Como definir objetivos estratégicos para a sua empresa?

por Trianon RH e Negócios | 20/04/23

Como definir objetivos estratégicos para a sua empresa?

Você já sabe que as metas e objetivos são cruciais para o sucesso e direcionamento de qualquer negócio. No entanto, como definir esses objetivos? Essa é uma dúvida comum entre os empresários empreendedores. 

A sua empresa pode ter um, cinco, dez ou trinta anos e ainda vai precisar de objetivos estratégicos para continuar relevante no nicho em que atua e conquistando clientes e profissionais qualificados para trabalhar em suas equipes. 

Definir objetivos de curto, médio e longo prazo é crucial para a sua estratégia de negócios. Muitas pessoas falam sobre a importância da estratégia, mas nem todas sabem como realmente criar um objetivo ou um planejamento estratégico, responsáveis por permitir à empresa cumprir suas metas e obter lucros. 

Neste artigo queremos te apresentar alguns métodos para definir objetivos estratégicos na prática e que realmente trarão resultados. Continue a leitura! 

O que é um objetivo estratégico?

A palavra objetivo significa aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; propósito. Dentro de uma empresa, o objetivo estratégico é uma meta a ser alcançada. 

É uma visão para o seu negócio avançar qualitativamente. Geralmente, é definido um prazo para alcançar esse objetivo, assim você pode medir os resultados e utilizar os dados para tomar decisões mais estratégicas. 

Ao criar um planejamento estratégico, definir os objetivos é uma das etapas mais importantes, tão necessárias quanto identificar quais serão os fatores chave de sucesso e como o resultado será alcançado. 

Os objetivos estratégicos devem levar em conta: 

- As prioridades do negócio, como resultados financeiros ;
- Gestão das necessidades básicas dos colaboradores de forma a uniformizar os seus esforços e motivar a busca por resultados;
- Desenhar a longo prazo de uma base de dados necessária para operações, como a área de recursos humanos, mas também para a implementação de planos de marketing;
- Comparar os resultados previstos com os reais. 

Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

- Para promover o crescimento da empresa: aumentar a participação de mercado; desenvolver novos produtos, novos recursos e novos serviços; aumentar a participação da empresa nas redes sociais, entre outros.

- Os objetivos estratégicos internos da empresa: aumentar a retenção de funcionários; recrutar novos talentos e expandir a equipe; implementar um sistema de avaliação de desempenho; criar equipes de alto desempenho e investir no desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros. 

Os objetivos depende de cada empresa e das metas que ela deseja alcançar, além disso, definir os objetivos estratégicos é importante para:

- Orientar a definição de prioridades, alocação de recursos, requisitos de capacidade e atividades orçamentárias;
- Desenvolver metas individuais e de equipe e, assim, canalizar e unificar os esforços de todos os colaboradores;
- Fornecer as informações necessárias para o próximo planejamento estratégico, entendendo as forças e fraquezas do negócio. 

Métodos para definir objetivos estratégicos 

Antes de conhecer alguns métodos para definir os objetivos, tenha em mente que um objetivo estratégico relevante, antes de ser definido, deve:

1 - Contar com uma meta bem definida, aonde a empresa deseja chegar nos próximos anos?
2 - Avaliar os problemas presentes na organização, por exemplo, na área de atendimento ao cliente foi percebido uma falha e o objetivo será resolvê-la e otimizar o suporte ao cliente;
3 - Fazer uma análise real da organização;
4 - Classificar as prioridades levando em consideração os meios e especificidades da empresa.

Para definir seus objetivos, você pode utilizar várias ferramentas. Hoje, vamos indicar três métodos práticos e concretos para te ajudar a ser realista e direto no momento de desenvolvimento dos objetivos. 

1. Análise SWOT

A análise SWOT é um dos métodos mais utilizados. Essa ferramenta é conhecida pelo seu nome em inglês SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) e em português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Você pode entender mais sobre a análise SWOT clicando aqui.

O método permite que os gestores tomem decisões assertivas para seu planejamento estratégico através de uma análise completa do negócio. As informações obtidas são constantemente modificadas e são extremamente úteis para realizar estudos e conhecer o seu mercado, bem como as oportunidades de negócios. 

2. O método SMART 

Assim como a análise SWOT, o método SMART é muito conhecido e utilizado. As metas SMART são ferramentas importantes para gestores que desejam obter os  melhores resultados de suas ações.

De acordo com essa ferramenta, um objetivo estratégico deve ser:

- Específico: por que a empresa deseja alcançar esse objetivo? 

- Mensurável: como seria o sucesso do seu objetivo e como você pode monitorar e medir os resultados?

- Atingível: é importante definir objetivos que a sua empresa possa alcançar, por exemplo, é muito improvável quadruplicar o faturamento de um mês para o outro, ou ter um aumento de 100% na retenção de clientes. Defina objetivos alcançáveis que serão divididos em metas menores; 

- Relevante: Como esse objetivo em específico contribui para a meta geral da empresa? Se a sua meta geral é expandir para três estados nos próximos três anos, o objetivo específico pode ser iniciar contatos comerciais com um estado para o qual você deseja expandir. 

- Temporalmente definido: Sem prazo, os objetivos não serão cumpridos. Defina prazos para os objetivos, avalie o tempo que funciona melhor para a sua empresa. 

3. Objetivos estratégicos e OKRs 

O OKR é uma metodologia de fácil aplicação e que gera resultados! Objetivos e resultados-chave, mais conhecidos como OKRs, é uma metodologia de definição de metas desenvolvida por Andy Grove que segue um modelo simples, mas prática e efetiva:

- Vou [objetivo] medido por [resultado chave]

Geralmente, os OKRs são metas de menor período de duração que compõem o planejamento estratégico. Em um ciclo típico de OKR, seus OKRs alimentam seus objetivos estratégicos maiores. 

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