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A importância de uma Cultura Sólida
por Trianon RH e Negócios | 21/09/23
A cultura organizacional é uma ferramenta indispensável para promover mudanças. Um exemplo é que empresas com cultura de adaptação e inovação aceitarão mais facilmente às mudanças e se sobressairão em tempos de crise, enquanto as empresas com uma cultura menos flexível e mais burocrática podem ter dificuldades e reagir negativamente às mudanças.
Os líderes precisam estar cientes da importância da cultura organizacional ao orientar seus negócios, principalmente em tempos de mudança. A cultura organizacional afeta a experiência de todos que interagem com a organização, como a experiência de comprar ou contratar um serviço de um cliente ou trabalhar com um fornecedor.
Vamos compreender a importância de ter uma cultura organizacional forte? Continue a leitura!
Definição: Cultura organizacional sólida
A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, práticas e comportamentos que definem o ambiente de trabalho de uma empresa. Ela representa a identidade única de uma organização e influencia como os membros da equipe interagem entre si, com os líderes e com o ambiente externo.
É o DNA que permeia todas as atividades e decisões da empresa, desde a forma como são estabelecidos os objetivos até a maneira como os colaboradores se relacionam.
Quando falamos de cultura, precisamos entender que a construção de uma cultura organizacional sólida pode levar anos para ser construída, mas sem dúvidas, é o alicerce sobre o qual uma empresa se ergue, moldando sua identidade e orientando suas práticas diárias.
A cultura não é apenas uma fachada ou um conjunto de normas escritas, mas sim um conjunto complexo de pressupostos compartilhados que moldam os comportamentos e as percepções dos membros da organização. Essa cultura, ao se estruturar e se solidificar, transcende as fronteiras da empresa, tornando-se uma marca registrada que influencia a percepção do público externo.
Empresas icônicas, como a Google e a Apple, são exemplos notáveis de organizações que transformaram sua cultura em um diferencial competitivo. Ambas são conhecidas por promover ambientes de trabalho criativos, inovadores e colaborativos, onde a autonomia e a liberdade de expressão são valorizadas.
Essas culturas não são apenas uma expressão da visão de seus fundadores, mas também uma fonte de inspiração para milhares de outras empresas ao redor do mundo.
Em geral, são os líderes da empresa que estabelecem a cultura. Jeff Bezos, CEO da Amazon, há alguns anos afirmou: “Meu trabalho mais importante hoje: trabalho duro na cultura da empresa”.
A cultura organizacional está fortemente ligada ao desempenho financeiro, à atitude dos funcionários, à motivação e a outros resultados positivos como potencializar as vendas e conquistar os clientes que se identificam com a cultura da empresa.
Em resumo:
- A cultura é uma vantagem competitiva potencial que vai destacar a empresa no mercado;
- Somente a pessoa no topo da hierarquia, como CEO e líderes, tem autoridade sobre toda a empresa;
- Um CEO que presta pouca atenção à cultura descobrirá que todo mundo faz o mesmo, não valoriza o engajamento dos colaboradores e não cria o senso de equipe em que todos dão o seu melhor para o resultado geral da organização.
Modelos de cultura organizacional
Segundo Robert E. Quinn e Kim S. Cameron em 'Competing Values Framework', existem quatro tipos de culturas organizacionais:
- Cultura familiar: Também conhecida como cultura do clã, o foco desta cultura é desenvolver relacionamentos significativos, encorajando a colaboração e construindo o futuro juntos.
- Cultura de mercado: Orientada para resultados. A cultura de mercado preza pela competição e pelos objetivos a serem alcançados. Os líderes da cultura de mercado são orientados para alcançar metas e entregar resultados.
- Cultura hierárquica: O principal objetivo da cultura hierárquica é manter e proporcionar um crescimento estável a longo prazo. Líderes culturais hierárquicos atuam como coordenadores e organizadores que apoiam a visão de longo prazo da organização.
- Cultura Adhocrática: A cultura dos sonhadores, como o Google ou a Apple. Essa cultura incentiva a tomada de riscos para criar novos produtos, ofertas ou ideias.
Os líderes são empreendedores por natureza e visionários. O propósito dessas organizações é criar. A definição de sucesso é determinada pela capacidade de inovar.
Qual o papel da liderança na construção de uma cultura organizacional sólida?
Após entender e identificar o modelo da cultura organizacional da sua empresa, é importante estudar como transmitir esses valores a todos que tenham contato com a empresa, para reforçar cada vez mais a estrutura.
A liderança da organização é a parte fundamental no processo não só de construção de uma cultura, mas também da transmissão desses valores de ponta a ponta. Por isso, separamos três ações essenciais que as lideranças devem realizar para construir uma cultura sólida:
Comunique-se com os colaboradores
A comunicação é o primeiro passo para o estabelecimento de uma cultura organizacional. As pessoas dão o seu melhor quando se identificam com a missão de uma empresa.
Após definir qual cultura melhor se encaixa nos padrões da empresa, é hora de focar na comunicação para influenciar todas as pessoas da organização a tomarem ações que sejam condizentes com a cultura.
Uma história forte, visão, missão e valores, cria e reforça o engajamento entre todos os setores da empresa. Primeiramente, analise e responda a perguntas:
- “Por que queremos mudar a cultura?”
- “Como vamos fazer isso?”
- “O que isso significa para mim?”
- “O que isso vai significar para a minha empresa?”
Converse com seus funcionários e incentive conversas sobre o assunto. Eles devem fazer parte da cultura da empresa.
Seja o modelo
A liderança da empresa é o modelo para todas as pessoas. Escolha os comportamentos-chave, comportamentos que colocam a cultura da organização em prática e que você deseja que todos adotem.
Se você deseja incentivar a inovação em sua empresa, mostre aos colaboradores as suas ideias e sempre motive eles a pensarem “fora da caixa”.
Já se você deseja estimular que os colaboradores desenvolvam um padrão de resultados, entregando metas e alcançando os objetivos definidos, motive seus colaboradores a sempre entregarem o seu melhor, seja através da organização do seu tempo e produtividade, até trabalhar focado por maior tempo.
Dê continuamente um bom exemplo, demonstrando visivelmente esses comportamentos. Essa também é uma jornada de aprendizado pessoal para você.
Construa uma equipe de líderes forte
Muitos empreendedores começam com poucos colaboradores e nenhum apoio para a gerência da empresa. Entretanto, quando a empresa é maior, é necessário ter uma equipe de gerenciamento, de líderes, que vão te auxiliar a tomar as melhores decisões.
Além disso, você pode desafiá-los a viver os valores da empresa, incentivando a comunicação sobre as questões culturais e a melhor forma de demonstrar um comportamento condizente com a cultura desejada.
O CEO tem um papel central no estabelecimento da cultura. Arregace as mangas e mostre que você está colocando energia no projeto cultural. Evite realizar uma “gestão invisível”.
Mostre seu apreço aos funcionários que apresentam comportamento alinhado aos valores da empresa, a sua meta é valorizar os comportamentos-chave que colocam a cultura da organização em prática para motivar todas as pessoas.
Você deseja desenvolver uma cultura organizacional forte?
Nós vamos te ajudar!
Falar sobre o sucesso de uma empresa é falar sobre a cultura organizacional, uma vez que a cultura é o ambiente no qual estão inseridos e as práticas que permeiam esse ambiente. Logo, quando a cultura organizacional e a equipe estão em sintonia, o triunfo da empresa é o principal resultado, além de, claro, bons faturamentos.
Fica a reflexão: Todas as empresas de sucesso giram em torno de necessidades humanas. Você já analisou como está a sua relação com os seus colaboradores, a sua cultura organizacional?