Cargos estratégicos X Operacionais: Quais as diferenças na hora de recrutar os perfis?

por Trianon RH e Negócios | 09/03/23

Cargos estratégicos X Operacionais: Quais as diferenças na hora de recrutar os perfis?

Encontrar o candidato mais adequado para preencher determinada vaga é o primeiro passo rumo à construção de um capital humano que gera sucesso nos negócios. 

Ter a pessoa certa, no cargo certo e na organização certa é o desafio que qualquer empresa que deseja ser competitiva deve enfrentar.

Para crescer e se desenvolver, expandir as atividades, aumentar os lucros, entre outros, a empresa precisa ter um processo de recrutamento eficaz para encontrar e atrair os melhores talentos do mercado. 

O principal objetivo do processo de recrutamento é encontrar o candidato ideal, identificar seu potencial em termos de habilidades e determinar se deve recrutá-lo. Mas como atrair esses talentos? Existe diferença quando o cargo é operacional e quando é estratégico? Quais habilidades são exigidas?

Hoje, vamos entender quais são as principais diferenças no recrutamento para cargos estratégicos e operacionais. 

O que são vagas operacionais? 

As vagas operacionais abrangem tudo o que é colocado em prática dentro de uma empresa para mantê-la e ganhar dinheiro. As operações incluem todas as atividades e pessoal diretamente relacionados à fabricação e expedição dos bens ou serviços produzidos pela empresa (produção, vendas, logística etc.). 

Os departamentos operacionais devem evoluir junto com a organização, caso contrário, as falhas do sistema podem aparecer rapidamente, afinal as pessoas que ocupam as vagas operacionais são as responsáveis por realizar as tarefas rotineiras, ou seja, tudo o que é preciso ser executado diariamente.  

É o setor que se concentra em metas de curto prazo e nas operações do dia a dia para manter a força de trabalho, possibilitando que o seu trabalho ou serviço seja entregue com qualidade ao cliente final. 

Os serviços operacionais diferem por tipo de negócio. Por exemplo, os serviços operacionais de um varejista físico são diferentes dos de um varejista online, uma empresa de publicidade é diferente de uma empresa de consultoria. 

O que são vagas estratégicas? 

Os cargos estratégicos são responsáveis por estabelecer metas, valores e missões para o trabalho. A estratégia dá significado, faz escolhas, torna alcançável e, finalmente, corrige e melhora. 

Eles são as verdadeiras pepitas de uma organização, são os responsáveis por criar valor agregado. Uma vaga estratégica pode existir em todos os níveis e em todas as áreas da empresa.

As vagas estratégicas requerem maior atenção, afinal a pessoa recrutada participa do planejamento estratégico da empresa, como definir os principais objetivos da organização. Das metas e objetivos definidos, resulta um conjunto de decisões que terão impacto a médio e longo prazo, de forma a garantir o desempenho e a sustentabilidade da empresa.

Elas são ocupadas por profissionais que são responsáveis por tomadas de decisões importantes dentro da organização, por isso, é imprescindível garantir que ele seja um profissional altamente qualificado.

As diferenças entre o recrutamento para cargos estratégicos e operacionais 

O recrutamento é o processo responsável pela triagem, seleção e nomeação do candidato mais adequado para a função certa de forma eficaz e eficiente. 

Muitas pessoas acreditam que o recrutamento se encerra assim, mas ele não envolve apenas o preenchimento de vagas, mas também a previsão de requisitos e o gerenciamento proativo de talentos.

Por exemplo, a vaga operacional exige requisitos e habilidades diferentes de uma vaga estratégica. Enquanto a primeira é responsável pelas tarefas do dia a dia, a segunda precisa ter habilidades para definir estratégias de crescimento para a empresa. 

Um cargo estratégico para a liderança da empresa exige uma pessoa com habilidade de comunicação, motivação, criatividade, saiba dar feedbacks e de alta responsabilidade. Já um cargo operacional visa recrutar uma pessoa que tenha flexibilidade, trabalho colaborativo, capacidade de resolução de problemas no dia a dia. 

O recrutamento deve analisar as lacunas de talentos na empresa para uma visão geral, sobre quais habilidades e capacidades serão necessárias para preencher os cargos, seja estratégico ou operacional, e impulsionar a organização. 

Somente conhecendo o cargo e entendendo quais são as habilidades importantes para preencher a vaga, é possível identificar o candidato mais adequado, por isso o recrutador deve:

- Se atentar para o objetivo principal do cargo a ser recrutado;
- As funções essenciais que o talento desempenhará;
- Os requisitos mínimos necessários para o desempenho dessas funções;
- Os traços de personalidade que permitirão o sucesso do talento no trabalho. 

Investir em um setor de Recursos Humanos estratégico é sair na frente da concorrência e destacar a sua empresa no mercado 

A aquisição de talentos leva mais tempo no início, mas no final, ajudará você a construir a melhor equipe possível para sua empresa. Aqui na Trianon somos especialistas em recrutamento estratégico.

Terceirizar o seu processo de recrutamento e seleção conosco apresenta diversas vantagens:

- economizando seu tempo para que você mantenha o foco em seu core business;
- visão objetiva e imparcial do seu projeto de recrutamento,
- quanto mais o cargo for estratégico para o bom funcionamento de uma empresa, mais cuidados devem ser tomados para recrutar bem. Nós temos anos de experiência na área de recursos humanos e contamos com várias ferramentas que vão selecionar o profissional ideal para sua empresa;
- um profissional permite-lhe beneficiar das suas competências e experiência nas diversas áreas laborais.

Quer entender mais sobre esse serviço? Conheça a nossa Consultoria em Recrutamento e Seleção agora mesmo!