10 tendências de Recrutamento e Seleção para os próximos anos

por Trianon RH e Negócios | 21/12/22

10 tendências de Recrutamento e Seleção para os próximos anos

Encontrar e selecionar os melhores profissionais do mercado, os verdadeiros talentos, é um dos maiores desafios do RH. Muitas empresas ainda estão presas ao antigo modelo de recrutamento e seleção, tornando essa tarefa tão importante mecânica e desatualizada. 

A internet revolucionou muitas áreas, desde a medicina, o ensino, a gestão das empresas. Chegou o momento de utilizar essa ferramenta e aprimorar, tornar mais estratégica, a área de recursos humanos e, em específico, o recrutamento e seleção da sua organização. 

Quais são as tendências na área de recrutamento e seleção e como elas podem otimizar a sua empresa? 

As 10 tendências de Recrutamento e Seleção para os próximos anos 

Você deve estar se perguntando “por que eu devo estar atento às tendências?" Primeiramente, precisamos observar um mercado como um todo: as empresas que estão atentas sempre saem na frente e conquistam seu espaço no mercado, bem como mais clientes para a sua base. 

Assim aconteceu com a publicidade, com as redes sociais, o uso de automações no trabalho, entre tantos outros exemplos. Estudar as tendências é estar ciente das inovações que estão acontecendo ao seu redor e entender quais são os benefícios de implementá-las em sua empresa. 

Tendência nº1: Diversidade estratégica

Um ambiente de trabalho com uma grande diversidade de pessoas, pensamentos e motivações, acaba tornando o clima mais agradável e engajando a todos para cumprirem as suas demandas! 

Por isso, uma das principais tendências, são processos seletivos que prezam pela diversidade de perfis e características. A diversidade no trabalho pode ser fundamental para o desenvolvimento de novas ideias e projetos em uma organização. 

Pessoas colaboradoras para o crescimento de uma empresa e engajadas para fazer isso acontecer, sempre serão bem-vindas no ambiente de trabalho e devem ser motivadas!

Tendência nº2: Experiência do candidato 

Percebemos uma mudança veloz em todas as áreas, com os candidatos às vagas de trabalho também não seria diferente! Vivemos um momento histórico: várias gerações se relacionando no ambiente de trabalho. 

Quando o assunto é recrutamento e seleção, grande parte dos candidatos possuem um comportamento diferente do que o observado em outras gerações. 

- A geração Y ou os Millennials (nascidos entre 1979 a 1994) nasceram em um mundo globalizado, tiveram acesso a um novo nível de informação por conta dos avanços tecnológicos, afastaram-se dos trabalhos braçais;

- Já a geração Z (nascidos entre 1995 a 2010) já cresceram em uma era 100% digital, mensagens instantâneas, geração mais aberta ao apoio às pluralidades, tendem a possuir responsabilidade social, ansiedade extrema, desapego de fronteiras geográficas e necessidade de expor opiniões. 

Uma das principais diferenças é que eles desejam conhecer a empresa para a qual vão se candidatar, eles querem saber qual é a experiência dos outros colaboradores, buscam nas redes sociais sobre a empresa e, por isso, a experiência do candidato deve ser aprimorada se você deseja atrair os talentos do mercado para a sua equipe. 

Você deseja entender tudo sobre a experiência do candidato e como desenvolvê-la em sua empresa? Confira o nosso artigo completo sobre Experiência do candidato, como encantar do começo ao fim.

Tendência nº3: Recrutamento preditivo

Já imaginou como seria prever a equipe que a sua empresa precisará no futuro? Contratar um candidato sempre foi visto como uma maneira de preencher uma necessidade imediata da empresa. 

A tendência, entretanto, é realizar uma análise preditiva dos candidatos para antecipar os resultados e comportamentos do futuro colaborador através de dados. O recrutamento deve começar antes de uma vaga abrir. 

Assim, será possível montar um banco de talentos que interagem com a empresa, uma ação estratégica, que permitirá ter opções de talentos para quando a vaga for aberta, além dos candidatos já estarem preparados para dialogar sobre a vaga. 

Tendência nº4: Recrutar cultura para desenvolver habilidades 

Observamos que durante anos ter um vasto currículo, repleto de cursos e experiências, era a garantia de conseguir os melhores empregos… 

Com a rapidez e volatilidade do mercado, entretanto, as empresas precisam compreender que devem estar abertas a contratar um candidato que se identifica com a cultura da empresa, mas que ainda precisa desenvolver algumas habilidades. 

Muitas vezes, investimos no candidato que parece perfeito, por seu currículo e experiência, porém, ele não se adequa a cultura da empresa e ambos ficam frustrados. De acordo com a Society for Human Resource Management (SHRM), o resultado do mau ajuste cultural devido à rotatividade pode custar a uma organização entre 50-60% do salário anual da pessoa. 

Portanto, podemos observar que o ajuste cultural é a cola que mantém o colaborador e a organização unida e você pode dar a oportunidade de se desenvolverem em sua empresa, criando um vínculo ainda mais sincero entre colaborador e organização. 

As habilidades individuais e comportamentais, softs e hard skills, terão um grande peso no momento de decidir qual candidato recrutar. 

Tendência nº5: Inteligência artificial e RH 

Até pouco tempo atrás, a inteligência artificial era algo que encontrávamos na ficção, nos filmes e nos livros. Atualmente, ela já é realidade em algumas empresas. A inteligência artificial surge para aprimorar o RH, não para substituí-lo. 

A inteligência artificial otimiza o tempo e a produtividade. Sabemos que muitas das tarefas do RH são repetitivas, manuais e demoradas. A automatização de processos permite a equipe de RH, bem como outras equipes e gerentes, podem se concentrar em tarefas mais complexas, sem esquecer que essa é uma área centrada em pessoas, por isso o futuro apresenta essa combinação entre inteligência artificial e pessoas. 

Tendência nº6: Visão computacional 

Ainda com foco nas mudanças tecnológicas, podemos observar a sexta tendência: a visão computacional. Como isso pode funcionar para o RH?

Certamente, essa tendência pode ser um grande trunfo para o recrutamento e seleção. A visão computacional pretende auxiliar os recrutados no processo de análise e avaliação do candidato, agilizando a fase de leitura de todos os currículos. 

A introdução de sistemas de Visão Computacional nas atividades de recrutamento tem a vantagem de agilizar a recolha de informação, através de um software que analisará todos os dados dos currículos, sejam eles impressos ou digitais. 

Além disso, a visão computacional pode auxiliar no entendimento de imagens e através de uma simples fotografia ou vídeo levantar dados que podem ser úteis na tomada de decisão. 

Tendência nº7: Recrutamento digital

Com todas as ferramentas disponíveis, o recrutamento digital é uma tendência que já está sendo colocada em prática. Nesse caso, o recrutamento será 100% digital e para as vagas em que há a possibilidade do colaborador trabalhar remotamente, o processo pode ser mais simples e diverso, contando com candidatos de todos os estados do Brasil, e até mesmo de outros lugares do mundo. 

O recrutamento digital apresenta benefícios para ambos os lados, tanto para a empresa por ter acesso a mais dados e contar com velocidade no processo de recrutamento, quanto para o candidato que tem maior flexibilidade nos seus horários e que não precisa gastar tempo se locomovendo. 

Tendência nº8: Menos vieses inconscientes mais diversidade e inclusão 

Um viés inconsciente é um preconceito inconsciente. Muitas pessoas afirmam não possuírem preconceitos, mas a verdade é que inconscientemente podemos alimentar esses preconceitos. Algumas pesquisas já comprovaram que embora os comportamentos de homens e mulheres no trabalho sejam quase indistinguíveis, eles são tratados de maneira muito diferente pelos outros. 

Esse é um viés inconsciente e a primeira maneira de mudá-los e de fazer a diversidade funcionar em sua empresa é observar e tornar-se consciente desse sentimento, para depois tratá-lo. 

O ambiente de trabalho deve eliminar os vieses inconscientes para garantir uma melhor tomada de decisão e um local de trabalho melhor. Na área do recrutamento e seleção, eliminar o viés inconsciente é essencial para um processo seletivo diverso e inclusivo, sem critérios discriminatórios. 

Tendência nº9: People Analytics 

O People Analytics é muito discutido na área do RH, poucas empresas, entretanto, já aplicam essa ciência em seu processo de recrutamento e seleção. O People Analytics é a análise de dados aplicada à gestão de pessoas. 

Essa tecnologia favorece a coleta e aplicação de dados dos talentos para ajudar no processo de decisão. Através dos dados é possível desenvolver insights para informar as decisões de talentos, melhorar os processos de trabalho e promover uma experiência positiva do funcionário.

Tendência nº10: Growth Mindset 

A última tendência pode ser entendida como um resumo de todas as outras: a importância de uma mentalidade de crescimento. A crença de que os talentos podem ser desenvolvidos e expandidos. 

Desenvolver um mindset que visa sempre o crescimento, desde testar e avaliar as novas tecnologias, implementar inovações e sempre estar competitivo frente ao mercado, isso faz parte de desenvolver uma mentalidade de crescimento e é uma grande vantagem estratégica. 

As pessoas de mindset fixo sempre pensam em manter as coisas como estão, sempre pensam no problema e em quem é responsável pelo problema. As pessoas com mentalidade de crescimento, por outro lado, olham para o problema ou dificuldade e pensam: “ o que posso fazer para consertar isso?” 

O futuro do RH começa agora!

Com tantas inovações e tendências, chega a ser difícil ter tempo para acompanhar todas as novidades e aplicá-las em sua empresa. 

É por isso que você deve contar com a ajuda de especialistas na área de Recursos Humanos e Negócios que sabem interpretar o cenário e estruturar a sua empresa rumo ao crescimento. 

Somos especialistas em estruturar o setor de RH ou de terceirizar o recrutamento e a seleção, apresentando índices de retenção e engajamento. Seus processos seletivos nunca mais serão os mesmos.