10 métricas de Growth Hacking essenciais para o crescimento da sua empresa

por Trianon RH e Negócios | 22/03/23

10 métricas de Growth Hacking essenciais para o crescimento da sua empresa

O Growth Hacking nasceu em um dos maiores polos de tecnologia e inovação do mundo: o vale do silício. Essa é uma metodologia que visa o crescimento rápido do negócio, se destacar da concorrência e conquistar novos clientes. 

Nos últimos anos, o Growth Hacking provou que não é apenas mais uma tendência no mundo do marketing como muitos acreditavam, mas que pode ser aplicado em várias áreas da empresa para construir uma equipe focada no crescimento do negócio. 

As métricas são utilizadas para medir o progresso em direção a metas e objetivos de curto e longo prazo. Ela é uma medida quantificável que usamos para rastrear e avaliar o desempenho de uma função específica. 

Qual a importância do Growth Hacking para sua empresa?

Muitas pessoas acreditam que o Growth Hacking é apenas sobre o marketing ou um desenvolvimento rápido de produto, na verdade essa metodologia é a combinação entre a criatividade e como a utilizamos para o crescimento. 

A abordagem do Growth Hacking pode proporcionar um verdadeiro efeito de alavanca para o negócio. Uma das principais vantagens é a agilidade, analisando em tempo real o comportamento do cliente. Os dados obtidos orientam a empresa sobre a qualidade das ações, se estão sendo efetivas ou se precisam ser ajustadas para serem ainda mais eficazes. 

Essa estratégia também possibilita: 

- Realizar testes em tempo real e tomar decisões que terão maior impacto em seu crescimento;
- Identificar e atingir seu mercado-alvo e desenvolver novas estratégias para atingir seus objetivos;
- Otimizar campanhas de marketing e melhorar a visibilidade da empresa;
- Estudar o comportamento do cliente e os hábitos de compra para entender como seus produtos ou serviços podem ser mais adequados às suas necessidades.

Existem muitas técnicas diferentes de Growth Hacking que as empresas podem usar para acelerar seu crescimento. Mais importante do que as técnicas, é medir o efeito das ações para entender se elas estão funcionando ou não, através das métricas. 

Agora, vamos entender quais são as métricas essenciais de Growth Hacking para avaliar se a sua empresa está no caminho certo de crescimento. 

10 métricas de Growth Hacking essenciais para o crescimento da sua empresa

Métrica Nº1 - Custo por aquisição (CPA)

A aquisição de novos clientes é, geralmente, mais cara que reter os clientes já existentes. Por isso, você deve saber quanto está investindo para adquirir novos clientes. 

Para obter o resultado do CPA, as despesas de marketing e vendas (custos de publicidade e administração) são divididas pelo número de clientes adquiridos. Se você faz anúncios online, utiliza o custo por clique (CPC) ou por visualizações dos seus anúncios. 

Se você investe em uma estratégia de e-mail marketing, calcule a taxa de abertura dos e-mails. Já se você faz alguma promoção através de indicação (um amigo indica outro amigo) ou offline, você precisa medir quanto está gastando para adquirir novos clientes. 

Métrica Nº2 - Valor vitalício (LTV) 
 
O Lifetime Value mede o valor de longo prazo do seu cliente, para entender quanto tempo o cliente tem um relacionamento com a empresa. 

Essa é a receita total, em média, que você espera receber durante o tempo de vida estimado de um cliente. Se o valor for negativo, seu modelo de negócio não é lucrativo e precisa de mudanças para reter os clientes e aumentar o tempo de vida do cliente. 

Você já teve um caso de um cliente que comprou apenas uma vez com você e nunca mais apareceu? Envie uma pesquisa de satisfação sempre que uma compra for realizada. Se você trabalha com serviços, realize a pesquisa de satisfação após a entrega do serviço. 

A pesquisa será um norte para compreender o motivo deste cliente em específico ter tido um tempo tão curto de relacionamento com a empresa. 

Métrica Nº3 - Taxa de rotatividade 

Na área de Recursos Humanos, falamos muito sobre a taxa de rotatividade, conhecida como turnover. Essa taxa, no entanto, se refere aos colaboradores da empresa. 

No Growth Hacking, a taxa de rotatividade é calculada a partir da porcentagem mensal de clientes que encerram o relacionamento com sua empresa. Essa métrica permite que você saiba quantos clientes perdeu em um determinado período de tempo. 

Métrica Nº4 - Usuários Ativos Diários (SAD)/ Usuários Ativos Mensais (MAU) 

A ativação é uma das ferramentas mais poderosas do Growth Hacking. Essa fase se inicia no momento em que o potencial cliente tem contato com sua empresa. 

“A primeira impressão é a que fica”, temos certeza que você já ouviu essa frase, quando se trata de negócios ela também é verdadeira. A primeira experiência que o futuro cliente tem com a sua empresa, se for positiva, é capaz de captar e fidelizar o consumidor em potencial. 

A métrica de usuários ativos calcula a porcentagem de clientes adquiridos que estão realmente usando o produto ou serviço da empresa. 

Se possível, monitore essa métrica diariamente e descubra quais são seus clientes mais engajados. Muitas empresas não conseguem conferir diariamente essa métrica, portanto, adeque ao seu negócio. Você pode medi-la semanalmente ou mensalmente. 

Métrica Nº5 - Taxa de velocidade de avanço (LVR) 

O Lead Velocity Rate é a métrica que compara a porcentagem de crescimento na aquisição de leads de qualidade mês a mês. O termo “lead” é derivado do marketing e descreve um possível cliente, ou seja, um contato que demonstrou interesse em algum produto ou serviço de sua empresa. 

Essa métrica é importante porque mede a porcentagem de crescimento mensal de clientes interessados ​​em seus produtos e/ou serviços. Nesse caso, você também compreende quais produtos/serviços são mais interessantes para seus futuros clientes. 

Métrica Nº6 - NPS (Net Promoter Score) 

Quando uma pessoa que conhecemos nos indica um produto ou serviço, é comum aceitarmos a indicação e procurarmos saber mais sobre a empresa indicada. A indicação é muito valiosa. 

A métrica NPS avalia a probabilidade de um cliente recomendar a sua empresa para outras pessoas. Consumidores satisfeitos indicam e recomendam os produtos e serviços adquiridos. 

O NPS tem um duplo objetivo: avaliar a satisfação e a fidelidade do cliente. Ele pode ser calculado através de uma pergunta bem simples: "Qual a probabilidade de você recomendar X (produto ou marca) para alguém próximo a você?"

Classifique as respostas entre 1 e 10. Clientes que avaliam de 0 a 6 pontos não estão satisfeitos. Clientes entre 7 e 8 pontos estão satisfeitos, mas não atingiram um nível de lealdade para indicar os produtos. Já os avaliadores entre 9 e 10 estão muito satisfeitos e divulgam sua empresa de forma positiva. 

Para calcular, utilize a % dos clientes que estão satisfeitos (entre 9 e 10 pontos) - a % dos clientes que não estão satisfeitos (entre 0 e 6 pontos). Assim, você terá o resultado do seu NPS. 

Métrica Nº7 - Taxa de renovação

O seu produto ou serviço é vendido através de assinaturas? Então, é essencial calcular a taxa de renovação para saber quantos de seus clientes atuais renovam suas assinaturas. 

Para calcular essa métrica você deve dividir o número de clientes que renovam a assinatura pelo número total de clientes.

Métrica Nº8 - Churn Rate (Taxa de Churn) 

A taxa de Churn mede o número de clientes perdidos pela empresa em um determinado período. 

Para realizar o cálculo da taxa de churn, você deve dividir o número de clientes perdidos pelo número total de clientes em um período definido ( multiplique por 100 para obter uma porcentagem).

O cálculo ficará assim:

Taxa de churn: (Número de clientes perdidos / número total de clientes) x 100

Métrica Nº9 - TCR (Taxa de Retenção de Clientes) 

Saber quantos clientes são perdidos e o número de rotatividade é muito importante. Mas existe outra métrica que você deve acompanhar que é tão importante quanto: a fidelização dos seus clientes. 

A taxa de retenção é utilizada para calcular quantos clientes a empresa conseguiu fidelizar em um determinado período de tempo. 

Para calcular a retenção, utilize a seguinte fórmula: CRR = [(número de clientes no final do período – número de novos clientes no período) / número de clientes no início do período] x 100

O resultado informará qual a porcentagem de clientes que permaneceram fiéis ao seu negócio durante esse período. Aproveite para fazer uma promoção especial e continuar conquistando esse cliente para aumentar o seu valor vitalício. 

Métrica Nº10 -  Receita recorrente mensal (MRR) 

A taxa de MRR é uma das métricas mais relevantes para empresas baseadas em assinatura. Pode ser um curso com cobrança mensal, um streaming ou você em sua empresa pode oferecer um produto ou serviço por assinatura. 

Netflix, Spotify, Amazon Prime são exemplos de empresas em que os assinantes pagam um valor específico todos os meses até cancelarem a assinatura. 

Imagine que a sua empresa tenha um programa de assinatura que custa R$100,00 por mês e você tem 10 clientes que assinam todos os meses. Nesse caso, o MRR = R $1.000,00. Já se você tiver 7 clientes que pagam R $200,00 e 3 que pagam R $100,00 por mês, o MRR = R $1.700,00. 

Qual a vantagem competitiva do seu negócio? 

O que torna a sua empresa referência sobre os seus concorrentes? Uma vantagem competitiva é o conjunto de qualidades que agrega valor à sua empresa e a torna única para seus clientes.

Independentemente se a área é de Negócios ou de Recursos Humanos, oferecemos serviços totalmente voltados para que você tenha mais tempo para o que realmente importa: o sucesso de sua empresa.