5 Tendências de gestão e liderança para a transformação do seu negócio

por Trianon RH e Negócios | 09/05/23

5 Tendências de gestão e liderança para a transformação do seu negócio

As organizações estão enfrentando um ambiente mais complexo e competitivo mais do que nunca. A liderança é um campo dinâmico e em constante evolução, tocado por mudanças na tecnologia, demografia, força de trabalho e tendências econômicas locais e globais. 

Os desafios enfrentados pelos líderes e gestores são múltiplos e multifacetados. Para estar sempre 1KM à frente, como é um dos valores da Trianon RH e Negócios, é preciso aprender, crescer e se adaptar continuamente para estar em conformidade com a mudança. 

Separamos as principais tendências de liderança e de gerenciamento que a sua organização pode colocar em prática ainda esse ano, para preparar melhor os líderes e gerentes atuais e prepará-los para o futuro visando o sucesso da empresa. 

Por que a liderança deve buscar a inovação? 

A liderança deve buscar a inovação ou se fixar em bases mais tradicionais? Ao analisarmos a história de grandes empresas percebemos que uma liderança inovadora é um dos pontos centrais para prolongar a longevidade de uma organização, ajudando-a a alcançar o sucesso. 

Uma liderança inovadora consegue olhar para os problemas de maneira diferente, encontrando soluções e oportunidades onde os outros não conseguem. Incentivar a inovação é, também, aumentar o valor da sua organização.

Inovar em 2023 é ter uma compreensão profunda e holística da empresa para criar valor. Identificar as tendências e modelos de negócios que podem ser colocadas em prática e criar novas oportunidades de crescimento. 

5 Tendências de gestão e liderança para transformação do seu negócio

A mudança é inevitável, podemos citar várias inovações que contribuíram para mudanças efetivas, como a internet, as redes sociais, a pandemia, entre outros. 

A própria velocidade com que o mundo está mudando se alterou, atualmente ela é mais rápida e acompanhar as tendências se tornou essencial se você deseja evoluir o seu negócio. 

No ambiente acelerado, competitivo e complexo de hoje, os líderes precisam estar equipados com as habilidades, conhecimento e mentalidade para levar suas equipes e organizações ao sucesso e fornecer novos recursos para que ela se reinvente frequentemente.

Agora, vamos entender quais são as cinco tendências de gestão e liderança para transformar o seu negócio. 

1. Reavaliar continuamente as prioridades

Durante os nossos processos de consultoria, passamos boa parte do nosso tempo ajudando empresas, executivos e equipes a entenderem as forças que podem moldar o futuro para recalcularmos a rota e nos prepararmos com responsabilidade.

Para transformar o negócio é preciso reavaliar continuamente as prioridades e planejar para se antecipar à mudança. Muitas empresas definem diversas metas e no processo de alcançá-las passam por dificuldades, seja por falta de recursos ou de capital humano especializado - escasso em vários setores.

Os líderes da empresa devem aprender a priorizar projetos com base na complexidade, magnitude do impacto e intensidade de recursos e estarem preparados para mudar de prioridade quando for necessário. 

2. Desenvolva a si mesmo e aos outros  

Para se manter atualizado e no topo do ambiente tecnológico em rápida mudança, os líderes precisam desenvolver-se e investir no conhecimento especializado das pessoas da equipe. 

Não podemos sentar e dizer “eu sei tudo o que preciso saber”, o que está em alta hoje pode estar desatualizado amanhã, como vimos várias tendências que surgiram e desapareceram nos últimos três anos. Agora, mais do nunca, é necessário dar maior atenção para a educação especializada, o desenvolvimento pessoal do líder e das equipes. 

A capacitação dos colaboradores é um dos pilares do Employer Branding, estratégia que visa aumentar a lealdade entre empregador e empregado,  melhorar a rotatividade, motivação, produtividade e resultados. O treinamento e desenvolvimento contínuo auxiliam não só os colaboradores a se especializarem em suas funções, mas também a trabalhar com a inovação.

3. Liderança ética 

A governança corporativa ganhou amplo espaço de debate nos últimos meses. Governança corporativa e liderança ética andam juntas, uma vez que a liderança ética se refere a uma abordagem pautada em princípios morais e éticos e que busca criar uma cultura de transparência, justiça e responsabilidade.

De acordo com o relatório da LRN, as empresas com as culturas éticas mais fortes têm desempenho superior em aproximadamente 40% em todas as medidas de desempenho empresarial. 

O relatório do IBE mostra que as empresas com programas éticos em vigor obtêm melhores resultados em geral. Os funcionários dessas organizações são mais propensos a dizer que a honestidade é praticada sempre ou com frequência no trabalho (91% contra 79%) e que a alta administração leva a ética a sério em sua organização (89% contra 43%).

Há um crescente reconhecimento da importância da liderança ética, além da identificação que uma liderança assim conquista a confiança e respeito que das partes interessadas, construindo assim uma reputação positiva. 

4. Quebre silos organizacionais 

Um silo organizacional pode ser definido como uma barreira, ele ocorre quando diferentes colaboradores são separados. Geralmente, observamos silos organizacionais entre departamentos. 

Os silos dificultam o trabalho coletivo rumo a um objetivo em comum: o sucesso da empresa. Como o departamento de RH, de Marketing, Vendas e Projetos podem trabalhar em conjunto e se comunicar apropriadamente para acolher as mudanças? 

A comunicação tem o poder de unir todas as pessoas da sua equipe. Líderes que transformam e trabalham com a inovação visando a perpetuação do negócio, envolvem todos os colaboradores e trabalham para evitar os silos organizacionais e, assim, mobilizar toda a empresa para que as atividades sejam realizadas de forma racional e integrada.

5. Conselheiro Empresarial 

Líderes bem sucedidos sabem a importância de contar com um conselheiro empresarial. Por estar fora do dia a dia da organização, o conselheiro consegue enxergar coisas que ficam no ponto cego de quem está dentro da rotina da companhia.

Outro ponto positivo desse profissional é seu currículo, ele traz uma bagagem de muitos anos como executivo ou em atividade relacionada à consultoria de outras empresas. Essa experiência acumulada faz com que ele tenha mais bagagem e pensamento estratégico desenvolvido.

O consultor é experiente, tem contato com diversas empresas e formações diversificadas na área de gestão, como é o caso do CEO da Trianon RH e Negócios. Ao contar com um conselheiro você terá certeza que está no caminho certo para transformar o seu negócio. 

Impulsione o crescimento da sua organização

A mudança pode assustar. Entretanto, ela também pode se tornar parte da cultura da empresa rumo ao sucesso. É necessário se adaptar e investir em nossas equipes para vê-las mais felizes e produtivas. 

Prepare seus líderes com as principais competências necessárias para o sucesso. Se você quer reduzir custos na sua empresa, desenvolver seus líderes é uma ótima opção para reduzir a baixa produtividade e incentivar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Conheça nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes, criado especialmente para treinar e desenvolver líderes capazes de liderar as equipes rumo ao sucesso. Confie em quem tem anos de experiência e entrega resultados sólidos com constância, conte com a Trianon RH e Negócios.