10 estratégias de crescimento para evoluir o seu negócio

por Trianon RH e Negócios | 03/01/23

10 estratégias de crescimento para evoluir o seu negócio

Seja pequena, média ou grande empresa, contar com uma estratégia e planejamento para o crescimento do negócio é essencial para definir quais são as ações necessárias e quais podem ser colocadas em prática, sempre visando a expansão e sucesso da organização. 

Empresário, gestor ou empreendedor, sabemos que o crescimento econômico da sua empresa é um dos principais motivos de sua preocupação, impulsionar o crescimento é o centro dos desafios de todos os negócios. 

Pensando nisso, hoje, vamos explorar as 10 principais estratégias de crescimento para evoluir o seu negócio em 2023! 
 
Qual o objetivo de definir uma estratégia de crescimento? 

Todas as empresas desejam crescer e alcançar novos patamares. Uma estratégia de crescimento ajuda exatamente neste ponto: desenvolver um conjunto de ações e planos para aumentar a participação no mercado e conseguir uma vantagem em seu mercado competitivo. 

O principal objetivo de realizar esse planejamento é entender quais métodos e processos podem ser utilizados para que a empresa cresça, aumente sua margem de lucro, participação de mercado e/ou a expansão dos negócios. 

Existem diversas estratégias de crescimento, desde entrar em novos mercados, criar novos produtos, investir na equipe interna, fazer aquisições para potencializar e otimizar o trabalho da empresa, entre outros. 

Para escolher a melhor estratégia de crescimento, você precisa entender qual abordagem melhor se encaixa em sua empresa e no planejamento estratégico geral. Nesse quesito, muitas empresas combinam os planos de ação e adaptam para a realidade da organização. 

Quais estratégias você pode utilizar para evoluir o seu negócio? 

Quando um empresário decide investir tempo e energia para desenvolver uma estratégia, a primeira ação a ser pensada é qual método será utilizado. 

Os dois principais métodos são: 

- Estratégia de crescimento interno;

- Estratégia de crescimento externo.

Crescimento interno 

O método de crescimento interno, também chamado de crescimento orgânico, foca em desenvolver a empresa mobilizando recursos internos para aumentar o faturamento. Alguns exemplos:

- Investir no recrutamento da sua empresa e trazer para o seu time de colaboradores novos talentos e competências que vão acrescentar na produtividade e criatividade. 

- Segmentação de novos mercados; 

- Melhorar o relacionamento com os clientes, construindo uma base forte e conquistando novos;

- Investir na transformação digital que permitirá uma nova experiência do cliente e aumento da produtividade dos colaboradores; 

- Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços visando uma vantagem competitiva frente ao mercado e seu nicho de atuação. 

O crescimento interno é ótimo para focar na diversificação da oferta de soluções, conquistar sua parcela de clientes no mercado e atrair novos. Este método pode ser implementado independentemente do setor de atividade da empresa. 

Crescimento externo 

O método de crescimento externo consiste em planejar um projeto de aquisição ou fusão com outra empresa, com o propósito de aproximá-las. 

Combinar duas empresas é uma opção para evoluir o negócio e alcançar um crescimento rápido. Pode ser realizado a aquisição de uma empresa jovem com potencial, como as startups, ou considerar um negócio que complemente o outro no seu nicho, são várias as opções. 

Três formas de crescimento se destacam:  

- Vertical: aquisição de seu fornecedor ou cliente

- Horizontal: aquisição de uma empresa concorrente

- Conglomerado: aquisição de atividades não relacionadas ao negócio principal da empresa com o objetivo de diversificação

As principais vantagens deste método são:

- Possibilidade de crescimento rápido através da fusão com um concorrente, podendo até se tornar líder do mercado;

- Desenvolvimento rápido ao combinar o uso de novas tecnologias, know-how comercial das empresas, participação de mercado, entre outras;

- Aumentar o poder de negociação;

- Gerar valor através da fusão com uma empresa com oferta complementar. 

Muitas organizações que estão já há algum tempo “estagnadas” e sem apresentar resultados expressivos de crescimento podem realizar essa fusão e acelerar o reconhecimento e sucesso de ambas empresas. 

10 estratégias de crescimento para evoluir o seu negócio
 
1 - Aumente o engajamento dos colaboradores

Gostamos sempre de lembrar que negócios são formados por pessoas. Colaboradores felizes levam a clientes mais felizes, eles são o rosto da sua empresa, quem está a todos os momentos em contato com o seu cliente. 

Investir no desenvolvimento de uma cultura organizacional acolhedora, criar um espaço de escuta para seus colaboradores e buscar a certificação GPTW (Melhores Lugares para Trabalhar) são algumas alternativas para criar uma cultura de confiança e alto desempenho em sua empresa. 

2 - Capacitação do time dos colaboradores 

A segunda estratégia de crescimento também envolve os seus colaboradores, afinal o seu time precisa estar apto ao realizar o trabalho. A qualificação dá a base ao profissional, é através dela que ele pode se capacitar, descobrir novas habilidades e contribuir com a equipe para além do seu cargo. 

Você pode buscar formações, coaching, cursos que vão suprir a necessidade da sua equipe, sem contar que um colaborador que se sente valorizado pela empresa, é um colaborador que sempre será produtivo e proativo. 

3 - Recrutamento e seleção 

Para além de capacitar o time já existente, é preciso estar atento aos novos talentos do mercado que vão agregar maior eficiência, produtividade e criatividade para o seu quadro de colaboradores. 

Ter um processo de recrutamento e seleção estruturado é a chave para sempre trazer pessoas mais talentosas para a sua empresa. 

4 - Conheça a sua empresa e seu nicho de atuação 

O autoconhecimento é poder, saber os pontos fortes e fracos, que pode ser compreendido através de uma análise SOWT, visando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Você pode observar seus principais concorrentes e entender quais estratégias eles estão executando e, assim, entender os pontos fortes da sua empresa que podem destacar de qualquer outro concorrente. 

Todas as organizações têm um potencial singular de crescimento, mas poucas conseguem explorar todo o seu potencial. Com a análise de mercado e o autoconhecimento, você pode (e deve!) explorar todo o seu potencial.

5 - Desenvolvimento de mercado

Se a sua empresa está estagnada, chegou o momento de considerar desenvolver uma estratégia de crescimento que vai focar em pontos que a organização ainda não explorou, ou seja, um desenvolvimento de mercado. 

Uma ferramenta muito interessante, para além da criação de novos produtos e serviços, é explorar as vendas online e buscar uma expansão através dessa alavanca que pode impulsionar o seu negócio. 

6 - Marketing é o presente

Muitas pessoas afirmam que marketing é o futuro. Não, marketing é o presente e você precisa aproveitar essa ferramenta poderosa o quanto antes!

Desde 2020, muitas empresas pequenas e médias, entenderam a necessidade de utilizar as mídias sociais para construir uma base sólida de clientes. Algumas empresas foram construídas exclusivamente com base nas redes sociais. 

São diversas soluções que o marketing oferece para a sua empresa e deve estar presente na sua estratégia de crescimento. 

7 - Atrair novos clientes e reter os clientes existentes 

Quando pensamos em estratégia para o crescimento, automaticamente pensamos em atrair novos clientes e reter os já existentes. Como fazer isso na prática? 

Uma comunicação que conquiste cada vez mais a confiança dos clientes que estão na sua base, mas também focando em alcançar novos clientes, até mesmo um novo público, para não perder a participação no mercado. 

Planejar uma expansão e alcançar novos mercados demográficos ou geográficos é uma solução para atrair os novos clientes. Como na estratégia mencionada acima, foque em trabalhar o marketing da sua empresa. Caso ela ofereça serviços, que tal formatar uma entrega via remota? 

8 - Desenvolva a liderança da sua empresa

A liderança é um dos pilares da empresa. Infelizmente, muitas organizações não focam em capacitar a sua liderança e acabam despreparadas frente aos desafios que precisam enfrentar para evoluir o negócio. 

Colaboradores qualificados são a fonte vital para o sucesso da organização, quem conduz e lidera os colaboradores é ainda mais primordial! Essa estratégia não visa só capacitar os líderes da empresa, mas também essa habilidade em seus colaboradores, que possam assumir posições de liderança no futuro. 

Confira as habilidades que o líder do futuro precisa ter no nosso artigo sobre liderança! 

9 - As finanças da empresa também precisam de estratégia 

Estratégia na área das finanças? O planejamento financeiro empresarial é imprescindível se a sua empresa deseja crescer e prosperar. 

Crescimento demanda investimento, portanto, tenha um fluxo de caixa organizado e todas as finanças da empresa na ponta da caneta. Evite os desperdícios e análise quais são os processos que podem estar gerando gastos excessivos. 

Processos definidos e orçamento para todas as áreas da empresa, além de controlar o capital de giro, são essenciais para manter a empresa no verde.

10 - Crie parcerias e colaborações  

Focando no crescimento externo da empresa, a estratégia de criar parcerias e colaborações, principalmente entre organizações que oferecem serviços e produtos complementares, pode ser uma ótima opção para atingir os objetivos de crescimento. 

Ao trabalharem juntas, as duas empresas, colocam as chances do seu para o sucesso. 

Confie seu projeto de crescimento a uma consultoria de negócios

Quer transformar os resultados da sua empresa em 2023? Conte com uma consultoria de negócios, uma estratégia para o crescimento interno da empresa. 

A nossa equipe possui uma grande experiência profissional para apoiar os líderes empresariais em suas estratégias de crescimento, independente de ser interno ou externo. 

A estratégia de crescimento deve ser como uma bicicleta: em movimento perpétuo, para não cair e para garantir a perpetuação da empresa.