A importância de tomar os pais para os negócios

por Trianon RH e Negócios | 14/12/23

A importância de tomar os pais para os negócios

Com frequência, fazemos uma distinção entre as esferas familiar, realização pessoal e felicidade no relacionamento conjugal de um lado, e a esfera profissional do outro, como se pudéssemos separá-las e tivéssemos o direito de fazê-lo. 

Semana passada comemoramos o dia da família e queremos compartilhar como todas as esferas da nossa vida seguem as mesmas leis de sucesso e fracasso, as mesmas leis de felicidade e infelicidade, as mesmas ordens na vida e no amor.

Inclusive, qual o papel da nossa família neste cenário? Como tomar os pais e o sucesso em todas as áreas da nossa vida estão relacionados? 

Confira tudo neste artigo! 

Os pais: a fonte de vida 

As constelações organizacionais e a gestão sistêmica baseiam-se nas leis e ordens que regem os sistemas familiares e organizacionais. Desenvolvidas por Bert Hellinger, essas abordagens sugerem que as dinâmicas familiares exercem um impacto significativo na vida profissional e empresarial. 

O princípio fundamental é que as relações e padrões familiares influenciam as decisões, relações e sucesso nos negócios.

Tomar os pais para os negócios implica aceitar e reconhecer a influência profunda que os padrões familiares exercem sobre as escolhas profissionais. Muitas vezes, inconscientemente, replicamos dinâmicas familiares no ambiente de trabalho, o que pode afetar negativamente a eficiência, a tomada de decisões e a cultura organizacional.

Tomar os pais não significa apenas reconhecer a presença física deles, mas também compreender as dinâmicas informacionais e emocionais que moldam as interações no ambiente profissional. É uma jornada de autoconhecimento que ilumina as origens de nossas decisões e ações no mundo dos negócios.

Recebemos de nossos pais o dom mais precioso: a vida. Ao confrontar e integrar padrões familiares, abrimos caminho para uma maior autonomia e clareza em nossas escolhas profissionais. Reconhecemos as influências positivas e negativas, permitindo que as lições aprendidas no contexto familiar sirvam como base para uma abordagem mais consciente em nossa vida como um todo.

A liberação para a vida envolve soltar ressentimentos, perdoar e reconhecer o papel valioso que cada membro da família desempenha em nossa jornada. Quando nos libertamos das amarras do passado, somos mais capazes de criar estratégias de negócios inovadoras e relacionamentos saudáveis com colegas, colaboradores e parceiros comerciais.

O Dia da Família é uma ocasião propícia para refletir sobre as dinâmicas familiares e sua influência nos empreendimentos empresariais. É um momento para reconectar-se com as raízes familiares, reconhecer contribuições valiosas e, se necessário, trabalhar na resolução de conflitos ou mal-entendidos que possam estar impactando os negócios.

Ao trazer a consciência para a influência dos pais, podemos aproveitar as energias positivas e corrigir padrões disfuncionais que podem se manifestar no ambiente profissional. O Dia da Família pode servir como uma âncora para a integração, agradecimento e reconciliação.

O sucesso na vida profissional e nos negócios 

No contexto das constelações organizacionais, a mãe e o pai representam forças fundamentais no campo informacional do profissional. A mãe, muitas vezes associada à nutrição, representa a fonte de apoio emocional e a capacidade de criar um ambiente acolhedor no mundo dos negócios. Se as dinâmicas maternas são distorcidas, isso pode se manifestar em ambientes de trabalho desequilibrados, falta de apoio emocional e resistência à mudança.

O pai, por sua vez, simboliza a autoridade, a direção e a força. Uma presença paterna equilibrada pode resultar em liderança firme, tomada de decisões claras e uma abordagem estratégica nos negócios. No entanto, uma dinâmica paterna disfuncional pode manifestar-se em ambientes de trabalho autoritários, resistência à inovação e desafios na delegação de responsabilidades.

Ao tomar os pais no campo informacional profissional, buscamos reconhecer e equilibrar essas energias. A integração adequada da influência materna e paterna permite uma abordagem mais equilibrada e harmoniosa no ambiente de trabalho, promovendo uma cultura organizacional saudável e eficiente.

Esse processo também proporciona uma felicidade profunda e transcende divisões para alcançar um estado de harmonia e compreensão coletiva.

Aprimore as suas habilidades de liderança através da visão sistêmica dos negócios 

A aceitação profunda das influências parentais libera uma fonte inexplorada de clareza, inovação e compreensão nos negócios. No Dia da Família, somos lembrados da importância de reconhecer, honrar e integrar as dinâmicas familiares para criar uma base sólida para o sucesso profissional duradouro.

Tomar os pais é uma jornada profunda que aprimora a liderança, permitindo uma compreensão mais profunda de si, dos outros e das dinâmicas organizacionais. 

Essa consciência leva a práticas de liderança mais eficazes, construindo equipes mais saudáveis e promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

A Trianon RH e Negócios acredita e promove essa nova percepção dos negócios e do sucesso. Através dessa abordagem sistêmica, os líderes podem entender como equilibrar a firmeza necessária com a flexibilidade para se adaptar às mudanças e desafios no ambiente de trabalho.