do candidato durante a entrevista e após entrar na equipe, um mau entendimento entre as equipes ou uma má organização no processo de recrutamento. 

Para evitar desperdício de tempo e recursos, separamos as 6 ações essenciais para encontrar o candidato ideal! 

6 ações para evitar erros de recrutamento:

Evitar erros na contratação é fundamental para o sucesso de uma empresa. Para garantir um processo de recrutamento mais eficiente e aprovado, algumas práticas devem ser adotadas:

Evite a pressão no recrutamento: Não tome decisões precipitadas ao contratar novos funcionários. Defina claramente as necessidades da empresa e otimize o tempo usando um ATS (Sistema de Rastreamento de Candidatos) para gerenciar o processo de recrutamento de forma mais eficiente. Além disso, faça verificações de referências para garantir que o candidato possua a experiência e habilidades necessárias.

Valorize as soft skills: Além de analisar a experiência do candidato, dê importância às habilidades humanas, como motivação, entusiasmo, habilidades interpessoais e comportamento adequado. Utilize testes de avaliação especializados para identificar essas competências e verificar se o candidato se adapta à cultura da empresa.

Invista no onboarding: O processo de integração, conhecido como onboarding, é essencial para que os novos colaboradores se sintam integrados à cultura e aos valores da empresa. Um bom onboarding aumenta a satisfação e o engajamento dos funcionários, gerando maior cumprimento das metas inscritas.

Respeite o processo de recrutamento: O processo de recrutamento é projetado para ajudar os recrutadores a reduzir a má conduta. É uma base sólida sobre a qual eles podem se apoiar. Respeitar o processo é, então, essencial para um recrutamento de qualidade. 

Cada empresa opera de acordo com um processo de recrutamento específico. Não segui-lo pode desencadear erros de contratação. Muitos recrutadores, por pressão ou por falta de tempo para dedicar-se ao processo de R&S, buscam uma solução milagrosa para reduzir seus tempos de recrutamento, mesmo que isso signifique negligenciar os procedimentos em vigor.

Tenha um processo estruturado e o respeite o máximo possível. Essa é a melhor forma de construir uma base sólida de candidatos que atendem seus critérios de contratação.

Utilize a cooptação: Indicar pessoas da própria rede profissional para vagas na empresa pode ser uma estratégia eficaz. Candidatos indicados por funcionários costumam ter melhor adaptação à cultura organizacional, erros de recrutamento e rotatividade de funcionários.

Envolva os gerentes no processo de recrutamento: A participação estratégica dos gerentes no recrutamento é valiosa, pois eles podem fornecer um ponto de vista específico da carga e das expectativas. Isso também valoriza os gerentes e permite que eles participem do desenvolvimento da equipe.

Agregue valor para a sua empresa com um RH estruturado e focado em resultados!

Para as empresas que não possuem um departamento de RH, terceirizar o recrutamento e seleção é a solução ideal e comum que facilita a contratação. Já para as organizações que possuem um RH defasado, a solução é uma Consultoria em Recursos Humanos. 

A Trianon RH e Negócios oferece os dois serviços, para se encaixar na realidade das empresas e conseguir proporcionar resultados na prática. Se você deseja fortalecer sua atratividade como marca empregadora, atrair os talentos ideais e recrutar as competências certas de acordo com suas necessidades, conte conosco para otimizar o seu processo de recrutamento e encontrar formas de reter e desenvolver o capital humano da sua empresa!  

Nós podemos te guiar nessa jornada de encontrar as melhores pessoas para compor a sua equipe.