Como construir sentimento de dono na sua equipe?

por Trianon RH e Negócios | 28/02/23

Como construir sentimento de dono na sua equipe?

A falta de responsabilidade é um dos maiores problemas que as empresas enfrentam. No ano de 2022 um tema muito discutido foi o “quiet quitting”, ou seja, um movimento de demissão silenciosa. 

Você já ouviu a frase “salário mínimo, esforço mínimo”? Essa é uma das marcas do quitting, a ideia de que não vale a pena se esforçar no trabalho. Os efeitos desse movimento são desastrosos para a empresa e para o próprio colaborador, que não se desenvolve e acaba sempre apresentando resultados medianos. 

Para reverter essa situação, muitos líderes procuraram soluções para lidar com os colaboradores descomprometidos com sua própria carreira e, por extensão, com a empresa em que trabalham. 

Uma das soluções encontradas e que são eficientes é construir o “sentimento de dono” em sua equipe. O ownership é um termo que também ganhou visibilidade, ele pode ser traduzido como “propriedade”. Como funciona no mundo do trabalho?  

No contexto empresarial, o termo vai muito além: é uma mentalidade que precisa ser difundida em todas as empresas. É construir o sentimento de dono em cada integrante da equipe para estimular a prosperidade, crescimento, produtividade e lucro. 

Vamos entender o que é esse sentimento de dono, como construí-lo e quais são os benefícios para a sua empresa? 

O que é o sentimento de dono, também conhecido como Ownership?
 
Temos certeza que você já ouviu falar muito sobre “vestir a camisa da empresa” e pode estar pensando que essa expressão é o mesmo que construir o sentimento de dono…

A verdade é que construir o sentimento de dono vai muito além. Quando vestimos a camisa da empresa podemos tirá-la ao sair do ambiente de trabalho, podemos trocá-la por uma camisa que nos serve melhor, ela pode começar a apresentar falhas na costura e buracos que nos incomodam, entre outras possibilidades

O sentimento de dono, entretanto, é uma mentalidade que envolve responsabilizar-se pelo sucesso e pela qualidade do trabalho produzido. O termo "ownership” é utilizado para designar os colaboradores que assumem total responsabilidade por seu trabalho ou projeto, é sua missão alcançar o resultado esperado.

Essa mentalidade não está especificamente vinculada a uma função ou título, não é apenas para os líderes da empresa que desejam fazer diferença. Ela deve ser enfatizada na intenção e no compromisso de cada indivíduo, demonstrando uma forte capacidade de enfrentar problemas e um desejo real de fornecer soluções.

Em empresas pequenas, com poucos funcionários, é comum que o empreendedor e empresário tome todas as responsabilidades para si. Porém, o quanto antes essa mentalidade for incentivada e difundida, a equipe vai crescer com um forte sentimento de pertencimento. 

Os colaboradores se tornam mais do que funcionários que vestem a camisa, eles se tornam embaixadores da empresa, buscando sempre fazer o melhor e não apenas o mínimo.

Não devemos apenas pertencer a uma empresa, uma equipe, um projeto, eles também devem nos pertencer para nos identificarmos com eles. Os colaboradores precisam entender como seus objetivos se relacionam com os objetivos maiores da organização. 

Assim, podemos construir uma equipe em que todos tenham o sentimento de dono e se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa. 

6 maneiras de criar essa mentalidade em sua equipe

Construir o sentimento de dono não acontece da noite para o dia e requer tempo, esforço e estratégia. Não desanime, os resultados recompensam todo o esforço!

1. Delegue tarefas corretamente 

O ato de delegar tarefas por si só já é o primeiro passo para construir a confiança entre líder e liderados. Para criar o sentimento de dono em sua equipe, delegue o trabalho de maneira adequada. 

Sabemos que nem todos os colaboradores estão dispostos a desenvolver essa mentalidade, muitos vão desejar ficar no “salário mínimo, esforço mínimo”. Nesses casos, avalie quem é capaz de desenvolver essa mentalidade e passar para os colegas de trabalho. 

A longo prazo, essa atitude deve ser desenvolvida por toda a equipe, assim todos vão dar 100% para cumprir as tarefas que lhes foram delegadas. Lembre-se de verificar as tarefas delegadas para ver se estão avançando e de fornecer feedbacks para que todos saibam como estão se saindo. 

2. Incentive que cada pessoa se torne responsável por seu próprio trabalho 

A responsabilidade é uma característica essencial para cultivar e criar o sentimento de dono nos colaboradores. Após delegar o trabalho, o líder deve ser incisivo: se a pessoa não tiver responsabilidade e fizer o trabalho, ele permanece inacabado e prejudica os outros colegas de equipe. 

Você pode até pensar que é uma perda de tempo, mas sempre que você delegar uma tarefa para alguém, garanta que essa pessoa saiba o que se espera dela e o prazo em que o trabalho deve ser entregue, assim o senso de responsabilidade é cultivado pouco a pouco. 

A sua equipe certamente se sentirá responsável pelo trabalho e tomará mais iniciativa.

3. Tenha um ambiente de trabalho positivo 

Durante nossos anos de experiência percebemos que muitos conflitos são gerados por uma falha. Ao se deparar com a falha, a maior parte das pessoas procuram primeiramente encontrar o responsável pela falha para culpabilizá-lo e passar um “sermão” que sirva de exemplo para as outras pessoas. 

Essas pequenas atitudes geram atritos na convivência e com o passar do tempo se tornam insustentáveis, afinal a equipe está sempre preocupada em culpabilizar quem cometeu o erro do que encarar a falha, entender como ela foi cometida e quais são as soluções para evitá-las. 

Quando o local de trabalho é negativo e opressivo, incentivando o medo de erro e a insegurança, em vez de trabalhar para melhorar a empresa, os colaboradores são atraídos por seus próprios motivos egoístas sem se importar com os resultados e com os objetivos da empresa.

4. Lidere a equipe pelo exemplo 

É comum encontrar em equipes alguma pessoa que tem a mentalidade errada e sempre pensa “se eu posso trabalhar menos e receber o mesmo salário de alguém que trabalha mais que eu, vou deixar essa pessoa fazer o trabalho árduo enquanto cumpro só o necessário”.

Pode parecer difícil reverter essa crença limitante que muitos profissionais têm. No entanto, como líder, você deve dar o exemplo e incentivar o sentimento de dono. Você também deve recompensar os colaboradores engajados e que trabalham arduamente para o sucesso de um projeto ou da empresa. 

As pessoas valorizam as coisas que possuem, é a hora de você ser o exemplo e sempre e comunicar à sua equipe que eles não são apenas assistentes ou funcionários, mas sim partes interessadas do projeto.

5. Mantenha o canal de comunicação aberto e elimine a cultura da culpa 

Todas as equipes estão sujeitas a cometer erros ou perder prazos. Nesses momentos, o líder não deve sentir raiva e culpar os membros da equipe. Utilize como um momento de aprendizado e incentive que a equipe trabalhe na solução.

Nesses momentos, é importante ter um canal de comunicação aberto, além de valorizar a honestidade e integridade dos colaboradores. A honestidade de sua equipe pode ajudá-lo a identificar e resolver rapidamente um problema antes que ele se torne cada vez maior. A união de um canal de comunicação aberto e uma equipe transparente cria um ambiente de apoio, confiança e engajamento. 

6. Recompense sua equipe pelo sucesso 

Quem não gosta de ser reconhecido e apreciado? Quando o líder valoriza os colaboradores, eles tendem a ser mais motivados e produtivos. Várias pesquisas comprovaram que a alegria é sim um fator importante para o dia a dia do trabalho e que aumenta a motivação e a entrega dos colaboradores. 

Por isso, reconheça a contribuição de todos e faça com que se sintam parte importante e igual da equipe. Sentir-se importante e reconhecido é um dos primeiros passos para ter uma mentalidade de dono.

Sentimento de dono: benefícios em todos os âmbitos da empresa

Os efeitos de desenvolver essa mentalidade em cada membro da equipe são percebidos em vários âmbitos da empresa, tanto no desempenho quanto no ambiente de trabalho.

Participar de um projeto é um investimento de tempo, energia pessoal, criatividade, adaptação, às vezes em concessões: a partir desses esforços o colaborador começa a enxergar o valor em seu trabalho e se apropria do seu projeto para se sentir “dono” e defender a empresa.  

É uma abordagem ganha-ganha: 

- O colaborador ganha gradualmente autonomia, desenvolve o sentimento de controle do seu ambiente e destino, promovendo a motivação, autodeterminação e responsabilidade. 

O sentimento de dono está ligado à responsabilidade porque cada colaborador assume as suas escolhas e decisões, seja os erros ou os acertos. 

-  A empresa/líder ganha nos resultados e no ambiente de trabalho mais saudável. Todos pertencem a um grupo que trabalha na mesma direção. Isso incentiva o apoio mútuo, a confiança e a colaboração .

Empresas que incentivam a mentalidade de dono em suas equipes são imparáveis 

Os ambientes de trabalho mais bem-sucedidos são aqueles em que as equipes se sentem capacitadas para tomar decisões e resolver problemas. Construa esse sentimento para impulsionar seus resultados de negócios.

Desenvolver o sentimento de dono pode abranger diversas áreas da empresa, desde o recrutamento e seleção, treinamentos para os colaboradores que possuem perfil de liderança, consultoria em Recursos Humanos e Negócios para uma análise profunda sobre a situação atual da empresa e quais passos seguir rumo ao sucesso do empreendimento.  

Criar uma equipe ou uma organização com sentimento de não fácil, conte com a Trianon RH e Negócios para superar esse desafio, além de recrutar e reter os melhores talentos enquanto os líderes podem focar no que realmente importa: a estratégia para alcançar os resultados.