Navegue por temas:
Como a governança corporativa garante melhor performance da empresa
por Trianon RH e Negócios | 07/03/23
Você, empresário e empreendedor, já conhece a governança corporativa e os benefícios desse sistema para a empresa?
Quando iniciamos o negócio, é comum não nos atentarmos para a área burocrática, ou terceirizar essa parte para não termos dores de cabeça. Muitos empreendedores não conhecem a governança corporativa e seus objetivos e, por isso, não conseguem desfrutar dos benefícios desse sistema.
Uma boa governança garante a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio.
O que é governança corporativa?
O principal objetivo da governança corporativa é facilitar uma gestão eficaz, empreendedora e prudente, proporcionando assim o sucesso e estratégia de longo prazo da empresa.
Todas as organizações possuem práticas, regras e regulamentos. A governança corporativa é o conjunto de regras e processos em que uma empresa é operada, dirigida e controlada.
A governança corporativa também se refere à estrutura de autoridade dentro da organização, bem como os processos e procedimentos implementados, garantindo que a administração de todas as áreas seja eficaz e coerente.
Ajuda também a tomar decisões no melhor interesse da empresa e de seus acionistas e a proteger os recursos da empresa contra os perigos da má administração, atividades fraudulentas e corrupção.
Uma boa governança corporativa inspira confiança nos investidores, funcionários e em todas as partes interessadas. Pode ser um fator chave de sucesso para a sua empresa, seja qual for o tamanho, setor de atividade ou natureza do seu negócio.
Para a governança corporativa ser efetiva e eficaz, é necessário definir um comitê de governança. Os membros deverão se reunir continuamente para monitorar e gerenciar as questões da organização.
O conselho será responsável por garantir que a empresa cumpra seus valores e padrões éticos. Entre outras funções que incluem:
- Administrar conflitos,
- Aprovar o plano estratégico;
- Avaliação do desempenho do CEO;
- Supervisão do processo de relatórios financeiros;
- Garantir o cumprimento das leis e regulamentos;
- Criar e manter uma cultura corporativa que apoie a consecução dos objetivos da organização.
Além disso, contar com um conselho também permite:
- Evitar ações judiciais por meio da conformidade com as políticas e regulamentações governamentais;
- Prevenir e identificar possíveis riscos, internos ou externos;
- Melhorar sua imagem e reputação para a confiança dos clientes e dos investidores;
- Proteção contra má administração e roubo;
- Observar os padrões éticos e alinhar os objetivos estratégicos aos interesses das partes interessadas.
Tipos de governança corporativa
Existem dois modelos de governança corporativa tradicionais:
1 - Governança dos acionistas: geralmente, esse é o modelo padrão. O principal objetivo da governança dos acionistas é favorecer os interesses dos acionistas, assim é criado um equilíbrio acionista/gestor que controla as ações desenvolvidas na empresa;
2 - Governança de parceria: o segundo modelo é também conhecido como “modelo de partes interessadas”. Neste modelo de governança, o comitê leva em consideração todos os stakeholders (clientes, investidores, colaboradores, entre outros) e seus interesses.
A estratégia é focada no valor que a empresa vai gerar, tanto financeiramente (lucros) quanto para os consumidores, meio ambiente, para a sociedade no geral.
Benefícios de uma boa governança corporativa
Você já percebeu que uma boa governança corporativa gera confiança e previsibilidade, atraindo os investidores. Além disso, existem vários outros benefícios de aplicar esse sistema em sua empresa.
Aqui estão algumas vantagens da boa governança:
- Fluxo de capital – Com o aumento da confiança de investidores e bancos, a empresa possui maior acesso ao capital, bem como diminuirá o custo do capital caso seja necessário realizar um empréstimo;
- Ganho em crescimento e performance - A governança analisará todas as instâncias da empresa e poderá, através da análise, fornecer uma estrutura para as ações a serem desenvolvidas para atingir os objetivos definidos pela estratégia geral. Com essa ação é possível assegurar o crescimento e perenidade da empresa;
- Aumento e melhora da reputação – A transparência nas políticas internas da empresa aumenta a sua reputação e, portanto, o valor de sua marca frente a todos os stakeholders.
- Tomada de decisão mais eficaz – O comitê pode agilizar o processo de tomada de decisão, revisando e aprovando as mudanças solicitadas;
- Relatórios aprimorados – O comitê é responsável por organizar relatórios de desempenho, possibilitando que os gerentes, CEOs ou proprietários tomem decisões baseados em fatos e em dados;
- Resolução dos conflitos de interesses – A boa governança estabelece regras para reduzir potenciais fraudes e práticas ilícitas entre os colaboradores; e evitar conflitos de interesses.
Outro ponto interessante sobre a governança corporativa é que ela pode definir e preparar os líderes sucessores, assim a empresa sempre terá pessoas competentes e apaixonadas pela empresa para ocupar os cargos de liderança.
Construa uma história de sucesso para a sua empresa com a Trianon RH e Negócios
A Trianon RH e Negócios por meio de entregas eficientes, melhora a gestão e a realidade do seu negócio!
Trabalhamos em seis eixos: consultoria de recursos humanos, consultoria de recrutamento e seleção, consultoria em negócios, programa de mentoria e formação, Trianon escola de negócios e constelação empresarial e organizacional.
Com uma equipe especializada e com vasta experiência, a facilidade de alcançar os resultados é maior, com isso garantimos qualidade e valor para a sua empresa. Para novos desafios, trazemos novos resultados.