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A importância do propósito para a nova geração
por Trianon RH e Negócios | 14/11/23
À medida que a Geração Z se torna em breve a geração mais populosa do planeta, ultrapassando os Millennials, é necessário que as indústrias e organizações estejam preparadas para essa transição.
No entanto, poucos parecem estar devidamente prontos para essas mudanças. E você?
Para compreender plenamente os desafios que essa crescente força de trabalho traz consigo, assim como seu impacto sobre o ambiente de trabalho, precisamos compreender os eventos-chave que moldaram a Geração Z e nos aprofundarmos em seus comportamentos, atitudes, preferências individuais, distinguindo os mitos e estereótipos da realidade.
Estamos vivendo um momento inovador no mercado de trabalho: várias gerações atuando no mesmo time, cada uma com as suas características e especificidades.
Entenda a importância de ter um propósito claro em sua organização para ter os melhores profissionais dessa nova geração em seu time.
Uma nova geração chegou
A Geração Z está prestes a entrar em cena, trazendo um impacto rápido e profundo que ecoará não apenas no ambiente de trabalho, mas também no consumo, tecnologia, política e cultura.
Distinguindo-se radicalmente dos Millennials, essa geração possui uma perspectiva única sobre carreiras e a definição de sucesso na vida e no mercado de trabalho.
Antes de entrarmos nas especificações das novas gerações, vamos compreender quais tivemos até o momento e como elas coexistem no mercado de trabalho:
- Baby boomers - nascidos de 1940 a 1965 - nasceram logo após a Segunda Guerra Mundial e tendem a ser mais rígidos, tradicionais e conservadores;
- Geração X - nascidos de 1966 a 1978 - vivenciou o movimento hippie, a televisão à cores, o auge do cinema, entre outros fatos marcantes, buscam a individualidade, mas sem esquecer do coletivo, buscam por seus direitos e liberdade;
- Geração Y ou Millennials - nascidos de 1979 a 1994 - computador, impressora, internet, nasceram em um mundo globalizado, tiveram acesso a um novo nível de informação por conta dos avanços tecnológicos, afastaram-se dos trabalhos braçais;
- Geração Z - nascidos de 1995 a 2010 - era 100% digital, redes sociais e mensagens instantâneas, geração mais aberta ao apoio às pluralidades, tendem a possuir responsabilidade social, ansiedade extrema, desapego de fronteiras geográficas e necessidade de expor opiniões;
Quem é, afinal, a Geração Z? Quais são seus comportamentos e qual será o impacto nos negócios, economia e trabalho local?
Embora o salário continue sendo um fator importante na decisão de aceitar um emprego, a Geração Z valoriza menos o salário do que qualquer outra geração. Para decidir a preferência da Geração Z, as empresas e colaboradores devem destacar seus esforços em serem cidadãos globais responsáveis. Ações falam mais alto que palavras, e as empresas devem demonstrar um compromisso amplo com desafios sociais como sustentabilidade, mudanças climáticas, entre outras pautas que a Agenda ESG apresenta.
Conforme exploramos os comportamentos e preferências da Geração Z, a evolução do próprio conceito de "trabalho" também é crucial. As novas realidades, influenciadas por essas mudanças, levantam questões complexas sobre a ética na colaboração entre humanos e máquinas, o planejamento de carreiras ao longo dos anos 50 a 60 e a liberação de organizações por meio de diversas fontes de talento.
Compreendendo as mudanças para as empresas
O futuro do trabalho exigirá uma abordagem sistêmica, reunindo diversas habilidades e conhecimentos. A nova geração exige uma abordagem mais personalizada na progressão de suas carreiras. As organizações precisarão adotar uma mentalidade distinta para atrair e reter os melhores talentos dessa geração.
Como gestores e líderes podem auxiliar seus colaboradores nesse senntido? Mais do que isso, como se pode aplicar essa abordagem de forma específica para a nova geração?
Os líderes e gestores precisam estar conscientes que esse grupo de profissionais se importa com questões de valor, empoderamento, crescimento, mudança e flexibilidade, é crucial considerar o conceito de “importância”.
Quando falamos sobre o que significa “importar” no contexto do trabalho, isso envolve duas dimensões.
Primeiramente, trata-se do profissional se sentir valorizado, apreciado pela equipe, gerentes e empresa como um todo. Além disso, a “importância” se estende desde uma pessoa como profissional até o impacto do seu trabalho. Eles desejam sentir que suas habilidades, conhecimentos e resultados fazem a diferença ou têm um significado.
Essa geração atribui grande importância à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional. Para eles, a aquisição de novos conhecimentos e habilidades é vista como uma chave para uma carreira de sucesso. Portanto, as empresas que investem em programas de treinamento e desenvolvimento personalizados têm maior probabilidade de atrair e reter talentos dessa geração.
O trabalho com propósito atua como um motivador poderoso. Eles são mais propensos a se dedicarem e se envolverem em suas tarefas quando percebem que suas ações têm um propósito claro e impacto positivo.
Incentivar o senso de propósito em sua organização leva a uma maior satisfação profissional. Saber que estão contribuindo para algo maior do que apenas a obtenção de lucros cria um ambiente de trabalho mais gratificante.
Promova uma mentalidade construtiva nos colaboradores, eleve suas paixões e pontos fortes para alcançar resultados
Ser líder é cultivar pessoas, para que elas tenham a compreensão e motivação que necessitam para ir além! Para isso, é imprescindível saber como liderar diferentes perfis e gerações, contribuir verdadeiramente com a área profissional dos seus colaboradores e entregar os melhores resultados para seus clientes!
O propósito não é apenas uma preferência para a nova geração, mas uma expectativa. Empresas que podem articular um propósito claro, alinhar sua cultura e práticas a ele e demonstrar um impacto tangível têm uma vantagem significativa na atração, retenção e motivação da nova geração.
Conte com a Trianon RH e Negócios para engajar a posição da nova geração e colher os benefícios de um desempenho impecável. Atender às necessidades intrínsecas dos funcionários permite que eles liberem comprometimento, criatividade e produtividade mais significativos e, assim, alcançar e conquistar os clientes com o propósito da sua organização.