Como criar um plano de Cargos e Salários

por Trianon RH e Negócios | 02/03/23

Como criar um plano de Cargos e Salários

Quer que o seu negócio se mantenha competitivo a longo prazo? Quer manter seus talentos dentro da sua empresa? Portanto, não pense em "tarefa" ou "missão", pense em um Plano de Cargos e Salários!

No mundo ultra competitivo de hoje, os funcionários estão cada vez mais voláteis: é muito mais fácil para eles mudar de emprego ou empresa. Por isso, é necessário mais que a remuneração para manter os melhores profissionais em sua equipe. 

Não deixe que a rotatividade atrapalhe a sua equipe e deixe a sua empresa mais longe de atingir os objetivos. Para isso, você pode contar com um Plano de Cargos e Salários, assim seus colaboradores saberão que terão um futuro brilhante com você. 

Entenda o que é o Plano de Cargos e Salários e como implementar em sua empresa. 

Plano de Cargos e Salários: definição e importância para as organizações

Um Plano de Cargos e Salários é um documento formal que declara a posição de uma organização em relação aos cargos e aos salários e recompensas dos funcionários. 

Esse documento varia de uma organização para outra, dependendo de sua filosofia de remuneração, das condições de mercado vigentes e dos cargos essenciais para o funcionamento da organização. Por exemplo, uma empresa de Marketing tem necessidades diferentes de uma loja que vende produtos para varejo. 

O tamanho da empresa também influencia e determina a construção do Plano de Cargos e Salários, quanto maior a empresa, maior deve ser a equipe para suprir a demanda de trabalho. 

Na ausência desse documento, a empresa não tem um quadro de referência sobre os cargos a serem preenchidos, as funções a serem desenvolvidas nem como remunerar os funcionários. 

Essa ferramenta é extremamente importante para as empresas, além de dar margem para os cargos que devem ser preenchidos e as habilidades necessárias, ajudando no recrutamento e seleção de talentos, também analisa a forma de remuneração do mercado, fazendo com que a empresa esteja em conformidade com as demais remunerações oferecidas. 

Para os colaboradores, ter acesso a esse documento fortalece a confiança entre colaborador e organização, permitindo que cada pessoa saiba que tem oportunidades de crescimento e de evolução dentro da empresa. 

Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira é a mesma coisa? 

Muitas pessoas confundem o Plano de Cargos e Salários com o Plano de Carreira, apesar do nome parecido, são duas ferramentas diferentes e importantes para a sua empresa. Enquanto o plano de cargos e salários é geral, o plano de carreira é mais individual e deve ser desenvolvido para cada colaborador, ou no máximo uma equipe.

O plano de cargos e salários também pode dar base para o plano de carreira, afinal quando a empresa já tem os cargos e salários estruturados, é mais fácil planejar a carreira de um colaborador, a trilha que ele irá percorrer para o sucesso do profissional dentro da organização. 

Quatro etapas para criar o Plano de Cargos e Salários 

Agora, você já conhece essa ferramenta e sabe de sua importância para estruturar a jornada de um colaborador em sua empresa. 

Vamos entender como construir um Plano de Cargos e Salários e como aplicá-lo em sua organização em quatro etapas? Confira. 

Etapa 1 - Revisar todos os cargos de sua empresa 

O primeiro passo para estabelecer um plano de cargos e salários formal é preparar uma descrição de cargos para cada cargo da empresa. Revise os cargos essenciais para a empresa se manter em perfeito funcionamento. 

Você mesmo pode escrever essas descrições, mas também pode pedir aos funcionários que descrevam suas tarefas e revisem suas descrições.

Uma descrição de cargo geralmente inclui:

- O título do cargo;
- Características do trabalho;
- Tarefas relacionadas ao trabalho;
- Qualificações exigidas (educação formal ou treinamento, experiência e histórico, condições de trabalho incomuns).

Depois de concluídas, as descrições dos cargos também podem ser usadas para:

- Contratar e treinar novos talentos;
- Reestruturar tarefas dentro da organização;
- Cumprir as leis que afetam as práticas de emprego e salários;
- Avaliar o desempenho em relação às tarefas atribuídas.

Etapa 2 - Realizar uma pesquisa salarial 

Após definir todos os cargos, é o momento de entender como o mercado está remunerando e oferecendo benefícios para os cargos determinados. 

Para entender as práticas de remuneração, você precisa realizar uma pesquisa salarial e comparar o salário oferecido por sua empresa com as outras empresas. 

Considere empresas do mesmo nicho, concorrentes diretos que atuam em sua cidade e região, além dos benefícios que eles oferecem, assim você poderá utilizar o salário como uma alavanca estratégica da organização.

Etapa 3 - Estabeleça um salário para os cargos 

Após desenvolver a pesquisa, chega o momento de atribuir um valor salarial a cada um dos cargos. Lembre-se, você deve pagar a seus funcionários pelo menos o salário mínimo estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em 2023, o valor do salário mínimo passou a ser R$ 1.302,00. Depois de coletar uma amostra de níveis salariais locais, você pode calcular um salário médio para cada cargo e inseri-lo no seu documento.

Em geral, uma estrutura de remuneração planejada deve ser capaz de vincular os salários individuais ao desempenho e à contribuição para as metas corporativas. Este sistema também deve ter flexibilidade suficiente para acomodar situações especiais.

Etapa 4 - Progressão de carreira 

A última etapa do Plano de Cargos e Salários é definir como será a progressão de carreira dentro da organização. Mais importante que a descrição de cargos, é entender o que os colaboradores precisam fazer para progredirem de cargos. 

A avaliação de desempenho dos colaboradores é essencial para alinhar o salário do funcionário com seu desempenho no trabalho. Assim, você saberá quando um colaborador está pronto para ser promovido. 

Antes de oferecer um novo cargo a um colaborador, avalie:

- Os resultados obtidos;
- qualidade de desempenho;
- o volume de trabalho;
- eficácia no trabalho com os outros;
- eficiência no trabalho com clientes, fornecedores, etc;
- iniciativa;
- conhecimento do trabalho;
- confiabilidade.

Gestão de talentos: definindo sua estratégia e Plano de Cargos e Salários 

Revise seu plano anualmente e faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

Você tem o tipo de funcionário que deseja?
Qual é a sua taxa de retenção?
Os funcionários parecem se importar com a empresa? 

Ao manter seu plano atualizado, você pode fazer ajustes quando necessário e ajudar sua empresa a ter sucesso. Seguindo essas quatro etapas, você será capaz de definir um plano de cargos e salários para a sua empresa. 

Você também pode contar conosco! São anos de experiência na Consultoria de Recursos Humanos, oferecendo apoio na implantação e/ou reestruturação dos subsistemas de recursos humanos para você e sua empresa, inclusive no desenvolvimento de um Plano de Cargos e Salários. 

Retenha os talentos e mantenha-os motivados e produtivos! Com a Trianon RH e Negócios você retém os colaboradores, reduz os custos de recrutamento e também desenvolve as habilidades da sua equipe.