Como estimular a criatividade dentro das empresas

por Trianon RH e Negócios | 06/06/23

Como estimular a criatividade dentro das empresas

A criatividade para resolver problemas é a nova alavanca do sucesso? Mais do que nunca. Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas devem inventar soluções novas, relevantes e originais. 

Estimular a criatividade dentro da sua empresa pode ajudar a expandir seus negócios, afinal, a empresa apresentará melhores soluções para os problemas de seus clientes, além de expandir oportunidades de vendas e se destacar perante a concorrência. 

Você deseja estimular a criatividade dentro da sua empresa para se diferenciar, inovar e se manter competitiva? Hoje separamos quatro simples passos que você pode colocar em prática para incentivar essa habilidade em suas equipes. Continue a leitura! 

O que é criatividade nos negócios?

Antes de entendermos como podemos estimular a criatividade, é necessário entender o que é essa habilidade nos negócios. A criatividade é importante para a capacidade de inovação da sua empresa. 

A criatividade nos negócios é caracterizada por uma capacidade de ter uma visão mais ampla, de pensar fora da caixa, criar ideias, projetos e propor soluções inovadoras para inovar e destacar os produtos e serviços que você oferece. 

Uma pessoa criativa pode se basear nos seguintes pilares:

Visão: pessoas criativas possuem uma visão analítica, uma visão geral das coisas. Elas se concentram no problema a ser resolvido, mas com uma abordagem diferente: ela enxerga as diferentes maneiras de resolver o problema em questão para alcançar um objetivo final, sem se importar com os obstáculos. 

Capacidade de pensar "fora da caixa": sempre ouvimos essa expressão, mas o que ela quer dizer? Algumas pessoas chamam de intuição, outras de uma forma inusitada de pensar. Pensar “fora da caixa” é fazer com que suas equipes sejam capazes de criar ideias originais e inovadoras e ousar sair do comum. 

Imagine Travis Kalanick e Garrett Camp, os fundadores da Uber, sucesso em praticamente todas as partes do mundo, eles encontraram uma solução inovadora, barata e lucrativa para as pessoas que querem se locomover sem depender dos preços abusivos dos táxis e nem as horas gastas em transportes públicos. Essa foi uma ideia “fora da caixa” que agora faz parte da vida de milhões de pessoas. 

Espírito de iniciativa: o terceiro e último pilar é o espírito de iniciativa. Um exemplo clássico é o Steve Jobs, co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple, uma inspiração para todos os empreendedores. O espírito de iniciativa das pessoas criativas abrange a capacidade de tomar decisões no interesse do grupo ou do projeto.

A Trianon RH e Negócios também surgiu de uma ideia “fora da caixa”. O CEO, José Rodolfo Grou, após anos de experiência na área de recursos humanos decidiu que estava na hora de inovar e propor soluções inovadores para os clientes. Se antes as consultorias eram engessadas, agora é realizado todo um diagnóstico organizacional para entender o que a empresa precisa para obter um crescimento saudável. 

Além disso, unindo sua experiência em recursos humanos, liderança e negócios, oferecemos consultoria de negócios, treinamentos exclusivos e personalizados para cada cliente e muito mais soluções ágeis e inovadoras. 

Como estimular o pensamento criativo em quatro simples passos

1. Treine suas equipes para serem mais criativas   

Ao contrário do que muitos acreditam, a criatividade não é uma capacidade inata, ela pode ser aprendida. Algumas pessoas possuem mais facilidades do que outras quando o assunto é pensamento criativo, mas você pode tornar a criatividade um pilar do seu negócio e incentivar seus colaboradores a desenvolverem essa habilidade. 

Forneça conhecimento e ferramentas adequadas aos seus colaboradores para desenvolver a sua criatividade. Edward de Bono, psicólogo e especialista em pensamento lateral (orientação ou ponto de vista diferente da linha “normal”, é o pensar fora da caixa e encontrar soluções criativas) da Universidade de Oxford, diz: “É muito mais eficaz reservar um tempo para treinar o pensamento lateral do que tentar introduzir seus princípios em treinamentos sobre outros tópicos.”

2. Pratique constantemente 

Faça reuniões de brainstorming, uma “tempestade de ideias”, com os colaboradores. Essa ação visa incentivar e explorar a potencialidade criativa de um grupo. Escolha um dia da semana ou até mesmo a cada duas semanas, no qual as equipes vão trocar livremente ideias sobre métodos, produtos ou problemas da empresa.

3. Comemore a inovação

Criar espaço para o pensamento criativo e a inovação dentro da sua empresa é muito importante. Além disso, você pode recompensar os colaboradores que pensam “fora da caixa”. 

Mesmo que os projetos propostos não saiam como o planejado ou fracassem, reconheça os colaboradores criativos, os projetos originais ou sugestões criativas. Comemore os projetos bem sucedidos com sua equipe e não esqueça de dar crédito aos participantes do projeto. 

4. Contrate talentos diversos

Uma pesquisa da McKinsey & Company apontou que empresas que valorizam a diversidade aumentam em até 15% a lucratividade de um negócio. 

Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, outro estudo sobre diversidade e criatividade, indicou que investir em diversidade e inclusão é um dos  pré-requisitos para as organizações se tornarem inovadoras. 

Imagine uma equipe diversa, com colaboradores de diferentes áreas, diferentes escolas, diferentes formações e vivências. A diversidade contribui para uma atmosfera de pensamento criativo, cada colaborador traz consigo a bagagem de histórias e vivências que o fez chegar até o momento presente. 

Você já percebeu que pessoas com muitas semelhanças em educação e experiência muitas vezes podem ter ideias que começam a soar repetitivas? Recrutar talentos diversos pode beneficiar sua empresa, em vez de escolher novos profissionais porque são semelhantes aos colaboradores que você já possui.

Gestão que foca em resultados

Com mais de 20 anos no mercado, sempre oferecendo serviços customizados de acordo com as características e necessidades dos nossos clientes, levando em consideração a qualidade e as melhores práticas do mercado.

Quando afirmamos que somos mais humanizados e parceiros dos nossos clientes, é verdade, nos preocupamos com os detalhes, com a forma de falar, agir e entregar o nosso melhor, muitos clientes vieram a se tornar nossos parceiros e nos acompanham até hoje.

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Valorizamos a criatividade, agilidade e resultados. Se a sua empresa tem um objetivo e está enfrentando dificuldades para atingi-lo, venha conhecer o nosso trabalho e vivencie como é ser cliente Trianon RH e Negócios.